Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Mais uma vez a franquia Gundam consegue se renovar magnificamente. The Witch from Mercury marca a primeira produção para TV de Gundam em 7 anos desde Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans, e é a primeira série da franquia a apresentar uma personagem principal feminina. A série girará em torno de temas dos perigos das tecnologias emergentes ao lado da corrupção política e críticas ao capitalismo. É definitivamente um anime para o nosso tempo.
O criador e roteirista da série é Ichirô Ôkouchi, autor e escritor de animes memoráveis como Guilty Crown, Valvrave the Liberator, Kabaneri of the Iron Fortress, Princess Principal e Lupin the Third Part 5 - ou seja, a qualidade da história está mais do que garantida! Mas ainda é cedo prever para onde este Gundam irá, pois a trama já mostrou que tem várias subtramas, e com dois episódios exibidos até agora não há como dizer qual delas será a principal, mas seja qual rumo A Bruxa de Mercúrio tomará, com certeza será surpreendente como tudo que Ichirô já escreveu.
A qualidade da animação está soberba, deixando claro que a Bandai Namco Filmworks não poupou dinheiro (para quem não sabe, o estúdio Sunrise foi finalmente absorvido pela Bandai, e agora é apenas uma marca, apesar de ainda existir fisicamente e ter um prédio próprio). Qualquer cena é de encher os olhos e os fãs de ficção científica e de mechas terão muitos motivos para se deleitarem com o visual. E para quem gosta de ver robôs gigantes com 18 metros de altura brigando, as sequências de combate estão espetaculares, como deve ser em qualquer série Gundam.
Meu veridito é: assistam! Não é todo dia que uma série com tanto potencial e qualidade aparece. Está disponível pela Crunchyroll. Eis um bom motivo para assiná-la.