17 de dez. de 2013

Mangá de "Ataque dos Titãs" tem Venda RECORDE!

Atenção, fãs de Shingeki no Kyojin (Ataque dos Titãs no Brasil): dancem, soltem rojões, comemorem! A sua série favorita é a grande revelação e sucesso de 2013.



O volume de 12 em tankoubon (literalmente, livro de bolso) da série é um sucesso de proporções... titânicas! Ele superou a venda de todos os mangás deste ano, perdendo apenas para One Piece.

Com 2,2 milhões de cópias vendidas até o momento do recém-lançado volume 12 , os Titãs de Hajime Isayama esmagaram até mesmo mangás "modinha" de longa duração como Naruto e Kuroko no Basket, que só conseguiram passar a "insignificante" marca de um milhão de exemplares este ano com seus respectivos tankoubons. Só One Piece prossegue um impávido colosso, conseguindo vender até 4 milhões de cópias nos volumes de tankobon lançados este ano. A matéria sobre esta venda titânica pode ser vista neste link (em japonês).


Quando seu primeiro volume de tankobon foi lançado no primeiro semestre de 2010 (a série começou a ser publicada em setembro de 2009 na Bessatsu Shounen Magazine, que é mensal), Ataque dos Titãs vendeu cerca de 40.000 cópias, apenas. Mas agora, no auge de seu sucesso mundial graças principalmente a fantástica série de TV exibida este ano, o volume 12 alcançou rapidamente mais de 2 milhões de exemplares vendidos - cerca de 50 vezes mais que a primeira edição!


No total, os 12 volumes de Ataque dos Titãs já venderam cerca de 28 milhões de exemplares em tankoubon (mais de 15 milhões só este ano!). Mas existe ainda um longo caminho a percorrer antes de alcançar o campeão absoluto em vendas de todos os tempos:  One Piece, com mais de 300 milhões e contando! Vencer Luffy é um desafio digno para qualquer Titã Colossal!


Mas ao mesmo tempo que todos comemoram o sucesso da série, devemos também ficar preocupados. O motivo para isso é que com este sucesso, a editora Kodansha deve estar pressionando o Hajime para "esticar" a série o máximo que puder! É uma velha lei do mercado editorial japonês para qualquer mangá: não está vendendo bem? Encerre a série e coloque outra no lugar. Está vendendo bem? Que continue a ser publicada e estique a história! Assim foi com Dragon Ball, e está sendo com One Piece, Naruto, Kuroko no Basket e outras.

Nenhuma editora publica mangá porque "gosta" ou "para agradar o público". O interesse delas é vender e lucrar em cima da paixão dos fãs! Pode ser um sistema cruel para os otakus idealistas, mas é graças a eles que temos tantos mangás legais. É um sistema eficiente e funcional, mas desapaixonado nas séries que publica. O objetivo final é o lucro, nada mais.


E por conta deste lucro, os primeiros sinais que a série vai longe tenha ou não Hajime boas idéias para continuá-la já foram vistos no primeiro OVA recentemente lançado, onde um episódio do mangá foi utilizado e bastante esticado. O resultado final ficou ótimo, sem dúvidas, mas vê-se claramente que este será o futuro nos próximos animes de Ataque dos Titãs: mais ação, muita ação, e pouca história (Dragon Ball e Bleach mandam um "oi"!). E com o filme live-action vindo aí em 2015 como já comentei nesta matéria, é claro que o mangá vai durar pelo menos até sua estreia nas telonas!


Outro sinal de quanta água vão colocar neste feijão veio do próprio Hajime, que em uma entrevista recente quando interrogado sobre o final da série, afirmou o que segue:

Reporter - O final - você disse publicamente que teve um final específico para Shingeki previsto desde o início. Você está hesitante em relação a isso?

Hajime - O enredo é muito solto, tem havido novos elementos adicionados e alguns personagens ganham vida de uma forma muito inesperada.

Reporter - Então, a história ganhou vida por conta própria, e agora pode ter um final diferente do que você tinha planejado desde o início?

Hajime - Isso mesmo!

Reporter - Isso é uma grande mudança . Eu li todas as suas entrevistas anteriores e cheguei a pensar que você tinha planejado um final mega-traumático.

Hajime - Eu estou perdido em relação a isso. No início, ia ser um final traumático como no filme "Névoa", onde todo mundo morre - eu queria fazer algo parecido. Mas vendo quantos fãs começaram a acompanhar Shingeki por causa do anime, simplesmente não posso fazer uma coisa criminosa como essa para eles, então eu  não posso finalizar como realmente queria.

Reporter - Ohhhh...

Hajime - Estou realmente perdido, não estou?

Ele não disse diretamente, mas fica óbvio pelas respostas que a Kodansha já deu sinal verde para ele prolongar a série o máximo que conseguir.


Mas antes que os fãs mais radicais entrem em parafuso e corram para as montanhas, quero lembrar que isto é apenas uma preocupação - não há nenhuma certeza que a história vá ficar mais rala ou sem graça por conta das "esticadas" que com certeza Hajime terá que fazer. Afinal, One Piece está sendo publicado há 17 anos e continua com uma ótima história! Portanto, só o futuro dirá se esta minha preocupação é ou não fundamentada - coisa que só saberemos daqui um ano, com mais alguns volumes publicados.

Até lá, vamos desfrutar de Ataque dos Titãs ao máximo, porque é um mangá de aventura que realmente está valendo a pena ler. E nem precisou de personagens "moe" ou doses cavalares de fanservice para ter sucesso!

8 comentários:

  1. Katsuhiro Otomo uma vez declarou que o final que usou em Akira foi totalmente diferente do que ele havia planejado no começo. Isayama pode simplesmente estar passando pela mesma coisa, um autor pode ter muitas ideias diferentes conforme cria sua história, o que era relevante perde a importância e detalhes passam a ter peso.

    Acredito que ele pode dar uma esticada na história, pra aproveitar o sucesso, mas ele sempre pareceu tão determinado a quebrar padrões (uma série Shonen sem fanservice? QUEM DIRIA?), que ele pode fazer isso novamente, no tocante a duração de sua história.

    ResponderExcluir
  2. Otimo post!

    E realmente, esperemos e vejamos o que vem por aí.

    Até: VOU MATAR TODOS OS TITÃS!

    ResponderExcluir
  3. hater detect

    oque seria mangas modinhas de LONGA duraçao? ataque dos titas é bom mas ele é mensal nunca sera pareo contra um semanal da qui um ano ninguem nem vai mais ouvir falar dele kkk

    ResponderExcluir
  4. Alguém poderia me ajudar, não estou conseguindo cadastrar meu e-mail pra receber as noticias do site, só aparece esse erro "The feed does not have subscriptions by email enabled" ... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Atualmente nosso registro está com um problema, Joseane. Mas já estamos trabalhando para resolver isso.

      Excluir
  5. Li o primeiro volume do mangá e não acompanho o anime, mas espero que o enredo não enverede por caminhos como outra obra que está em publicação, Berserk, cuja história foi amenizada vertiginosamente.

    ResponderExcluir
  6. Isso porque o autor da bagaça desenha igual a fanzineiro em início de carreira, agora imagina se ele desenhasse decentemente.

    ResponderExcluir