Notem por favor que usei um “M” maiúsculo no subtítulo para me referir ao professor, pois se trata de um problema pouco percebido ou valorizado, e raramente comentado nesta época onde o assim chamado “politicamente correto” quer julgar instantaneamente nosso comportamento, palavras e principalmente, pensamentos. Todos ficam vacilantes em dizer certas verdades doloridas para não “ofender”, e deixam como está – mas isso não ajuda a resolver o problema, que se acumula cada vez mais ou desfila incólume, fazendo estragos sistematicamente. Então vai em caixa alta a próxima frase pois dane-se, a realidade precisa ser dita: EXISTEM PROFESSORES DE DESENHO DESPREPARADOS!
Muitos obrigados ao Paulo e a Gigi do Eudetenis por permitir o uso das ilustrações desta matéria. |
Vários dos ditos “professores” que conheci ao longo da minha carreira editorial mal sabiam as bases elementares do desenhar, e mesmo assim abriam “escolas de desenho” que pouco ensinavam, cobrando tanto ou as vezes até mais do que uma escola realmente boa. O resultado de tais “aulas” sobre desenhistas com o traço ainda imaturo vocês podem imaginar: eles travavam, não conseguiam evoluir o traço, nem desenhar mais rápido ou dominar técnicas mais avançadas, e por fim saiam da “escola” despreparados para o competitivo mercado de ilustrações, quadrinhos, mangás e desenhos em geral. Carreiras promissoras destroçadas por cursos inescrupulosos dedicados a lucrar sem ensinar devidamente. Há uma maneira de escapar destas armadilhas em forma de cursos? Há como se precaver: pesquisando o histórico da escola, falando com quem estudou lá se valeu a pena, e nunca, nunca mesmo, acreditar que um curso de desenho é bom porque tem uma homepage bonitinha, prometendo mundo e fundos a preços suspeitosamente baixos.
Infelizmente, ainda acontece até hoje em várias partes do Brasil – não, sem nomes de escolas ou “professores”, pois afinal “Cada um sabe o onde calo é apertado no sapato”, como um destes “professores” me disse quando eu o questionei, vinte anos atrás, sobre a qualidade das suas “aulas”. Ou seja, cada um que estiver lendo lembrará de algum professor fraco ou escola ruim da sua cidade. Como eu disse, é um alerta genérico, válido para inúmeros casos parecidos espalhados pelo Brasil. Além da solução óbvia – pesquisar muito e se informar antes de investir aquele suado dinheirinho no melhor curso de desenho na sua cidade – existe graças a internet uma opção excelente, que indico em caixa alta: CURSOS E AULAS ONLINE.
Afinal, não existe uma escola de desenho em cada cidade do Brasil – e às vezes, infelizmente, a única da cidade não é boa o suficiente - então, a solução é recorrer à internet, onde tutoriais e material de referência não faltam, mas aulas que realmente ensinem são difíceis de achar, principalmente de graça. Logo, se queres um bom curso de desenho online, é preciso pagar. Mas o que se paga vale a pena? E quais as vantagens de um curso online sobre uma sala de aula como professor presente? Um comparativo aos dois cursos ajudará:
Numa sala de aula o professor não reprisa o que foi ensinado, já nos cursos online o aluno pode assistir as aulas gravadas o quanto precisar até aprender. Na sala de aula o professor não pode dar atenção integral a cada aluno, mas um curso online tem a vantagem de ter aulas com temas completos – alguns tem professores online disponíveis. Cursos em salas tem horário para começar e terminar, e os cursos online o aluno assiste em qualquer horário que lhe for conveniente, repetindo o quanto desejar.
Existem ótimos cursos pelo mundo que realmente ensinam sem enrolar, como os que indicamos abaixo:
Tokyo Animation College
Site oficial em inglês: http://www.tokyo-anime.jp/lag/english
Quer aprender a desenhar numa escola de mangá de verdade? Essa é uma das melhores do Japão, e aceita alunos de qualquer parte do mundo. Mas tem apenas um serviço de apoio online para ex-alunos. Portanto, é preciso morar no Japão enquanto frequenta um dos cursos (existe um dormitório para alunos estrangeiros, pago à parte) e saber falar/ler japonês. Por enquanto, é a única forma de aprender a desenhar mangá “dentro do Japão”. E como você deve imaginar, não sai barato....
Gnomon
Site Oficial: https://www.gnomon.edu
Fica na Califórnia, EUA. É uma das melhores escolas do mundo para ilustração em CG e computação gráfica, e tem cursos online. São caros, e é preciso dominar o inglês.
CG Master Academy
Site oficial: http://2d.cgmasteracademy.com
Oferece vários cursos de desenho e ilustração, de perspectiva até animação em CG, passando por ilustrações em 2D via computador, tudo dividido em “blocos” de ensino. Como o Gnomon, são cursos caros, e é preciso dominar o inglês.
Mas e aqui no Brasil, tem algum? Bem, agora temos:
Via Apoia.se, o Paulo e a Gigi do Eudetenis iniciaram a pouco um curso online neste link:
https://apoia.se/eudetenis
O objetivo do Eudetenis com este curso é oferecer uma instrução mais avançada para todos aqueles que têm interesse em ingressar no mercado de ilustrações e quadrinhos - especialmente com traço mangá - mas não tem o conhecimento e qualidade necessários para ingressar nesse competitivo mercado. É uma rara oportunidade de aprender com profissionais tarimbados e reconhecidos internacionalmente! Só reforçando a qualidade dos mestres, a Gigi é diplomada em três cursos do CGMA - Computer Graphics Master Academy, onde teve dois professores que trabalham para Disney Animation., além de várias ilustrações e mangás feitos para empresas para Japão, EUA, Europa e Emirados Árabes. Não é sempre que aparece a chance de aprender com alguém tão gabaritado, a um preço tão módico!
Pagando partir de R$ 15,00 mensalmente, o aluno terá acesso às aulas online com 3 horas de duração cada, onde serão feitas aulas de Desenho Básico, Arte-Final e Acabamento em Preto e Branco, Quadrinhos, Materiais de Desenho Tradicional, Coloração, Coloração Digital e uso de Programas para Ilustração ou Quadrinhos
Há muitos outros cursos online por aí, basta pesquisar no Google. Mas nosso alerta e nossa dica estão feitos: se desejas ser um bom desenhista, com chances de competir de maneira justa no mercado, pesquise bem antes de entrar num curso. Um bom mestre sempre te ajudará a melhorar seu talento. É só seguir aquela frase muito sábia que Miyagi-san fala em Caratê Kid: “Eu ensino – essa é a minha parte. Você aprende – essa é a sua parte."
Nenhum comentário:
Postar um comentário