Um dos obstáculos que os aspirantes a desenhistas encontram é... encontrar um bom Mestre. A internet pode ajudar?
Notem por favor que usei um “M” maiúsculo no subtítulo para me referir ao professor, pois se trata de um problema pouco percebido ou valorizado, e raramente comentado nesta época onde o assim chamado “politicamente correto” quer julgar instantaneamente nosso comportamento, palavras e principalmente, pensamentos. Todos ficam vacilantes em dizer certas verdades doloridas para não “ofender”, e deixam como está – mas isso não ajuda a resolver o problema, que se acumula cada vez mais ou desfila incólume, fazendo estragos sistematicamente. Então vai em caixa alta a próxima frase pois dane-se, a realidade precisa ser dita: EXISTEM PROFESSORES DE DESENHO DESPREPARADOS!
|
Muitos obrigados ao Paulo e a Gigi do Eudetenis por permitir o uso das ilustrações desta matéria. |
Alguém ficou ofendidinho com o que eu escrevi acima? Sinto muito, é verdade, e vista a carapuça quem quiser. Não digo isso por arrogância, pedantismo, ou por me achar Senhor da Verdade. É um alerta necessário, para evitar que jovens com talento para desenho sejam estragados por professores com pouco a ensinar. Conheci e vi vários destes casos nos meus 30 anos de experiência jornalística/editorial, onde tive de lidar com dezenas de desenhistas experientes e centenas de novatos, todos desejando uma chance de publicação. Eu não desenho, é verdade, mas citando uma metáfora comparativa que uso desde os tempos do Megaman e Hyper Comix: posso avaliar se um desenhista é bom ou não mesmo sem saber desenhar, da mesma forma quer um negociante de diamantes não os lapida, mas sabe quanto eles valem só de olhar. Essa minha capacidade de avaliação aliada à minha experiência ao trabalhar com vários desenhistas me dão a base para escrever esta matéria, com ajuda do Paulo da dupla
Eudetenis.
Vários dos ditos “professores” que conheci ao longo da minha carreira editorial mal sabiam as bases elementares do desenhar, e mesmo assim abriam “escolas de desenho” que pouco ensinavam, cobrando tanto ou as vezes até mais do que uma escola realmente boa. O resultado de tais “aulas” sobre desenhistas com o traço ainda imaturo vocês podem imaginar: eles travavam, não conseguiam evoluir o traço, nem desenhar mais rápido ou dominar técnicas mais avançadas, e por fim saiam da “escola” despreparados para o competitivo mercado de ilustrações, quadrinhos, mangás e desenhos em geral. Carreiras promissoras destroçadas por cursos inescrupulosos dedicados a lucrar sem ensinar devidamente. Há uma maneira de escapar destas armadilhas em forma de cursos? Há como se precaver: pesquisando o histórico da escola, falando com quem estudou lá se valeu a pena, e nunca, nunca mesmo, acreditar que um curso de desenho é bom porque tem uma homepage bonitinha, prometendo mundo e fundos a preços suspeitosamente baixos.
Infelizmente, ainda acontece até hoje em várias partes do Brasil – não, sem nomes de escolas ou “professores”, pois afinal “Cada um sabe o onde calo é apertado no sapato”, como um destes “professores” me disse quando eu o questionei, vinte anos atrás, sobre a qualidade das suas “aulas”. Ou seja, cada um que estiver lendo lembrará de algum professor fraco ou escola ruim da sua cidade. Como eu disse, é um alerta genérico, válido para inúmeros casos parecidos espalhados pelo Brasil. Além da solução óbvia – pesquisar muito e se informar antes de investir aquele suado dinheirinho no melhor curso de desenho na sua cidade – existe graças a internet uma opção excelente, que indico em caixa alta: CURSOS E AULAS ONLINE.
