3 de jan. de 2014

Ita-Ema: pedidos de ano novo à maneira Otaku!

Conheça uma nova moda ainda pouco conhecida na cultura Otaku: Ita-Ema, as placas votivas xintoístas inspiradas em mangás/animes!



Nos anos 1980, surgiram no Japão os Itasha (痛車) - carros com pintura/estampas temáticos de anime e que já foi assunto neste link. Com o tempo, outras variantes surgiram: Itansha (痛単車) para motos, Itachari (痛チャリ) para bicicletas, Itanails para unhas como mostramos nesta matéria e também os chocolates na forma de personagens de anime/mangá, chamados de Ita-choco que já comentados nesta outra matéria. Os "ita-alguma-coisa" se tornaram definitivamente parte da subcultura otaku, e nos últimos anos invadiram também os templos xintoístas japoneses com os Ita-ema - placas de madeira votivas, usadas principalmente no começo do ano!


As Ema (絵 马 ) são pequenas placas de madeira votivas onde os xintoístas escrevem suas orações e desejos. Elas ficam então penduradas no santuário onde os kami (espíritos ou deuses) as recebem e atendem os pedidos. Elas podem carregar fotos ou desenhos de animais ou outras imagens Shinto, e muitos têm escrita a palavra "gani" (愿意) que significa "desejo". Nos tempos antigos, as pessoas doavam cavalos aos santuários para ganhar o favor dos deuses, mas com o tempo este costume foi sendo substituído por placas de madeira com a imagem de um cavalo, até chegar nos tempos atuais onde desenhos de vários tipos são aplicados.

Placa Ema do Santuário Itsukushima, com um galo 
As Ema servem para vários desejos, os mais comuns sucesso no trabalho, em exames, felicidade conjugal, ter filhos e saúde. Alguns santuários se especializaram em determinados tipos dessas placas, e os maiores podem oferecer mais do que um tipo. A venda das Ema a ajudam sustentar os santuários. Para o pedido ser atendido, é necessário escrever na placa o que se deseja, mas os modelos disponíveis já vem escritos com os pedidos mais comuns para quem não quer perder tempo, e há Emas apenas com o desenho para escrever algum pedido mais específico.


Com a segmentação das Ema, o Santuário Xintoísta de Kanda, próximo ao bairro de Akihabara - a Meca Sagra Mundial dos otakus - adotou definitivamente esta subcultura ao colocar placas com desenhos de personagens de animes/mangás/videogames à venda! Em 2009, haviam apenas oito Emas com a temática otaku. No ano seguinte, aumentou para 14 e neste começo de 2014, existem mais de quarenta modelos diferentes à venda! Com todo este sucesso os Ita-ema (痛 絵 马) conquistaram seu espaço dentro da subcultura otaku e nos templos Xintoístas. Alguns artistas de videogames como Yuka Nakajima (character design em Papa no Iukoto o Kikinasai! - Ouçam o que o Papai Diz!) e Manabu Aoi (character design em Senran Kagura) - desenharam os Ita-ema para o Santuário Kanda.

Local onde as Ema são penduradas - note que algumas delas foram desenhadas pelos próprios pedintes! 
E assim, com apenas cinco anos de existência, os Ita-ema se tornam mais um item na subcultura otaku. E claro, graças a matérias como esta em vários outros sites e blogs, os fãs de anime/mangá ao redor do mundo que tiverem chance de visitar Tóquio e passar pelo bairro de Akihabara, provavelmente incluirão em seu roteiro turístico uma visitinha ao Santuário Kanda para comprar uma destas simpáticas plaquinhas votivas. Porque o destino das Ema penduradas em Santuários é serem queimadas depois de algum tempo - faz parte do ritual para que os pedidos sejam atendidos!


Gostaríamos de agradecer ao Templo Xintoísta do Brasil por nos atender de tão boa vontade quando telefonamos, tirando algumas dúvidas sobre as Ema. Arigatou!





E isto é algo que, definitivamente, só poderia surgir no Japão...


Nenhum comentário:

Postar um comentário