Os otakus brasileiros devem muito, mas muito mesmo, a este homem. Pois sem ele o anime e o mangá no Brasil, e a infância e o destino de milhões de fãs brasileiros seria completamente diferente!
Graças a intervenção do Eduardo Miranda é que a cultura otaku no Brasil deixou de existir apenas como nicho cultural restrito apenas a um punhado de pessoas sem contato umas com as outras. Vá lendo para conhecer uma trecho importante da história do mangá e do anime no Brasil.
|
Eduardo Miranda com os irmão Ricardo e Rodrigo Piologo do site Mundo Canibal |
Eduardo Miranda é radialista há mais de 25 anos, onde desenvolveu trabalhos na área de programação de filmes em emissoras como TV RIO e na TV GLOBO. Mas foi durante o tempo que trabalhou na extinta REDE MANCHETE (1991 a 1999), como Diretor da Divisão de Cinema, que se destacou por ter sido o responsável pela exibição de séries como:
Os Cavaleiros do Zodíaco,
Yu Yu Hakushou,
Sailor Moon,
Super Campeões,
U.S.Mangá,
Shurato,
Samurai Warriors,
Black Kamen Rider RX,
CyberCops,
Winspector,
Spielvan,
Patrine e
Ultraman, entre outros. E também batalhou pela renovação contratual dos já clássicos
Jaspion,
Jiban,
Jiraya,
Changeman,
Maskman,
Flashman e muitos mais.
|
Eduardo Miranda em sua sala na Rede Manchete, na época em que convenceu a Emissora a exibir Cavaleiros do Zodíaco - decisão histórica que impulsionou o surgimento da animemania e mangámania em massa no Brasil. |
Exatamente isso que você leu: sem a intervenção direta do Eduardo, convencendo a direção da Rede Manchete que valia apena exibir Cavaleiros, nada do que aconteceu de 1994 para cá teria acontecido. Ele acreditou no potencial da série, só sossegando quando Seya & Cia Blindada estrearam em setembro de 1994 - e o que aconteceu daí por diante é história. Sem a iniciativa e empenho do Eduardo, a "febre dos Cavaleiros" não teria acontecido, centenas de revistas informativas nunca teriam sido publicadas - entre elas, a Animax - centenas de milhares de fãs iriam curtir alguma outra série norte-americana, centenas de eventos nunca teriam acontecido. Eduardo é a prova de que um homem pode sim, fazer
A diferença!
|
Gilberto Barolli (a Voz de Saga de Gêmeos em Cavaleiros do Zodíaco) junto com Eduardo Miranda. |
Por sua experiência profissional e empenho pessoal para exibir tantas séries japonesas na Rede Manchete (em uma delas, colocou seu emprego em risco), lhe renderam o título de “O Pai dos Animes no Brasil” sendo convidado para palestrar em eventos por todo o País onde conta vários "causos" dos tempos da Rede Manchete. É sempre uma rara oportunidade ouvir suas palestras para saber algumas das curiosidades e intrigas nos bastidores de uma emissora de TV através de alguém que esteve lá por anos, e também para conhecer o maior responsável pela exibição de todas aquelas ótimas séries dos anos 1990 que tanta alegria deram a centenas de milhares de fãs.
Para maiores detalhes sobre a carreira de Eduardo Miranda na REDE MANCHETE é só acessar seu blog em:
Mas para vê-lo pessoalmente, só indo nos eventos que ele participa!
só tenho uma coisa a dizer a ele, MUITO OBRIGADO por me da a melhor infância que eu poderia ter.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirO que dizer desse cara. Eu o conheço a pouco tempo e parece que somos grandes amigos, se bem que ele é o responsável por introduzir CDZ, Shurato, Yuyu Hakusho e tantos outros na extinta TV Manchete. Aconselho a irem no bate papo no Animabc 15 vocês vão ficar de boca aberta e rir muito ao ouvir estórias dos bastidores do anime na Tv no Brasil. Abraço Irmão, nos veremos de novo.
ResponderExcluirIsrael - Batalha Campal/SP
SALVOU MINHA VIDA
ResponderExcluirSerá que ele tem a resposta que alguns esperam? Que a Manchete tinha nas mãos os episódios finais de Jiban, Spielvan e Kamen Rider Black e não exibiu por puro desleixo?
ResponderExcluirQue tal você vir na palestra e perguntar diretamente a ele, Aniki? E de onde veio essa ideia que foi "por puro desleixo"? Alguém pode provar isso ou é puro "achismo" de fã?
ExcluirVlw mesmo por ter proporcionado a minha infancia se bem que eu só descobri a existencia da ''MANCHETE'' ano passado mas mesmo assim assisti os animes que passaram nesse canal atravez da internet, e sei que ele tem alguma coisa a ver com o anime ''GENOCYBER'' que passava meia noite devido a violencia (adoro animes violentos) MT OBRIGADO.
ResponderExcluirSensacional a palestra do EDUARDO MIRANDA, esse cara é ótimo, os fãs de Animes, Tokusatsus tem uma gratidão infinita com ele, principalmente a grande maioria de Cavaleiros do Zodíaco, ele falou sobre tudo os cortes que teve que fazer nos animes, o problema da suástica hindu com os blochs, da claudinha que não queria mais comer porque tiraram cavaleiros do ar ai a mãe dela ligou pra ele, foi foda a palestra.
ResponderExcluirO Blog acabou?
ResponderExcluirNão
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirSou do futuro. Eu fui à JEDICON 2017 no Rio de Janeiro, e ele participou de uma palestra lá. Ele estava tirando fotos com todos e respondendo perguntas. Eu voltei ao passado para avisar isso a vocês. Abraços, do seu amigo do tempo, Emmett P. Clouder
ResponderExcluir