28 de mar. de 2014

Cyber City OEDO 808 - Cyberpunk Classudo!

Quantos otakus da nova geração já assistiram Cyber City Oedo 808? Quem não viu, precisa ver!


Esta semana uma forte onda saudosista desceu na Comunidade Animax, que você pode conhecer e participar neste link. Os membros lembraram de muitos animes clássicos que já foram exibidos no Brasil: Caçadores de Elfas, Jovens Guerreiros, Zillion, Cavaleiros do Zodiaco (que completa 20 anos da estreia por aqui este ano) e até mesmo o jurássico Sawamu o demolidor. E outros que não foram exibidos por aqui mas são bem conhecidos dos otakus medianos, como Lodoss War e Bubblegum Crisis (a série de OVA). Como os animes mais óbvios já foram comentados, só me restou apelar para series praticamente desconhecidas por aqui, e vou começar chutando o balde!


Cyber City Oedo 808 é uma série de OVA com 3 episódios + um graphic adventure videogame com uma ótima historia, mas infelizmente disponível apenas para o arcano PC-Engine. Os episódios foram lançados entre junho de 1990 e outubro de 1991, e o videogame em março de 1991, bem no auge do sucesso da série. A produção é totalmente do Studio MAD HOUSE (site oficial neste link), famoso por seus animes de alta qualidade, sempre abusando dos tons escuros, dando um clima "noir" ao anime. A série é uma criação original de Juzo Mutsuki (o mesmo criador de Devil Hunter Yoko e Hand Maid May - mais infos sobre ele neste link), sem adaptações para mangá ou light novel.


A historia se passa em 2808 na cidade de Neo Edo (nossa atual Tóquio, que na era do Japão feudal tinha o nome de Edo). Três criminosos condenados por pencas de crimes, cada um, a centenas de anos de prisão numa penitenciária orbital, recebem uma oferta irrecusável do chefe da Polícia Especial de Oedo Juuzou Hasegawa: trabalharem como caçadores de criminosos.


Para cada missão bem sucedida, alguns anos de suas penas serão descontados até serem livres novamente. Mas para garantir que eles vão trabalhar direitinho, uma coleira é presa em seus pescoços. Se tentarem tirá-la, ela explode. Se não conseguirem prender o criminoso estipulado no prazo estabelecido por Juuzou, ela explode. Se voltarem a cometer algum crime ou desobedecerem uma ordem, basta Juuzou apertar um botão em seu isqueiro de dourado e a coleira explode. A unica vantagem neste acordo dos infernos, alem do desconto em suas penas, é quando conseguem prender um criminoso antes do prazo estabelecido. Então, o tempo restante lhes pertence, para descansar totalmente livres... até a próxima missão suicida!


Sem outra escolha alem de morrerem de velhice orbitando a Terra dentro de uma jaula, e ansiando serem novamente livres, os três criminosos concordam em se tornarem os "cães de caça" de Juuzou presos a ele, literalmente, por coleiras. E assim Shunsuke Sengoku (apelido Sengoku), Merill Yanagawa (apelido Benten) e Rikiya Gabimaru (apelido Gogol) recebem suas Jitte (mais detalhes neste link), a arma usada pela policia da antiga Edo e simbolo de sua autoridade. O próprio estratagema de usar criminosos para prender outros criminosos vem também do Japão feudal, onde esta pratica era chamada de houmen.


Cada um dos três episódios tem 45 minutos de duração com historias fechadas, narrando missões onde os três atuam em conjunto, mas com um deles sendo o protagonista:

Episodio 1 - "Virtual Death" (ou "Time Bomb", ou "Memories Of The Past", dependendo do país onde foi lançado) - destaque para Sengoku, o mais desbocado e cabeça quente do grupo. Seu apelido, claro, vem do lendário Sengoku.


Episodio 2 - "Psychic Trooper" (ou "The Decoy", ou "The Decoy Program"): destaque para Gogol, combinação perfeita de cérebro e músculos, alem de ser um hacker de primeira!


Episode 3 - "Blood Lust" (ou "The Vampire", ou "Crimson Media"): destaque para Benten, que tem uma aparência andrógina e é o mais ágil e gentil do grupo. Seu apelido vem da deusa Benten ou Benzaiten, um dos sete Deuses da Fortuna (mais detalhes sobre esta deusa neste link).


Juntos, eles combatem o crime em Oedo numa caça sem quartel por grandes criminosos, correndo direto ao perigo com uma alegria suicida, até o dia em que possam ser novamente livres. É um jogo com apostas altas, prêmios igualmente altos e onde falhar não é uma opção.


Um dos grandes clássicos dos animes estilo cyberpunk dos anos 1990, OEDO 808 é indispensável para todo otaku que curte series com boas histórias e animação de primeira - e nisso, a MAD HOUSE nunca nos decepcionou!

Abaixo, link para assistir os episódios via youtube, legendados em inglês. Quem souber onde podem ser baixados ou vistos com legendas em português, favor nos informar para disponibilizarmos aqui.

Episodio 1


Episodio 2


Episodio 3



Em breve, mais perolas arcaicas da animação japonesa para vocês!


5 comentários:

  1. Esse OVA é muito louco mesmo ! Realmente MAD HOUSE não decepciona mesmo , já tinha produzido também o Black Lagoon , quem curte GTA vai curtir também o Black Lagoon e até a consagrada Marvel a MAD HOUSE já tinha feito anime pra ela , assim como o Ironman , Wolverine, Blade e os X-Men !

    ResponderExcluir
  2. O Projectos Oldschool (Fansubber de Portugal) é especializado em animes oldschool, mas Ripados com qualidade de Blu-Ray. Aquí tem o link pro Cyber City OEDO: http://www.projectosoldschool.com/cybercity/cyber-city-oedo-808/

    Lá tem muita coisa boa, como o movie do Street Fighter II em HD, Devilman, Hokuto no Ken, Urotsukidoji, e etc.

    ResponderExcluir
  3. Vc expressou bem no titulo do post 'Cyberpunk classudo' finalmente vejo alguem com bom gosto q sabe reconhecer a verdadeira Essência Cyberpunk ( me sinto muito sozinho nesse assunto pois não conheço ninguem com mesma visão futurista, as vezes sinto como se eu fosse do futuro ^^ vc tbm tem essa sensação? Hehehe enfim...) e esse anime é muito Top, ele conseguiu transmitir bem o conceito cyberpunk, q pena q não tenham muitos animes iguais a este, parece até q os japas fazem de propósito tem um turbilhão de animes bobos mas os tops mesmo eles não querem fazer como se estivessem escondendo o ouro da gente Hahaha Será ? Várias tretas rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir