12 de nov. de 2013

Mangá do Começo ao Fim


Foto tirada nesta tarde de terça-feira na gibiteria Cidade de Papel, ao lado dos cinemas do Shopping Metrô Tatuapé
Já está nas bancas de São Paulo meu primeiro livro: Mangá do começo ao fim. É uma antologia que reúne 7 matérias que escrevi entre 2010 e 2012, e que foram publicadas em várias revistas, onde o tema são os mangás - nome dados às histórias em quadrinho japonesas.


Capa e contra-capa do livro "Mangá do Começo ao Fim"
Atendendo ao convite do meu considerado Carlos Mann, que me encomendou várias matérias sobre mangá ao longo dos anos, para reuni-las em um livro a ser publicado pela Editora Discovery, eu as reuni, organizei e revisei, atualizando as informações e corrigindo eventuais erros. O resultado final ficou bem melhor do que eu esperava, com um bom conteúdo tanto para fãs como para iniciantes. As matérias foram organizadas de forma a qualquer pessoa que não conhece mangá possa ter uma noção do que é, como surgiu e como funciona o mercado dos quadrinhos japoneses - um negócio que movimenta bilhões de dólares anualmente. Os fãs mais exigentes também irão gostar, pois existe muita informação histórica importante que até onde sei, não foi reunida em uma única publicação no Brasil. Abaixo segue o índice das matérias


E como já acontece desde os saudosos tempos das revistas Japan Fury e Animax, haverá um pouco de humor e polemica. A principal, e por isso repito em algumas matérias, é que Osamu Tezuka NÃO É O CRIADOR DOS OLHOS GRANDES NOS PERSONAGENS DE MANGÁ como muitas vezes foi dito em revistas brasileiras. E como sempre, mantendo o meu estilo de escrita coloquial, onde puxo o leitor para uma conversa em forma de leitura.


 Apesar de termos centenas de mangás publicados no brasil atualmente,a  ponto de todas as bancas terem que reservar um bom espaço apenas para eles, temos poucos livros com informações históricas e análises mais profundas desta maravilhosa arte oriental. com este humilde livro, espero preencher um pouco desta lacuna.

Uma das primeiras ilustrações com "Olhos grandes" - publicada numa revista de Shoujo Mangá por volta de 1932

Há muitas pessoas que me ajudaram e apoiaram durante a elaboração deste livro, e gostaria de agradecer a elas;

Ao Carlos Mann pelo convite e confiança.

A Discovery Publicações pela oportunidade e capricho na impressão do livro.

A Gibiteria Comix e a Art Camargo pelo importante Apoio Cultural.

Ao Yuri Botti pela ótima diagramação e paciência nas revisões.

Ao grande amigo Eduardo Miranda pelo apoio e incentivo - e também pelo texto sobre mim no final do livro! Tu é dez, cara!


E um agradecimento especial vai para todos os fãs de mangá que acompanharam e acompanham meus trabalhos e publicações durante todos estes anos de jornalismo. O que escrevi foi sempre pensando em vocês, e para vocês. Obrigado de coração pela atenção, confiança, amizade e apoio.

"Sasayaki no Komichi" por Katsudi Matsumoto para a revista Shoujo no Tomo -  Setembro de1934. Osamu Tezuka ainda não completara 6 anos, e os olhos grandes já eram desenhados e publicados! 
Apesar do livro já estar à venda, ainda pretendo realizar uma tarde de autógrafos. Aguardem que em breve divulgarei local e data.

E desde já, a todos que comprarem seu exemplar de Mangá do começo ao Fim, o meu muito obrigado!

4 comentários:

  1. Aguardo sessão de autógrafos para comprar o/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Peixoto!
    Gostaria de perguntar se o seu livro está sendo vendido em algum site?
    Eu queria muito adquiri-lo, pois será, com certeza, muito útil para a minha pesquisa monográfica! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Madoka Mágica! Que legal *____*

    ResponderExcluir
  4. Ótimo livro! Cheio de imagens bacanas e ótimas matérias! Muito interessante o aspecto social sobre o Japão!

    ResponderExcluir