Nós, profissionais do ramo de quadrinhos e jornalismo informativo, recebemos constantemente pedidos para avaliar/analisar trabalhos de desenhistas/roteiristas amadores. E quanto mais "famoso" é o profissional, mais pedidos deste tipo ele recebe. As mensagens são mais ou menos assim: "sou um desenhista/roteirista iniciante, e gostaria que você 'desse uma olhadinha' nos meus desenhos/textos para ver onde eu posso melhorar" - e segue anexo ao e-mail (note, nem esperou uma resposta!) varias paginas de quadrinhos ou roteiros/novelas/matérias completas.
Para todos estes que nos procuram pedindo dicas e conselhos, deixo a seguir dois textos que explicam nossa posição nestes casos.
O primeiro foi escrito pelo Marcelo Cassaro, roteirista calejadíssimo e que muito respeito, ex-editor da lendária revista de RPG Dragão Brasil, criador e roteirista da serie Holy Avenger, Street Fighter Zero, Mortal Kombat e Victory, entre outras. Atualmente, é roteirista na revista Turma da Mônica Jovem:
"Hoje um fã me pediu para ver e avaliar uma história. Mais uma vez, tive que recusar. Vale a pena explicar o motivo.
Não é seguro você sair mostrando seu material assim, informalmente, para quem já trabalha na área. Pode ser que você tenha uma ideia parecida com algo que eu inventei, mas ainda não publiquei. E então, quando essa ideia vier a público, vai parecer que eu a roubei de você.
Isso já aconteceu com Erik Larsen, autor do Savage Dragon, quando ele bolou um concurso de criação de vilões: alguns personagens que recebeu dos leitores eram MUITO parecidos com vilões que ele já tinha criado, mas ainda não publicado. Agora, se ele os utilizasse como planejava, pareceria plágio.
Profissionais sérios normalmente não aceitam avaliar - nem mesmo olhar! - portfólios em redes sociais e outras ocasiões informais. Fazem isso apenas em eventos, em estande e horário reservados para isso; ou outro local de trabalho (estúdio, agência ou editora), com hora marcada.
Há também outro motivo. Avaliar desenhos ou histórias é trabalho de editor. TRABALHO. Normalmente remunerado.
Você pode até acreditar que está pedindo pouco ("Ah, só olhar não custa nada!"). Mas, não importa qual seja a sua área profissional, acho que ninguém fica muito feliz se um estranho vem pedir para você trabalhar de graça.
Enfim, agradeço muito pela confiança daqueles que pedem minha opinião sobre seus trabalhos. E peço que não fiquem chateados quando eu responder:
Hoje não."
O segundo texto foi publicado em seu perfil no Facebook pela minha grande amiga Erica Awano, desenhista de Street Fighter Zero, Holy Avenger, Alice (em parceria com a roteirista Lea Moore - filha de Alan Moore) e atualmente esta produzindo junto com o Cassaro a nova série Holy Avenger: Paladina:
"Eu tenho recebido VÁRIOS pedidos para ajudar/dar dicas de como desenhar/criar identidade visual para os personagens pessoais ou de amigos de jogo de RPG.
Antes de tudo, eu devo dizer que fico lisonjeada que as pessoas curtam meu trabalho a ponto de confiar que eu posso resolver os problemas a respeito, mas eu preciso dizer que o que a maioria está pedindo é o que a Editora Jambô pede quando encomenda ilustrações...
Acho que não preciso falar mais sobre a questão, certo?
Ok, quanto a outra parte, a minoria que pede dicas de desenho, eu vou passar de novo os links com um material muito legal - muito melhor e mais vasto do que eu tinha à disposição quando estava aprendendo a desenhar:
http://www.pinterest.com/characterdesigh/
http://www.proko.com/how-to-draw-videos/
http://artutorials.tumblr.com/
A maioria está em inglês, mas a grande beleza da arte é isso, expandir horizontes! Vamos aprender inglês enquanto desenhamos! \o/"
Espero que você, caro aspirante a desenhista/roteirista/jornalista, entenda nossa situação. Quando eu - ou algum dos meus colegas - recusamos avaliar seu trabalho, não é por arrogância, desprezo ou - como já li e ouvi algumas vezes - "ter medo da concorrência". No meu caso, sou jornalista, redator e roteirista profissional, e toda vez que escrevo estou sendo pago. É o meu ganha-pão! E quando me pedem para avaliar qualquer coisa de graça, isso vai tomar tempo – tempo em que eu deveria estar trabalhando e recebendo por isso! Portanto, assim como o Cassaro e a Erica, agradeço de coração todo o respeito e confiança que depositam em mim, mas eu também não acho legal trabalhar de graça. Nada pessoal.
Mas não fique chateado, pois tem como eu avaliar seus desenhos/quadrinhos/histórias: é mostrá-lo para mim nos eventos que participo como convidado, no horário designado para isso, como o Cassaro já explicou aí em cima. Tudo tem sua hora e lugar.
Agradeço desde já a compreensão de todos. E aos que desejam se tornar nossos colegas de trabalho, a dica é: desenhistas devem desenhar MUITO para melhorar seu traço - roteiristas devem ler e escrever MUITO também. Tudo melhora com a pratica!
Muito legal sua forma de expressar o que realmente acontece para tirar os pensamentos mirabolantes de quem não compreende um não. Pena que nem todos se esforçam para entender o lado de vcs.
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