Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Acabou de ser divulgada no Japão uma lista com os 20 mangás mais vendidos até abril de 2014. Fãs brasileiros irão gostar e desgostar desta lista, com certeza!
O site de notícias e curiosidades nipônicas "CuRazy" divulgou
neste link a relação mais atualizada dos vinte mangás mais vendidos até abril de 2014. Ela foi copiada da lista mantida pelo site Mangazenkan e disponível
neste link, onde estão os 87 mangás com pelo menos VINTE milhões de exemplares vendidos. O único critério usado pela Mangazenkan para fazer sua lista, é a venda pura e simples dos exemplares de
tankoubon - encadernações das histórias publicadas nas revistas mensais e semanais - independente da editora, quando foi publicado e se terminou ou não.
Trata-se de uma lista bem mais ampla que outra divulgada por nós
neste link, limitada apenas aos 20 mangás mais vendidos da Shounen Jump, somados com as vendas em todo o mundo. A lista da Mangazenkan é sem duvidas a DEFINITIVA, para acabar de vez com as discussões sobre qual mangá é o mais vendido e portanto, mais popular. Agora, qual deles é o melhor, que cada fã escolha o seu...
E podemos confiar nestes números? Sem duvida! Porque, diferentemente do Brasil, onde as editoras raramente divulgam o quanto vendem e quando divulgam, "maquiam" os números tanto para escapar dos impostos como da ganancia dos concorrentes (que se souberem o quanto realmente vendeu, vão publicar revistas semelhantes para lucrar em cima do sucesso alheio), as editoras japonesas não tem medo de divulgar suas vendas. Trata-se de uma questão de transparência, confiança e respeito entre as concorrentes e o publico. Quem mente no Japão, terá sua reputação seriamente prejudicada - os japoneses não perdoam desonestidades.
Então, sem mais delongas, vamos a relação dos 20 mangás mais vendidos até hoje com um aviso IMPORTANTE: os números estão arredondados e por isso alguns aparecem empatados - a diferença entre eles é minima nestes casos - menos de cem mil exemplares...
20/19 - Sangokushi (三国 志) e Rurouni Kenshin (るろうに 剣心)
A épica releitura do romance chinês "A Lenda dos Três Reinos" feita pelo mangáka
Mitsuteru Yokoyama (publicado de 1971 a 1986) empatou com a saga do Hitokiri Battousai de
Nobuhiro Watsuki, com 70 milhões de cópias cada um.
18 - BLEACH
As crônicas da Soul Society criadas por
Tite Kubo somam 74,6 milhões de exemplares vendidos.
17 - Hajime no Ippo (はじめの一歩)
A história do talentoso boxeador do ensino médio
George Morikawa em publicação desde 1989, já soma 75,5 milhões de cópias vendidas até o momento.
16 - Captain Tsubasa (キャプテン 翼)
Outra série esportiva, Captain Tsubasa segue as aventuras de uma equipe de futebol juvenil. É uma das mais populares da Shounen Jump e já vendeu 80 milhões de cópias.
15 - Sazae-san (サザエ さん)
A serie de Yonkoma (tirinhas humorísticas na vertical) com a adorável dona de casa Sazae-san estreou em 1946, durando até 1974. De um símbolo do feminismo de esquerda ela transformou-se num símbolo de nostalgia para a sociedade tradicional, acumulando no processo 86 milhões de cópias vendidas.
14 - Kindaichi Case Files (金田一 少年 の 事件 簿)
Uma das primeiras obras no gênero mangá mistério, esta série sobre um genial adolescente solucionando vários crimes alcançou 90 milhões de cópias vendidas.
13/12/11/10 - Hokuto no Ken (北斗 の 拳), Touch (タッチ), Tetsuwan Atomu (鉄腕 アトム - Astro Boy), Doraemon (ドラえもん)
Um poderoso guerreiro pós-apocalíptico, um romance-humor com beisebol, um menino-robô voador criado pelo "deus do mangá" Osamu Tezuka e um gato-robô que viaja no tempo venderam cada um, 100 milhões de cópias.
9 - Slam Dunk
A esta série criada por
Takehiko Inoue sobre um time de basquete colegial, é creditada o aumento da popularidade do basquete no Japão. Também, com 119 milhões de exemplares espalhados por aí...
