Os otakus brasileiros devem muito, mas muito mesmo, a este homem. Pois sem ele o anime e o mangá no Brasil, e a infância e o destino de milhões de fãs brasileiros seria completamente diferente!
Graças a intervenção do Eduardo Miranda é que a cultura otaku no Brasil deixou de existir apenas como nicho cultural restrito apenas a um punhado de pessoas sem contato umas com as outras. Vá lendo para conhecer uma trecho importante da história do mangá e do anime no Brasil.
|
Eduardo Miranda com os irmão Ricardo e Rodrigo Piologo do site Mundo Canibal |
Eduardo Miranda é radialista há mais de 25 anos, onde desenvolveu trabalhos na área de programação de filmes em emissoras como TV RIO e na TV GLOBO. Mas foi durante o tempo que trabalhou na extinta REDE MANCHETE (1991 a 1999), como Diretor da Divisão de Cinema, que se destacou por ter sido o responsável pela exibição de séries como:
Os Cavaleiros do Zodíaco,
Yu Yu Hakushou,
Sailor Moon,
Super Campeões,
U.S.Mangá,
Shurato,
Samurai Warriors,
Black Kamen Rider RX,
CyberCops,
Winspector,
Spielvan,
Patrine e
Ultraman, entre outros. E também batalhou pela renovação contratual dos já clássicos
Jaspion,
Jiban,
Jiraya,
Changeman,
Maskman,
Flashman e muitos mais.
|
Eduardo Miranda em sua sala na Rede Manchete, na época em que convenceu a Emissora a exibir Cavaleiros do Zodíaco - decisão histórica que impulsionou o surgimento da animemania e mangámania em massa no Brasil. |
Exatamente isso que você leu: sem a intervenção direta do Eduardo, convencendo a direção da Rede Manchete que valia apena exibir Cavaleiros, nada do que aconteceu de 1994 para cá teria acontecido. Ele acreditou no potencial da série, só sossegando quando Seya & Cia Blindada estrearam em setembro de 1994 - e o que aconteceu daí por diante é história. Sem a iniciativa e empenho do Eduardo, a "febre dos Cavaleiros" não teria acontecido, centenas de revistas informativas nunca teriam sido publicadas - entre elas, a Animax - centenas de milhares de fãs iriam curtir alguma outra série norte-americana, centenas de eventos nunca teriam acontecido. Eduardo é a prova de que um homem pode sim, fazer
A diferença!
|
Gilberto Barolli (a Voz de Saga de Gêmeos em Cavaleiros do Zodíaco) junto com Eduardo Miranda. |
Por sua experiência profissional e empenho pessoal para exibir tantas séries japonesas na Rede Manchete (em uma delas, colocou seu emprego em risco), lhe renderam o título de “O Pai dos Animes no Brasil” sendo convidado para palestrar em eventos por todo o País onde conta vários "causos" dos tempos da Rede Manchete. É sempre uma rara oportunidade ouvir suas palestras para saber algumas das curiosidades e intrigas nos bastidores de uma emissora de TV através de alguém que esteve lá por anos, e também para conhecer o maior responsável pela exibição de todas aquelas ótimas séries dos anos 1990 que tanta alegria deram a centenas de milhares de fãs.
Para maiores detalhes sobre a carreira de Eduardo Miranda na REDE MANCHETE é só acessar seu blog em:
Mas para vê-lo pessoalmente, só indo nos eventos que ele participa!