3 de dez. de 2013

Criador de Gundam Critica Duramente "Ataque dos Titãs"

O grande sucesso de 2013, a série de mangá/anime Shingeki no Kyojin (O Ataque dos Titãs) está longe de ser uma unanimidade entre os fãs e os profissionais da animação japonesa.


A voz mais alta a dizer com todas as letras que não gostou dos Titãs devoradores de gente deu sua palavra final sobre o assunto no dia 19 de novembro de 2013, quando foi postada a polêmica entrevista com Yoshiyuki Tomino num blog japonês neste link. Tomino é animador, diretor, roteirista e mais conhecido como o criador da série Gundam - o robô gigante de combate mais icônico dos animes.


Digam o que quiserem sobre Tomino, mas ninguém poderá negar que ele é um homem de "papo reto" - reto até demais, sincero até demais. Famoso por suas críticas a animes com robôs feitos por outros diretores, em outubro de 2013 ele soltou uma declaração contumaz sobre os viciados em videogame: "Se seu filho quer jogar videogames o dia inteiro, desista dele"! É o que disse Tomino, acrescentando: "Uma vez que alguém chega à idade de 20 anos ou mais, é impossível dizer-lhes o que fazer. As decisões são responsabilidade da própria pessoa." (matéria completa sobre este "conselho" está neste link).


Uma das coisas que o fez bem conhecido no Japão, é ser curto, grosso e contundente em suas declarações e comentários a qualquer mangá/anime sobre mechas feitos por "rivais". O caso mais conhecido foi a relação e reação de Tomino à declaração de Anno Hideaki, criador e diretor da idolatrada série Evangelion, que disse publicamente várias vezes ser Space Runnaway Ideon (criada e dirigida por Tomino) uma das fontes de inspiração para os Evas. Ao invés de apenas agradecer pela homenagem e reconhecimento (Ideon foi um quase fracasso de audiência, mas hoje é considerado "cult"), Tomino subiu nos tamancos. Ele criou e dirigiu a série Brain Powerd em 1998, dizendo ser sua resposta a Evangelion ou, como ele mesmo falou: "um Evangelion bem feito". Brain Powerd é considerada umas das PIORES séries feitas por Tomino. Teria ganhado mais se ficasse calado... Outro rumor afirma que Tomino detesta Evangelion e/ou Anno Hideaki.


Desta vez Tomino apontou seus canhões para o mais recente sucesso de exportação da cultura pop do Japão: a série Ataque dos Titãs, criada pelo mangáka Hajime Isayama e publicada na Bessatsu Shounen Magazine desde setembro de 2009, e que ganhou sua versão animada em abril de 2013. Na breve entrevista que deu, ao mesmo tempo que Tomino elogiou Hajime Isayama pelo sucesso, ele atacou duramente tanto o conceito e história da série (gigantes atacando e devorando pessoas) como o estilo de ilustração, considerando ambos como "bruto e grotesco".


Para Tomino, a violência e representações grotescas estão no mesmo nível da pornografia, e ele nem sequer quer falar sobre Ataque dos Titãs, muito menos lê-lo! "Absolutamente, eu não quero ler este mangá e não quero avaliá-lo!" - Foi seu dizer textual, e acrescentou - "Ataque dos Titãs é difícil de ser reconhecido como um trabalho". Se levarmos em conta que Tomino sempre criou, escreveu e dirigiu animes sobre mechas (robôs), faz até um pouco de sentido que um mangá cheio de gigantes assustadores e pessoas sendo devoradas com as tripas expostas não seja de seu agrado. Mas sem dúvidas, faltou uma boa dose de diplomacia e tato em suas críticas.


Tomino ganhou uma reputação mundial por suas palestras de "papo reto" opinativas e divertidas, como as que deu em março de 2004 quando esteve no Brasil. Tive a oportunidade de participar das duas que ele realizou em São Paulo na época, e posso garantir que em "Sampa" Tomino foi uma pessoa educada, agradável, brincalhona e atenciosa com os fãs. Mas ele é humano como todos nós, e tem seus defeitos, sendo o mais aparente não aceitar que outras séries tenham tanto ou mais sucesso e reconhecimento como suas obras já tiveram ou ainda tem. Mas isso em nada desmerece suas criações, que divertiram e cativaram milhões de pessoas em todo o mundo graças não apenas aos estilosos robozões de combate, mas principalmente por seus personagens muito humanos, cheios de atitudes boas e más - exatamente como Tomino.

