A Guerreira da Lua aparecerá em cartazes e pacotes de preservativos, numa campanha do Ministério da Saúde do Japão.
A famosa personagem criada por Naoko Takeuchi aparecerá em panfletos, cartazes e pacotes de preservativos em uma tentativa de impedir a propagação de infecções sexualmente transmissíveis no Japão. E com certeza haverá um item muito cobiçado pelos
moonies de todo o mundo: preservativos da Sailor Moon em edição limitada! Eis uma prova de que o governo japonês não tem preconceitos ao usar uma série de mangá/anime para promover uma campanha de saúde visando atingir o publico jovem que - em boa parte - assistiu ou conhece Sailor Moon. É uma estratégia para conseguir a atenção deles.
Como a principal estrela de um anime sobre meninas mágicas do ensino médio lutando para proteger o universo das forças do mal, esta nova colaboração entre Sailor Moon e o Ministério japonês da Saúde, Trabalho e Bem-Estar para combater a disseminação das DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) parece fazer algum sentido na cabeça dos japoneses. De acordo com o comunicado de imprensa oficial distribuído pelo ministério em 21 de novembro/2016, e disponível para download em versão PDF
neste link, Sailor Moon estará em 156.000 folhetos de tamanho A4 e 5.000 cartazes tamanho A2 (imagem na abertura desta matéria), com parte da sua famosa frase levemente alterada. Em vez de "Em nome da lua, vou punir você !!", teremos "Se você não fizer o teste, vou punir você!!". O "teste" da frase, obviamente, se refere a testes para detectar alguma DST.
Além dos cartazes, os materiais da campanha também incluirão pacotes em forma de coração com uma imagem da Sailor Moon - e dentro tem um preservativo! O ministério vai distribuir 60 mil dessas embalagens (fotos abaixo).
Os cartazes e panfletos serão distribuídos nas Cerimônias da Vinda de Idade para os jovens que completaram 20 anos em todo Japão até janeiro/2017, juntamente com um total de 142 governos locais e grupos como a Fundação do Japão para a Prevenção da AIDS, a Associação Médica do Japão, A Sociedade Japonesa para Doenças Sexualmente Transmissíveis e a Fundação Japonesa para a Medicina em Saúde Sexual receberão os materiais de divulgação.
Apesar da aparência fofa da campanha, a prevenção da propagação de infecções sexualmente transmissíveis é uma questão que o governo está levando muito a sério. Os casos de infecções por sífilis estão aparentemente em ascensão no Japão, com registros de 2.697 pessoas infectadas com a doença em 2015, o que é 4,3 vezes mais do que cinco anos antes, quando 621 casos foram relatados em 2010. Além disso, desde o início de 2016 até meados de outubro, mais de 3.000 pessoas contraíram sífilis no Japão, como mostra o panfleto informativo que será distribuído (vide abaixo).
Prevemos muitos moonies espalhados no Brasil e no mundo contatando seus amigos no Japão, implorando para conseguirem este material promocional - em especial, a camisinha da Sailor Moon. Tentem imaginar quanto uma destas camisinhas, ou o cartaz em A2 valerão em leilões no Ebay daqui alguns anos...
Fonte: site Rocket News 24,
neste link (em inglês).