Afinal, não existe uma escola de desenho em cada cidade do Brasil – e às vezes, infelizmente, a única da cidade não é boa o suficiente - então, a solução é recorrer à internet, onde tutoriais e material de referência não faltam, mas aulas que realmente ensinem são difíceis de achar, principalmente de graça. Logo, se queres um bom curso de desenho online, é preciso pagar. Mas o que se paga vale a pena? E quais as vantagens de um curso online sobre uma sala de aula como professor presente? Um comparativo aos dois cursos ajudará:
Numa sala de aula o professor não reprisa o que foi ensinado, já nos cursos online o aluno pode assistir as aulas gravadas o quanto precisar até aprender. Na sala de aula o professor não pode dar atenção integral a cada aluno, mas um curso online tem a vantagem de ter aulas com temas completos – alguns tem professores online disponíveis. Cursos em salas tem horário para começar e terminar, e os cursos online o aluno assiste em qualquer horário que lhe for conveniente, repetindo o quanto desejar.
Existem ótimos cursos pelo mundo que realmente ensinam sem enrolar, como os que indicamos abaixo:
Tokyo Animation College
Site oficial em inglês:
http://www.tokyo-anime.jp/lag/english
Quer aprender a desenhar numa escola de mangá de verdade? Essa é uma das melhores do Japão, e aceita alunos de qualquer parte do mundo. Mas tem apenas um serviço de apoio online para ex-alunos. Portanto, é preciso morar no Japão enquanto frequenta um dos cursos (existe um dormitório para alunos estrangeiros, pago à parte) e saber falar/ler japonês. Por enquanto, é a única forma de aprender a desenhar mangá “dentro do Japão”. E como você deve imaginar, não sai barato....
Gnomon
Site Oficial:
https://www.gnomon.edu
Fica na Califórnia, EUA. É uma das melhores escolas do mundo para ilustração em CG e computação gráfica, e tem cursos online. São caros, e é preciso dominar o inglês.
CG Master Academy
Site oficial:
http://2d.cgmasteracademy.com
Oferece vários cursos de desenho e ilustração, de perspectiva até animação em CG, passando por ilustrações em 2D via computador, tudo dividido em “blocos” de ensino. Como o Gnomon, são cursos caros, e é preciso dominar o inglês.
Mas e aqui no Brasil, tem algum? Bem, agora temos:
Via Apoia.se, o Paulo e a Gigi do
Eudetenis iniciaram a pouco um
curso online neste link:
https://apoia.se/eudetenis
O objetivo do Eudetenis com este curso é oferecer uma instrução mais avançada para todos aqueles que têm interesse em ingressar no mercado de ilustrações e quadrinhos - especialmente com traço mangá - mas não tem o conhecimento e qualidade necessários para ingressar nesse competitivo mercado. É uma rara oportunidade de aprender com profissionais tarimbados e reconhecidos internacionalmente! Só reforçando a qualidade dos mestres, a Gigi é diplomada em três cursos do
CGMA - Computer Graphics Master Academy, onde teve dois professores que trabalham para
Disney Animation., além de várias ilustrações e mangás feitos para empresas para Japão, EUA, Europa e Emirados Árabes. Não é sempre que aparece a chance de aprender com alguém tão gabaritado, a um preço tão módico!
Pagando partir de R$ 15,00 mensalmente, o aluno terá acesso às aulas online com 3 horas de duração cada, onde serão feitas aulas de Desenho Básico, Arte-Final e Acabamento em Preto e Branco, Quadrinhos, Materiais de Desenho Tradicional, Coloração, Coloração Digital e uso de Programas para Ilustração ou Quadrinhos
Há muitos outros cursos online por aí, basta pesquisar no Google. Mas nosso alerta e nossa dica estão feitos: se desejas ser um bom desenhista, com chances de competir de maneira justa no mercado, pesquise bem antes de entrar num curso. Um bom mestre sempre te ajudará a melhorar seu talento. É só seguir aquela frase muito sábia que Miyagi-san fala em Caratê Kid: “Eu ensino – essa é a minha parte. Você aprende – essa é a sua parte."