8 - Oishinbo (美味しんぼ)
Totalmente desconhecido dos fãs brasileiros, mas popularíssimo no Japão: quem teria pensado que este mangá sobre um cara que gosta de comer, iria acumular 130 milhões de exemplares vendidos?
7 - Naruto
O garoto ninja com cara de raposa vendeu 135 milhões de exemplares!
6 - Detective Conan / Case Closed (名 探偵 コナン)
Série de
Gosho Aoyama sobre um genial detetive implacável transformado em criança, vendeu impressionantes 140 milhões de exemplares!
5 - Kochira Katsushika-ku Kameari Kouen - mae Hashutsujo (こちら 葛飾 区 亀有 公園 前 派出所)
Mas pode chamar de "
Kochikame" para facilitar. Esta série de comédia policial criada por
Osamu Akimoto em 1976 e ainda publicando, é a maior em numero de tankoubons (189 volumes) e vendeu nestes 38 anos de publicação continua, 155,3 milhões de exemplares.
4 - Dragon Ball (ドラゴンボール)
Aqui muitos fãs brasileiros vão se espantar. Apesar da venda mundial ultrapassar os 350 milhões de exemplares, em sua terra natal Goku vendeu "apenas" 157 milhões de exemplares.
3 - Black Jack (ブラック·ジャック)
Outra grande serie do "deus do Mangá"
Osamu Tezuka, narrando as aventuras do personagem-título corrigindo erros médicos, fazendo operações cirúrgicas impossíveis e ensinando o verdadeiro valor da vida. 176 milhões de exemplares vendidos são a prova da qualidade desta série fantástica.
2 - Golgo 13 (ゴルゴ13 )
É a série de mangá mais antiga ainda em publicação (desde 1968, com 171 volumes até o momento), narrando as missões de um assassino profissional com pontaria perfeita e que nunca falhou em um "contrato". Acumulou nestes 46 anos, 200 milhões de exemplares vendidos.
1 - One Piece
Alguém tinha alguma dúvida? Luffy e sua gangue são os campeões incontestáveis, acumulando até o momento 300 milhões de exemplares vendidos - o mangá mais popular de todos os tempos!
Mas se dermos uma boa olhada na lista dos 87 mais vendidos da Mangazenkan
neste link, podemos ver em que posição estão outros mangás muito apreciados pelos otakinhos brazucas:
|
Jojo não está mau, mas precisa se esforçar um pouco mais para entrar no TOP 20 |
22 - Hunter x Hunter - 65 milhões
23 - Jojo Bizarre Adventures (ジョジョの奇妙な冒険) - 63.5 milhões
28 - Dragon Quest Dai no Daibouken (ドラゴンクエスト-ダイの大冒険-) - 50 milhões
33 - Yuyu Hakushou (幽遊白書) - 49.3 milhões
34 - Initial D (頭文字D) - 48 milhões
37 - Nana &
Cryon Shin-chan (クレヨンしんちゃん) - 43 milhões cada um
40 - Vagabond - 41.3 milhões
42 - Inu Yasha (犬夜叉) &
Yu-gi-oh (遊☆戯☆王) - 40 milhões cada um
50 - Ataque dos Titãs (進撃の巨人) - 36 milhões
53 - Dr. Slump - 35 milhões
58 - Bastard! - 29.6 milhões
62 - Death Note - 26.5 milhões
65 - Shaman King - 26 milhões
70 - Os Cavaleiros do Zodíaco (聖闘士星矢) - 25.3 milhões
74 - Fairy Tail - 22.5 milhões
77 - Tsubasa Chronicles &
Negima (魔法先生ネギま) &
Gantz - 20 milhões cada um
O que mais conta para nós é a posição de
Cavaleiros do Zodíaco nesta listagem - um modesto
septuagésimo lugar! Devido a sua importância ao popularizar os animes e mangás no Brasil, e pela idolatração que ele recebe de toda uma geração que não perdia um episodio na época de sua exibição na TV Manchete, muitos ainda insistem em dizer que é a maior serie de mangá já criada. Mas o sucesso aqui no Brasil não aconteceu no Japão, como a contagem de vendas dos mangás deixa claro. Portanto, fãs de Cavaleiros, baixem um pouco a bola e tenham uma noção certa da realidade. Incrível o quanto já tive que falar isso desde 1994! Mas um dia vocês aprendem!