26 de mai. de 2014

10 Mangás que os Japoneses Leriam para Crianças

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

  Em abril, aproveitando o "Dia da Leitura Infantil" no Japão, foi feita uma enquete que perguntou: "Quais mangás você deseja ler para as crianças?".


A pesquisa foi feita enviando um questionário por e-mail  aos membros do serviço eBookJapan, entre os dias 4 a 10 de abril de 2014. No total, 502 pessoas responderam de volta. Como foi uma pesquisa do tipo "bate-e-volta", não houve tempo para grupos de fãs se mobilizarem como as vezes acontecem nestas enquetes. E os e-mails foram enviados de maneira aleatória, sem focar apenas nos otakus. Portanto, ela reflete de maneira bem transparente o gosto do leitor japonês comum.


Doraemon, para espanto de alguns não ficou em primeiro lugar - mas One Piece ser o mais votado também não espanta, já que é o mangá mais lido atualmente e a pesquisa teve apenas a participação de adultos. Alguns medalhões ficaram de fora e outros previsíveis ficaram entre os dez mais e - outros espanto para os otakinhos brasileiros - o "deus do mangá" Osamu Tezuka também está entre os dez mais, provando que sua obra continua admirada e em alta entre os japoneses.


O resultado da enquete pode ser visto neste link (em japonês, mas infelizmente, sem a quantidade de votos que cada mangá recebeu) e os dez mais votados foram os seguintes:

01 - One Piece

















02 - Doraemon

















03 - Gin no Saji

















04 - Dragon Ball

















05 - Hi no Tori (A Fênix de Ossamu Tezuka) 

















06 - Hadashi no Gen (Gen Pés Descalços)

















07 - Uchyuu Kuoudain (Space Brothers)

















08 - Slam Dunk

















09 - Naruto

















10 - Chihayafuru

















E você, qual mangá leria ou recomendaria a uma criança brasileira?




2 comentários:

  1. sei la do jeito q ta é so naruto mesmo se bem q nem mesmo eu leria,mais eu recomendaria kinnikuman

    ResponderExcluir