Começando nosso Guia Completo sobre os mangás, animes & tudo mais da série Ghost in the Shell.
O filme mais esperado deste começo de ano estreou com toda a pompa, circunstância e audiência que se esperava:
Ghost in the Shell com
Scarlett Johansson no papel da personagem principal, a
Major Motoko Kusanagi, está arrebatando uma nova geração de fãs para a série japonesa de ficção científica mais conhecida mundialmente (lamento, fãs de
Yamato/Patrulha Estelar, mas é a verdade), e ao mesmo tempo enfurecendo os fãs "puristas" que não aceitam uma atriz "ocidental" e "branca" interpretando uma personagem japonesa. Para a frustração dos haters de plantão que passaram meses gritando contra o filme, o resultado final foi uma produção espetacular, verdadeira amálgama harmônica das séries do universo de Ghost in the Shell - mangás, filme-animes, séries de TV e OVAs... está tudo lá, e quem as leu ou assistiu e for ao cinema, dará mais de um pulo na cadeira dizendo a si mesmo: "ahá, esta cena tem no mangá" ou "já vi isso no anime". E o que não está em nenhum dos dois em nada descaracteriza os personagens/séries. O filme é Ghost in the Shell do começo ao fim, incluindo uma coerente explicação para a "Major" não ser interpretada por uma atriz oriental, num raríssimo caso de respeito do cinema norte-americano aos fãs da obra original. Ao invés de reclamarem, os haters deveriam agradecer por todo cuidado que o diretor
Rupert Sanders teve ao manter seu filme o mais próximo possível do que
Masumane Shirow criou e vários diretores/roteiristas japoneses expandiram.
Mas com a estréia deste filme, muitos que nem sabiam da existência do mangá ou dos animes agora querem ler/assistir tudo que existe da série. Eu já recebi nos últimos dias vários e-mails e mensagens pelo grupo da
revista Animax no Facebook (acessível
neste link) perguntando o que existe, então para não ter que escrever várias vezes ou fazer copy-paste, decidi escrever essa matéria. Será um guia para os fãs antigos e novos de
Ghost in the Shell saberem o que procurar. A partir dela, qualquer um poderá encontrar onde assistir/comprar/baixar fazendo uma simples pesquisa no Google.
AVISO: Não achei que a matéria fosse ficar tão grande, então para não ficar cansativo a quem lê, decidi dividir em três partes da seguinte forma:
Parte 1 - Mangás
Parte 2 - Séries de TV e OVAs
Parte 3 - Filmes e videogames
Além de listar o que existe, faço uma breve sinopse e/ou comentários e cada tópico, além de informações adicionais. Sem mais delongas, vamos aos...
MANGÁS
Nome original: Koukaku Kidoutai: The Ghost in the Shell (Polícia Antimotim Blindada: O Fantasma na Concha)
Autor: Masamune Shirow (Nome verdadeiro:
Masanori Ota - Data de Nascimento: 23/novembro/1961)
Revista: Young Magazine
Editora: Kodansha
Por esta editora Masamune publicou uma trilogia de tankoubons - note bem, são três volumes independentes, mas todos dentro do universo Ghost in the Shell. O primeiro é a história principal e que foi usada como base para o primeiro filme de 1995. O segundo é uma coletânea de histórias paralelas e a terceira faz o encerramento definitivo, até hoje não adaptado para anime.
The Ghost in the Shell - publicado entre Maio de 1989 até Novembro de 1990.
Edição Tankoubon lançada em 5/maio/1991
Código para compra da edição japonesa: ISBN 4-06-313248-X
Começa em 2029 com a
Seção 9, liderada pelo chefe
Daisuke Aramaki e a
Major Motoko Kusanagi, caçando o
Puppet Master - um cyber-criminoso procurado por cometer grande número de crimes virtuais através de hackers cibernéticos. À medida que a investigação continua, a
Seção 9 descobre que
Puppet Master é na verdade uma inteligência artificial avançada e auto-consciente, criada por um departamento do governo japonês. Considerado revolucionário quando foi publicado, este mangá apresentou uma série de conceitos e tecnologias que na época eram considerados pura ficção científica como internet, hackeamento de programas, drones, inteligência artificial avançada, armamentos sofisticados, próteses de membros e órgãos mais eficientes que os originais, corpos ciborgues capazes de todas as funções humanas incluindo sexo, e a mais espantosa de todas as tecnologias: a transferência completa e perfeita da mente humana para um cérebro eletrônico! O mangá tem muito mais cenas humor que as versões em anime, nem foi tão a fundo nas questões filosóficas. Essa parte só teve importância maior depois do filme de 1995 dirigido pelo diretor Mamoru Oshii. E várias das tecnologias usadas no mangá, hoje são realidade.
Ghost in the Shell 2: Man-Machine Interface - publicado entre Setembro de 1991 até Agosto de 1997.
