13 de ago. de 2013

Policia Persegue Cosplayers no Japão?


Em maio e junho deste ano, dois casos de cosplayers detidos pela polícia japonesa foram noticiados mundialmente pela internet. Apesar de todas as pessoas fantasiadas que perambulam à vontade pelas ruas do bairro de Akihabara em Tóquio, aparentemente em outros lugares existe uma velada restrição se alguém quiser passear vestindo seu cosplay. Vejam os dois casos abaixo e julguem por si mesmos:

Stormtrooper é Preso em Sapporo

Stormtrooper andando tranquilamente pela Estação de Sapporo, antes de ser "enquadrado" pela polícia.
No dia 26 de maio de 2013, um cosplayer caprichou tanto em sua fantasia de Stormtrooper, que alguém o confundiu com um soldado de verdade e chamou a polícia após vê-lo passeando na estação de Sapporo! Parece loucura que alguém no mundo civilizado desconheça um Stormtrooper da icônica série Star Wars. O mais provável é que o denunciante foi um daqueles adolescentes totalmente alienados que nunca tem tempo para verem filmes clássicos, pois só ouvem música hip hop e jogam videogames. Ou então, foi alguém a fim de zoar com a polícia. O pobre Stormtrooper ficou muito chateado com a situação, é claro. Mas por outro lado, ter uma fantasia tão realista a ponto de provocar uma resposta da polícia, é algum tipo de honra para qualquer cosplayer. A polícia tinha seus motivos para agir tão rigidamente com um inofensivo cosplayer, mas antes, precisamos narrar outro caso interligado com nosso Stormtrooper azarado:

Tweet com foto, avisando da prisão do Stormtrooper.
Em um incidente separado e ocorrido no mesmo dia na estação Sapporo, um homem vagava pela estação vestindo apenas cueca! Até onde sabemos, andar de cueca não é ilegal no Japão, mas a polícia o deteve também. Ambos foram vítimas indiretas de um trote anunciado no mesmo dia 26 de maio, quando um usuário anônimo alertou via Twitter que planejava matar alguém em Sapporo. Com a propagação quase viral do tweet, e o trauma que aqueles atentados com gás Sarin no metrô de Tóquio causou em 1995, a polícia e o público ficaram em estado de alerta. E assim, quando o "Capitão Cueca" e o cosplay de Stormtrooper apareceram perambulando pela estação de Sapporo, tiveram apenas o azar de estarem no lugar errado na hora errada, sendo presos de imediato e mais tarde, soltos sem maiores problemas.

O Tweet divulgado anonimamente, prometendo matar alguém na estação de Sapporo.
Matéria completa neste link (em japonês)


Polícia Prende Homem Vestindo Cosplay de Bailarina 


Omaru Uwabaki se apresenta regularmente em vários lugares de Tóquio aos finais de semana, sempre vestindo cosplay de bailarina e fazendo performances de dança realmente estranhas! Ele tem uma conta no twitter, acessível (em japonês) neste link, onde anuncia para seus mais de 23 mil seguidores (!!!) onde fará sua próxima apresentação, e posta fotos vestindo seus vários cosplays e fazendo uma cara perturbadoramente séria.


Se é atenção que ele deseja conseguir, tem sido muito bem sucedido - ao ponto de um policial prendê-lo em 30 de junho de 2013!

Momento em que Omaru é abordado por um policial 
Não está claro por que a polícia prendeu Omaru, embora a opinião predominante parece ser a de que não foi por indecência pública como muitos haviam pensado originalmente. Afinal de contas, ele não estava nu, e é uma visão muito menos ofensiva do que empresários bêbados cobrindo o chão do trem com vômito toda sexta à noite (e isso acontece muito no Japão, acreditem!).

Momento em que Omaru é levado pelo polícial.
Omaru não comentou o incidente em sua conta no Twitter, e a estranheza da detenção permanece, pois ele já havia feito várias outras apresentações em parques e estações de Tóquio, sem problema algum. Talvez alguma pessoa, se sentido ofendida com a dança graciosa de Omaru, tenha se achado no direito de denunciá-lo pelo crime de mau-gosto (do ponto de vista do denunciante, que fique claro).


Mas se a intenção era assustar Omaru e fazê-lo parar de se apresentar, o tiro saiu pela culatra. Ele está mais ativo e famoso do que nunca, já que depois da prisão e todas as matérias que rodaram o mundo noticiando o fato, seu número de seguidores no Twitter pulou de nove mil para os atuais 23 mil! O sucesso vem para alguns por caminhos misteriosos...


Abaixo seguem três videos com apresentações de Omaru. Divirta-se e note quantas pessoas param para vê-lo e fotografá-lo!



O último tenho que deixar apenas link direto, porque o Blogspot mais uma vez se recusa a postar o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Y6Wcy4KdoGw

Mas a estão ainda permanece: será que no Japão andar pelas ruas vestindo cosplay já te qualifica como um suspeito? Ou serão estes apenas casos isolados? Opiniões, por favor!



3 comentários:

  1. No caso desse bailarino/bailarina, não estaria mais para crossdresser do que para cosplayer, Peixoto?

    ResponderExcluir
  2. O fato do "soldado" tar passeando num local publico com uma replica de arma na mão tbm n deve ter tido nada a ver né xP

    ResponderExcluir
  3. Por um momento eu achei que era mais uma foto do José Roberto Pereira :-)

    ResponderExcluir