Que o Japão produziu alguns dos fãs mais radicais e doentios, isso ninguém mais questiona. Só neste blog, já comentei sobre um otaku ameaçando o autor da Light Novel "Ore no Imouto" apenas porque sua personagem favorita não estava sendo "bem tratada" na série como expliquei
neste link, aquele caso ainda em andamento um otaku "terrorista" ameaçando soltar gases venenosos nas escolas onde o autor de
Kuroko no Basquet estudou, caso ele não parasse de publicar o mangá como contei
neste link. E, aparentemente, o mesmo otaku terrorista ameaçou também o evento Comic Market 83 (dezembro/2012), caso houvessem fanzines de
Kuroko no Basquet à venda como está dito
neste link, e o evento para fãs do game Touhou Project que foi cancelado também por ameaças de um fã que detesta o jogo como está explicado
neste link. E o unico caso que conheço de um otaku não-japonês que fez algo extremo, aquele garoto russo que se matou porque o personagem Itachi Uchida (Naruto) morreu, como está detalhado
neste link. .
Mas sempre aparece alguém querendo bater o recorde: um otaku radical - mas radical MESMO - conseguiu superar todos os doidos acima ao tentar fazer um ataque fisico e direto contra uma dubladora!
A vitima foi a seyuu (dubladora em japonês) Rie Tanaka, 34 anos. Mas antes de contar o que aconteceu, convém falarmos do trabalho e fama de Rie para melhor entendimento. Caso deseje ler apenas sobre o incidente, pule para o subtítulo "O Atentado", mais abaixo.
A Vítima
Na ativa desde 1997, Rie Tanaka dublou mais de 100 personagens de animes e videogames, entre elas: Simca de Air Gear, Yomi de Azumanga Daoih, Chii e Freya em Chobits, Mariel em Hanaukyo Maid Tai, Lacus Clyne em Gundam Seed, Suigintou em Rozen Maiden, Ren Mikihaa em Fullmetal Panic e - um dos mais recentes - Akira Yamamoto no ainda em andamento Yamato 2199. Para ver a lista completa dos trabalhos de Rie, recomendamos a matéria da Wikipedia
neste link
Rie é também uma ótima cantora, tendo gravado varios albuns, singles, e mais de vinte canções dos animes onde atuou. Ela é considerada uma das dubladoras mais bonitas do Japão, com vários albuns de ensaios fotográficos publicados, onde esbanja sensualidade e deixa seus fãs muito felizes ao posar usando cosplays das personagens que dubla, fazendo dela uma das poucas seyuus que se fantasia regularmente.
Rie chegou a ter seu próprio fã-clube, chamado "Café de Rie", que encerrou as atividades exatamente um dia DEPOIS do seu casamento com o dublador Yamadera Kouichi, 52 anos, que dublou Ryouji Kaji em Evangelion, Spike Spiegel em Cowboy Bebop e Heathcliff / Akihiko Kayaba em Sword Art Online, entre centenas de outros - lista completa dos seus trabalhos
neste link. Ao que parece, eles já estavam de namorico escondido há varios anos, e decidiram finalmente se casar no dia 17 de junho de 2012.
Como de praxe no Japão para estes casos, o casamento só foi divulgado no dia seguinte à cerimônia, evitando que fãs de Kouichi e principalmente de Rie, que não ficaram nada felizes a saber que ela deixaria de ser solteira, pudessem descobrir onde seria o casório e fizessem alguma forma de protesto. Pois como já comentei sobre a dubladora Ayana Taketatsu que foi alvo da revolta de fãs radicais apenas porque está namorando - história completa
neste link - existem otakus que "exigem" da dubladora a mesma "exclusividade" das Idols - estas sim, proibidas até por contrato, de namorar. Com o casamento de Rie, e o fim abrupto de seu fã clube, muitos otakus ficaram de coração partido, e como sempre acontece alguns deles, incapazes de separar a realidade da ficção, ficaram furiosos com "traição" da dubladora.
O Atentado
No dia 22 de junho de 2013, foi realizado um evento para promover o lançamento do anime baseado no videogame Hyperdimension Neptunia, onde Rie dubla desde o lançamento do jogo em 2010 a personagem principal, Neptunia. Como era um evento oficial, foi anunciado para alegria dos fãs que todo o elenco de dubladoras estaria presente - Rie Tanaka inclusa, é claro.
|
Neptunia, Dublada por Rie Tanaka |
De acordo com o que foi publicado em vários twitters de pessoas presentes ou conectadas com o evento, o incidente aconteceu durante o talk show com o elenco de dubladoras, incluindo Rie Tanaka. anunciando o lançamento do anime Hyperdimension Neptunia. De repente, um homem armado com enorme pé de cabra subiu ao palco, gritando "há uma criminosa entre vocês!", exigindo aos gritos que Rie fosse trazida diante dele para enfrentar a "retribuição" pelo "crime de casamento".
Embora reafirmando às demais dubladoras apavoradas de que ele só queria "a criminosa", todas abandonaram o palco, escapando sem ferimentos - entre elas, a própria Rie. A equipe de apoio conseguiu levar o homem furioso para o lado de fora, e ele mesmo exigiu que "chamassem a polícia!"
Sem surpresa alguma, o evento foi cancelado e o homem, preso.
|
Foto tirada do lado de fora do evento, quando o agressor já preso entrava numa viatura da polícia. |
Fontes identificaram o homem como um fã extremista de Rie Tanaka, que esta furioso e inconformado por ela ter se casado. Ele foi, aparentemente, responsável por várias tentativas de sabotar seu fã-clube. Várias mensagens histéricas contra o casamento de Rie, e a possibilidade dela estar grávida, podem muito bem ter sido escritas por esta mesma pessoa. É, infelizmente, mais um comportamento maníaco e assustador que vários fãs de dubladoras e idols são notórios por realizar.
No blog de Rie Tanaka,
neste link (em japonês) há uma nota oficial, publicada em 23 de junho pela assessoria de imprensa, pedindo desculpas pelo cancelamento do evento e tranquilizando os fãs, avisando que Rie está bem, tendo apenas ralado o joelho quando fugiu do palco com as outras dubladoras, mas afirmando que ela ainda estava muito abalada emocionalmente. A direção do evento também se desculpou pelo cancelamento, e Chiyomaru Shikura, presidente da MAGES (empresa de dublagem, anime e games, responsável pelo evento), escreveu em seu Twitter:
"...parece que precisamos repensar a segurança desses eventos. Isso significa, obviamente, colocar guardas, bem como manter distância entre os fãs e artistas. Estou extremamente desapontado."
Apesar de ninguém ter se machucado seriamente neste incidente, o alerta sobre reforço na segurança feito pelo presidente da MAGES está certíssimo. Por causa de alguns dementes que não conseguem separar a realidade da fantasia, a distância física entre os fãs e dubladores, idols e mangákas deverá aumentar. Nunca se sabe quando outro ataque alucinado como este poderá acontecer novamente.