A Temporada de animes mais esperada do ano finalmente começou no Japão, juntamente com a chegada
da Primavera – daí seu nome, Temporada de Primavera. Apenas para TV,
serão lançados até maio cerca de 50 novas séries entre continuações das
existentes e as estreantes.
Aqui no Blog da Animax eu comentei 22 destes novos
lançamentos. Gomenasai a todos, mas não tive tempo para analisar a temporada
completa como prometi nesta matéria porque consegui a Marca AnimABC de
volta e estou preparando uma nova edição para antes do final deste semestre como já
expliquei nesta outra matéria. Mas todas as séries que comentei você poderá ler neste link aqui.
E um dos primeiros animes a estrear na Temporada de Primavera eu já consegui ver e analisar: Saint Onii-san, com Cristo e Buda como protagonistas e que está disponível neste link o primeiro episódio de OVA, com a matéria que escrevi e analisando o mangá neste outro link.
Até o
momento já assisti o primeiro episódio de cinco novas séries, mas pretendo escrever sempre de três em três, e tentar manter o ritmo de uma "resenha tripla" por dia até zerar o máximo possível de novos animes ou continuações. Note que eu disse TENTAR, pois estou preparando uma grande Convenção e isso não é nada fácil como alguns pensam e come muito do meu tempo e da minha alma. Mas estabeleci isso como meta e pretendo me apegar a ela. Vamos ver se consigo.
Ultimo aviso antes de começar estas análises: não há como dizer se uma série será boa ou ruim assistindo apenas o primeiro episódio, que sempre é feito de maneira mais caprichada justamente para cativar o público. Portanto, o que passo abaixo são as minhas primeiras impressões, pois para uma análise DECENTE, é preciso assistir pelo menos 3 ou 4 episódios. Vamos então ao primeiro trio analisado pelo "tio Peixoto":
Devil
Survivor 2
Estreou em 4 de abril. Não existe anime do Devil Survivor 1 por um simples motivo: a série é baseada num videogame da ATLUS para Nintendo DS! E como acontece com quase todo anime baseado em videogame, a animação está caprichada, e precisa ser assim para atrair de imediato os que já jogaram o videogame, que foi um dos mais elogiados quando do seu lançamento em julho de 2011, vendendo na primeira semana 63.000 cópias. Mas como não joguei, a história ainda não me cativou, mas o plot é interessante: um novo aplicativo mórbido está fazendo sucesso entre os jovens, permitindo assistir vídeos mostrando a morte de pessoas que usam mesmo aplicativo. Dois jovens que instalaram esta bizarrice em seus celulares, assistem a morte um do outro num descarrilhamento do metrô durante um terremoto. Mas após morrerem, o aplicativo lhes pergunta se desejam "viver" ou "morrer". Ambos escolhem viver, é claro, mas ao se levantarem, vêem demônios devorando os mortos. Ao ajudarem uma colega de classe que também tem o aplicativo, ela evoca um demônio que os protege. Durante o episódio, os três descobrem que cada um tem seu demônio particular que pode ser evocado pelo aplicativo, e um deles deu a sorte grande ao evocar Byakko, o Tigre Branco do Oeste, uma das criaturas mitológicas do oriente. Junto com os demônios, aparece também uma misteriosa organização que já sabe destes demônios e que pretende utilizá-los para proteger a humanidade da destruição. Agora é ver os próximos episódios para saber como a trama se desenvolve.
Ginga Kikoutai Majestic Prince
Estreou em 4 de abril. Baseado no mangá Majestic Prince, com roteiro de Rando Ayamine e desenhos de Hikaru Niijima. O trailer prometia um anime com mechas, batalhas espaciais e humor. Confesso que me decepcionei um pouco apenas na parte do humor, mas a culpa é minha por estar esperando um segundo Martian Sucessor Nadesico. O episódio já começa com uma batalha espacial onde, claramente, as forças da Terra estão apanhando feio! E corta para conhecermos os cinco - aham - heróis da série: três rapazes e duas garotas, cadetes em treinamento para pilotagem de mechas (robôs de combate, para quem não conhece o jargão dos animes/mangás), que formam o "Esquadrão Coelho". O problema é que não sabem trabalhar em equipe, e por isso perdem todos os combates simulados, sendo os piores alunos da Academia e apelidados pelos demais de Zan-nen Five (Os 5 fracassados ou Coitados, numa tradução livre). Mesmo com estes resultados péssimos, um comandante taciturno os convoca para irem à frente de batalha pilotando mechas feitos para aproveitar o máximo das habilidades particulares de cada um, com uma equipe de mecânicos liderados por uma potranca peituda (impossível não perceber isso no anime - tem um minuto inteiro do episódio só para ela!) dando apoio. E eles vão, vêem e vencem - tudo muito rápido e sem surpresas. Fiquei com a impressão de ter assistido ao começo de um jogo de videogame: tudo acelerado, explicações superficiais, história contada ao mínimo. Parece que correram o começo do mangá o máximo possível, para chegar logo na parte da ação. Mas os combates espaciais são muito bons e agradarão quem curte o gênero. Espero que o diretor nos próximos episódios tire o dedo do "botão de aceleração" da história, porque se continua assim vai ser muito ralinha, salvando-se apenas pelos combates de mechas. Em observação com dose de ceticismo até os próximos episódios.
Dansai Bunri no Crime Edge
Começou no dia 04 de abril. Baseado no mangá de mesmo nome, escrito e desenhado por Tatsuhiko Hikagi. De longe, o primeiro episódio mais bonito que assisti até agora desta Temporada! Kiri Haimura, o protagonista da história, desde pequeno tem uma compulsão por cortar cabelos, sempre carregando consigo uma velha tesoura de formato estranho. Mas o que ele pode fazer por Iwai Mushanokouji, chamada de "Rainha do Cabelo", que tem uma maldição que impede ele ser cortado por qualquer lâmina ou tesoura? Ela se torna sua paixão e obsessão. Como cortar um cabelo que não pode ser cortado, como libertar sua amada Rapunzel da prisão que é seu longo cabelo? A solução para isso eu não conto, e recomendo que assistam, pois o episódio tem um belíssimo desfecho que vale a pena ver. Apesar da impressão que a série ficará previsível com uma organização de "assassinos" usuários de armas incomuns e um vilão-clichê aparecer no finzinho do episódio, ainda classifico como uma das mais interessantes. Aguardo ansiosamente o episódio 2!
E vocês, aguardem mais análises e comentários! Inté!