Na imagem acima, mais de 100 personagens das várias séries Gundam lançadas de 1979 até  hoje.

8 comentários:

  1. A impressão que tenho é de que Tomino trem um ego extremamente frágil. Ele se sente confortável por ter criado Gundam e feliz com a idolatria que sua série recebe, mas não aceita que outros autores criem derivados do gênero que ele ajudou a popularizar.

    Sou o primeiro a criticar Evangelion, acredito que é uma série extremamente falha com um dos enredos mais esburacados e personagens mais unidimensionais que já vi. Mas daí a ver um autor criar uma série meia boca e clamar que é "Evangelion bem feito", isso é de uma estupidez e de uma auto egolatria absoluta.

    "Olhem para a minha obra, minha! Não a do outro autor! olhem pra mim! Eu, eu eu eu eu eu!!!"

    E ele criticar Attack on Titan unicamente pelo visual dos gigantes e sem ler a história? Isso mais me parece com aquelas crianças que nunca comeram salada mas "não gostam". Sim, os gigantes são horrendos e repelentes, mas mesmo isso foi uma decisão extremamente bem calculada de Hajime Isayama. E alguém que trabalhou na indústria do entretenimento deveria saber disso, ou pelo menos ter uma noção de que nada em uma história é decidido de forma arbitrária.

    Mas bem, se ele criou "Evangelion bem feito", pode ser que todas as obras de Tomino não passem de amontoados de decisões arbitrárias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SNK=2ºMANGÁ MAIS VENDIDO DO ANO - ÚNICO ANIME JAPONÊS EXIBIDO EM 7 CANAIS DO PAÍS - GEROU 3 OUTRAS HISTÓRIAS BASEADA NA ORIGINAL EM APENAS DUAS TEMPORADAS DE ANIME...ISSO POR QUE SHINGEKI S É FODA DEMAIS COM UMA HISTÓRIA SUPER ORIGINAL E INTELIGENTE QUE PROMETE MUITO,ENQUANTO OS OUTROS FALAM HAJIME SE CONSAGRA COMO MUITO MAIOR QUE ESSE MERO CRIADOR DE GUNDAM E ENCHE O BOLSO DE DINHEIRO,GARANTO QUE MUITO MAIS QUE ELE!!!! ^^ \O/

      Excluir
    2. "HAJIME SE CONSAGRA COMO MUITO MAIOR QUE ESSE MERO CRIADOR DE GUNDAM E ENCHE O BOLSO DE DINHEIRO,GARANTO QUE MUITO MAIS QUE ELE!!!"

      Tem gente aqui que nunca deve ter assistido um episodio de Gundam na vida pra falar tanta asneira........

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Opiniões serão, sempre, nada mais do que opiniões. Ninguem é dono da verdade, alem da verdade para ele proprio. Tomino não gostou de SNK, eu, particularmente, sou dividido quanto a série, independentemente de ter sido um sucesso ou não.

    Só por que uma série tem um enorme sucesso, não quer dizer que ela será considerada "boa" por todo mundo, ao mesmo tempo que uma série de pouco sucesso será universalmente considerada "ruim". O mesmo para os roteiros, estilos de arte, animações, etc.

    Na minha opinião, Shingeki no Kyojin tem um roteiro horrivel e uma trama péssima, personagens muito esteriotipados (Desconto por ser um Shonen até certo ponto) e uma arte realmente não muito "agradavel" (Tanto manga quanto anime). Por outro lado, as sequencias de ação são intensas e explosivas, sem pausas desnecessarias para dialogos, e uma animação / traços com peso nos golpes e impactos. Num total, é a trama e cenário são horríveis, mas com uma excelente sequencia de ação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. SNK é sofrível não sei como algo tão previsível e ilógico fazer tanto sucesso, é como funk faz sucesso monstro e não possui conteúdo artístico nenhum, só apelação com meninas seminuas e falar de tráfico de drogas, SNK apela pro sensacionalismo tal como o jornalista José Luiz Datena quando fala de crimes, usa de música boa e alguma açãozinha pra disfarçar que o roteiro, trama e personagens são fracotes tal como capotes.

      Excluir
  3. Da pra ver pelo ser comentario que nunca leu SNK. Isso é ctz.

    ResponderExcluir