14 de jan. de 2017

Commissions parte 2 - Dicas de Ouro

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

  Toques importantes para dar bem certo desenhando Commissions. Vai lendo!



Sinceramente, não esperávamos tantas visualizações em nossa primeira matéria sobre commissions disponível neste link. Pensamos que ela ficaria restrita a um nicho específico, e tamanho sucesso nos deixa com as seguintes possibilidades: ou existem mais desenhistas no Brasil do que acreditávamos existirem, ou este tema interessou os que não desenham, ou também atraiu a atenção dos que acham desenhar pouco mas querem tentar. Seja qual for o motivo, nos sentimos recompensados por ter publicado uma matéria que despertou tanto interesse, e como prometemos, segue abaixo a segunda parte. Desta vez, vamos passar uma série de dicas e “manhas” para os desenhistas que desejam trabalhar no livre e alegre mercado das commissions, mas não tem experiência. Algumas são dicas óbvias, outras são avançadas e complexas, mas todas ajudam a trabalhar de forma eficiente, profissional e com mais chances de sucesso, pois nos foram passadas pela dupla Eudetenis, que já tem seis anos de estrada desenhando commissions e centenas de clientes fiéis. Qualquer desenhista que seguir estas dicas e trabalhar com dedicação, poderá também chegar onde o Eudetenis chegou. Ao Paulo e a Gigi, nossos agradecimentos por partilhar sua preciosa experiência e por nos ceder todas as imagens usadas aqui.


Antes de começar a ler esta matéria, recomendamos a leitura da primeira parte, disponível neste link.

Como receber os pagamentos? Foi o que mais nos perguntaram após a publicação da primeira parte. De todos os serviços de pagamentos no exterior, o Paypal ainda é o mais confiável e seguro, pois aceita qualquer tipo de moeda e converte em reais, sendo transferível para qualquer conta bancária. E é fácil de abrir uma conta gratuita através deste link. IMPORTANTE: não esqueça de incluir o valor das taxas de transferência e impostos nos preços das suas commissions. É o que todo desenhista faz.

Commissions são apenas artes digitais? Obviamente que sim, pois o pedido foi feito pela internet! A arte será enviada via e-mail ou por algum arquivo de nuvem, sempre com alta resolução. Em 99,99% das encomendas o serviço é feito e entregue de maneira totalmente digital. Caso um cliente deseje ter sua commission no papel, ele deve especificar isso quando fizer o pedido. A arte então será enviada pelo correio (num envelope muito bem protegido), e toda a despesa será cobrada à parte. Ah, e artes desenhadas no papel tem um preço diferenciado... para mais! Trate de colocar isso na sua tabela, ok?


Dedicação é tudo! Commissions não são para preguiçosos e acomodados, pois é um serviço que exige tanto quanto qualquer outro. Sim, eu disse serviço. Se alguém quer fazer commissions achando que vai ganhar dinheiro fácil se divertindo, já começou errado. Lembre-se que irás desenhar o que seus clientes pedirem, e nem sempre serão coisas que você fará se divertindo.

Deixe os preços de seus desenhos visíveis e bem definidos. Não tenha vergonha de colocar para todos verem, o preço do seu trabalho. Você não está cometendo nenhum crime ao cobrar o justo pelo seu tempo, talento e dedicação como o Eudetenis faz neste link. Importante também é caprichar na tabela, pois tudo que puder precificar facilitará para os visitantes encomendarem commissions. A regra aqui é deixar tudo mastigadinho para o cliente.


Organizar seu portfólio virtual de maneira simples. Nada de subpastas dentro de subpastas dentro de pastas, complicando ao visitante procurar seus desenhos. Deixe tudo de maneira clara e visível logo na entrada, separada por temas. Novamente, fica o exemplo do Eudetenis neste link, neste link, neste outro link e neste aqui também. Veja como são todas as páginas/álbuns deles: Seções simples, fáceis de acessar e ver, sem firulas. Lembre-se que seu visitante virtual quer ver seus desenhos, então, facilite as coisas para ele!

Postar desenhos todos os dias ou o máximo que puder periodicamente. Nunca deixe sua(s) página(s) parada(s) muito tempo. Além de aumentar portfólio para atrair atenção e interesse de clientes em potencial com postagens constantes, é um exercício prático para melhorar o seu estilo/traço e aumenta gradativamente a sua velocidade para desenhar. Porque acredite, tudo melhora com a prática – muita prática!



Crie um canal no Youtube com vídeos de você desenhando. Pode ser speed paint (vídeo acelerado) ou streaming ao vivo, mas tenha seu próprio canal. Isso atrai uma outra categoria de pessoa - aquela que gosta de ver o desenhista... desenhando! Pode parecer estranho, já que estamos num país onde desenho é “coisa de criança”, mas existem muitas pessoas ao redor do mundo que gostam de ver desenhistas trabalhando ao vivo, pois para elas é fascinante ver um artista criando sua obra. É um efeito análogo aos que assistem shows de cantores pela TV. E há dentro desta categoria de “voyeurs do traço” um tipo muito específico: o dos clientes que encomendam commissions, mas querem assistir ao desenho encomendado sendo feito e guardam uma gravação do vídeo para si (não é streaming, é uma gravação). E sim, você pode e deve cobrar por esse serviço também, além do próprio desenho. Afinal, você está fazendo um “show” particular para seu cliente. Logo, mereces um pagamento por isso! Então, não esqueça de colocar o valor deste serviço na sua tabela.