Edição Tankoubon lançada em 1/dezembro/2000 (SOLID BOX - Caixa Sólida) e 26/junho/2001 (Man-Machine Interface - Interface Homem-Máquina)
Código para compra da edição japonesa: ISBN 4-06-313248-X
Após os eventos do primeiro volume, a Major deixa a Seção 9 para trabalhar como freelancer, com os restantes membros da unidade:
Batou,
Togusa,
Ishikawa,
Saito,
Pazu,
Borma e
Azuma, continuando seu trabalho como operativos secretos, encontrando-se ocasionalmente com a Major em seus vários disfarces/corpos cibernéticos.
Essas histórias foram publicadas num único volume, inicialmente lançado numa edição especial chamada SOLID BOX que além do tankoubon, continha um livreto intitulado
Man-Machine Interface Inactive Module, um mini-poster e duas miniaturas do tanque-robô
Fuchikoma - uma pequenina e outra maior, transparente. Achei ótima matéria sobre essa edição especial com fotos e descrição detalhada escrita em inglês pelo sortudo que a comprou
neste blog. O tankoubon avulso foi lançado posteriormente, em junho/2001 com o nome
Man-Machine Interface. Desnecessário dizer que a edição SOLID BOX completa é atualmente muito rara, altamente cobiçada e cara, se encontrada (preço médio atual: de 200 a 250 DÓLARES - mas depois do filme, deve aumentar...) como pode ser visto
neste link e
neste outro link.
Ghost in the Shell 1.5: Human-Error Processor – 1991 a 1996
Edição Tankoubon lançada em 23/julho/2003
Código para compra da edição japonesa: ISBN 978-4-06-350406-4
Em 2035 a Major, usando o nome
Motoko Aramaki, é especialista em segurança que trabalha para a
Poseidon Industrial como uma entidade composta de múltiplas identidades controlada através da Rede (internet) usando múltiplos corpos cibernéticos que atacam espiões industriais, assassinos e hackers, resolvendo assim vários crimes. No entanto, um investigador psíquico descobre que os conhecimentos de um professor de inteligência artificial caíram em mãos erradas, na tentativa de misturar seu "eu" num novo sentido evolutivo. Este terceiro volume contem apenas quatro capítulos que "sobraram" após a compilação para o segundo volume, mas são em si uma história fechada que encerra a série.
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A página retocada por Shirow que tinha uma cena erótica (como este blog é público, apaguei a parte "picante"). As duas páginas seguintes foram simplesmente retiradas das publicações recentes. |
A Polêmica das Páginas "Censuradas"
O
Studio Proteus quando publicou
Ghost in the Shell nos EUA pela segunda vez, removeu uma sequencia erótica de duas páginas no primeiro volume, onde Motoko transa virtualmente com duas amiguinhas. Essa edição "censurada" não foi bem recebida, com os leitores reagindo negativamente à remoção do conteúdo que não havia sido censurado quando a editora
Dark Horse publicara anos atrás.
Toren Smith, editor do
Studio Proteus, justificou a "auto-censura" alegando que a exigência de colocar na capa um aviso "apenas para leitores maduros" se traduziria numa perda de 40% das vendas e provavelmente causaria o cancelamento imediato da série. Já
Shirow, que cansou de ser criticado sobre as páginas, optou por removê-las definitivamente até da versão japonesa e reformulou a página anterior, que tinha um quadrinho picante. Pois é, haters, vocês venceram desta vez: foi
Masamune quem decidiu tirar as páginas depois de ser aporrinhado por mimizentos, e se quiser ter uma edição "completa" e "sem censura" vai ter que procurar em sebos do Japão pela edições anteriores, e nos EUA pelas edições da Dark Horse. Boa sorte na caçada!
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Na livraria Fonomag (matéria neste link), tem o mangá de Stand Alone à venda (apenas em japonês) |
Ghost in the Shell: Stand Alone Complex
Revista: Young Magazine
Editora: Kodansha
Volumes: 5
Roteiro/desenhos: Yu Kinutani
Adaptação da série de TV de mesmo nome em mangá. Apesar de não ser desenhada pelo Masamune, tem sua supervisão e autorização. Portanto, faz parte do cânone oficial.
Ghost in the Shell: Tachikoma na Hibi (Dia-a-Dia dos Tachikomas)
Revista: Young Magazine
Editora: Kodansha
Volumes: 8
Roteiro: Yoshiki Sakurai
Desenhos: Mayasuki Yamamoto
Mangá de humor dos robôs-tanques-aracnídeos com inteligência artificial usados pela Seção 9.
Outras Publicações
Além destes mangás, existem vários "artbooks" e "roman álbuns" com ilustrações originais do Masamune, das séries de TV e dos filmes. Basta digitar "Ghost in the Shell artbook" no Google para ter uma ideia da quantidade e variedade de títulos - nenhum deles barato.
E por hora encerramos aqui. Na segunda parte, lista das séries de TV e OVA.