Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Ok, bandeira branca, me rendo. Já tenho meu anime favorito desta temporada de inverno, e é WITCH CRAFT WORKS! Joguei a toalha 15 minutos atrás, quando terminei de assistir o quinto episódio
Os que não concordarem podem torcer o nariz, tirarem sarro e xingarem, mas como sempre digo, não dá para fazer qualquer análise DECENTE de um anime para TV antes de ver até o quarto/quinto episódio! Tentei de verdade curtir outras séries desta nova leva, e até me diverti com vários deles! Mas só um conquistou meu coração.
Motivo: Witch Craft é bom naquilo que todo anime deveria se esforçar por conseguir: DIVERTIR! Está equilibrado, servindo doses justas de ação, mistério, humor, romance e personagens carismáticos - alguns estupidamente poderosos e que usam magias estupidamente destruidoras! As bruxinhas não pegam leve na hora da briga!
A direção é muito competente, graças a mão experiente de
Tsutomu Mizushima, diretor que tem em seu currículo séries consagradas como
Blood-C, dois movies de
Crayon Shin-chan,
Genshiken,
Girls und Panzer,
Unbalance,
XXX Holic e
Yondemasu yo Azazel-san. Para uma relação completa dos trabalhos de Tsutomu, veja
este link.
A animação está ótima, usando o habitual esquema de animar em 3D parecendo 2D, imitando a textura e cor dos velhos animes pintados à mão no acetato. Se não ficamos atentos, a maioria das animações digitalizadas passam batidas de tão bem feitas que estão!
Outro ponto positivo: o fanservice é quase ZERO, apesar de ser malicioso vez ou outra - e olha que garotas bonitas não faltam! E o pouco "moe" presente não chega a intoxicar o clima da história. Em resumo, é um anime balanceado que não apela para closes nas calcinhas das personagens - coisa rara de se ver ultimamente, aliás.
E o melhor é que se trata de um MANGÁ adaptado para anime - coisa cada vez mais rara nesta época em que as light novels rulam impiedosamente. Ela é publicada na revista de mangá bimestral
Good! Afternoon da editora
Kodansha desde janeiro/2011 e tem 6 volumes até o momento. E com o lançamento do anime - podem apostar - a série ainda vai longe, principalmente se der uma boa audiência!
Ryuu mizunagi, criador e mangáka da série, deve estar muito feliz e mais ocupado do que nunca!
Está na dúvida se vale a pena? Dê uma olhada na abertura:
Achei o fechamento bem mais divertido, com as bruxinhas "vilãs" passando por todas as formas de tortura medieval que eram aplicadas nas pessoas acusadas de bruxaria pela Inquisição Católica, durante a idade média:
Se quiser assistir a série, o fansubber
Punch está lançando toda terça-feira (umas 12 horas depois de exibido no Japão)
neste link. Outro fansubber que está legendando com mais calma é o
Sakura Animes, disponível
neste link.
Caso não queria esperar os próximos episódios do anime, pode-se ler o mangá até o capítulo 11 em português
neste link, e até o episódio 25 em inglês
neste link ou
neste outro link.
Se você está atrás de uma série despretensiosamente divertida cheia de bruxas, magias, humor, explosões, destruição descontrolada e um romance meigo, minha dica é Witch Craft Works. Vale o tempo gasto.