Ganhe dinheiro com seus streamings. Sim, pessoas assistindo seus desenhos em tempo real podem render uma grana extra! Associe-se num serviço de streaming com assinatura paga ou que permita o fã assinar para te acompanhar, ele paga (exemplo) 5 dólares por mês para te ver, com metade deste valor ficando para o streaming e a metade restante para o você. Outra forma indireta de ganhar via streaming, é fazendo estes vídeos regularmente, pois aos poucos se cativa um público fiel que comentará sobre seus desenhos através do boca a boca - ou melhor, comment a comment. E por efeito, acabará gerando mais commissions e mais grana na sua conta.

Interligue todas as suas páginas virtuais. Se você tiver ou pretende ter mais de uma página na net para postar seu trabalho, deixe bem visível os links de direcionamento umas nas outras. É uma forma bem eficiente para se divulgar, e facilita as pessoas seguirem o seu trabalho através do aplicativo que lhe é mais confortável.


Não esqueça dos adoptables! Traduzindo do inglês, quer dizer “adotáveis”. No caso das commissions, são aqueles desenhos e esboços que você faz nas horas vagas por puro prazer. Esses desenhos são colocados à venda para "adoção" numa seção específica da sua página ou podem ficar em destaque na entrada de sua(s) página(s) por curto tempo, sendo trocados ciclicamente. Ou faça como o Eudetenis, que nos seus vídeos de streaming deixa um adoptable à mostra como pode-se ver neste link. A primeira dica de ouro aqui é: NUNCA jogue um desenho fora, por menos que tenha lhe agradado. O que você considera lixo pode ser um tesouro aos olhos de outros. Se não gostou do que desenhou, coloque para vender, mesmo que por um preço pequeno, na sua área de adoptables. Algo contra um troco a mais? Segunda dica de ouro: NUNCA MESMO chame de “adotáveis” seus desenhos avulsos a venda, sempre use “adoptables” desta forma, em inglês. Além de você estar tratando com pessoas de todo mundo, que usam a língua inglesa para se comunicarem, convencionou-se chamar assim desenhos avulsos a venda.


SEMPRE cumpra o prazo de entrega estabelecido. Pontualidade na entrega das commissions é importantíssima para garantir futuras encomendas. Nos países de primeiro mundo, é quase uma religião, e eles não vão engolir a desculpa de que é um brasileiro desenhando em caso de atraso. E cuidado para não aceitar mais commissions que você pode desenhar por dia. Isso te salvará de atrasos por não dar conta de todas as encomendas aceitas. Há desenhistas que podem fazer um desenho por dia, outros podem fazer três ou quatro. Seja sincero consigo mesmo e calcule corretamente sua capacidade produtiva para não se queimar diante dos clientes devido aos atrasos causados por sua ganância. Morda apenas o tanto que você pode mastigar. E claro, quando mais você desenhar, mais pratica você ganhará e por efeito, mais rapidamente desenhará.


Boas maneiras valem ouro! Trate seus clientes como você gostaria de ser tratado. Não importa a nacionalidade, cor de pele, etnia ou preço do serviço, o cliente sempre tem razão. Seja educado, atencioso e paciente, pois estas coisas contam muito para estrangeiros. Não é com seus amigos que você está negociando, lembre-se disso. E caso não deseje desenhar algum tipo de commission, nunca diga não diretamente. Seja diplomático e cortês na recusa ou no trato, e ganharás muitos clientes ao redor do mundo.

Deixe claro o que você não aceita desenhar. Caso por alguma questão pessoal/moral/religiosa você não aceita fazer um tipo de desenho (por exemplo, eróticos/pornográficos), basta deixar isso bem claro na(s) sua(s) página(s). Os estrangeiros são bem mais educados e compreensíveis que brasileiros, e não vão insistir se você avisar que não desenha algum tema específico.

Por hora encerramos aqui, pois ainda falta mais uma dica importante que vai exigir matéria específica: como precificar (ou seja, “botar preço”) suas commissions? Essa fica para a terceira parte (que esperamos, seja a última).

Até mais!


7 comentários:

  1. O problema maior no Brasil é a falta de apoio, ninguém diz que você vai conseguir ir longe, mas todos dizem que você está apenas perdendo tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Panday, você leu a primeira parte da matéria? Nós tratamos justamente disso! Se no Brasil não dão apoio ou oportunidades, busque-as lá fora! A internet e as commissions estão aí justamente para isso! Basta um dominio básico de inglês e dedicação. Se o Eudetenis conseguiu, outros podem conseguir!

      Excluir
  2. Olá pessoal, procuro artistas que fazem comissions no estilo manga, meu contato é vbelleze@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu vendo comissions pelo pix do picpay, até agora funcionou e os clientes pagaram adiantado tudo certinho , mas será que tem como dar algo errado ? Eu mando as arte pelo zap no formato PNG , estou fazendo certo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo enviar por e-mail pois o WhatsApp tira a qualidade da imagem

      Excluir
  4. Para artistas que queiram entrar nesse mercado e precisem de um intermediário com clientes, basta entrar em contato comigo pelo email Lisveriat@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. como faço pra conseguir clientes?
    não tenho uma arte tao boa, mas gostaria de tentar vender pelo menos pra tirar uma graninha pra ajudar em casa '-'

    ResponderExcluir