Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
No meio desta semana, a Renata Angeli (perfil
neste link), que conheço há anos e já me ajudou em vários eventos, me contatou pelo facebook e perguntou: "se eu escrever uma matéria sobre os 10 animes mais estranhos, você poderia publicar no seu canal?" E eu respondi: "se ficar legal, sim!" No dia seguinte, ela me enviou a matéria e sim, ficou bem legal (mas com apenas NOVE animes na lista)! E como prometi, estou publicando-a na integra. Mas já alerto, antes que alguém queria discordar ou vir com mimimi que esta lista não presta e blá-blá-blá: isso é só uma visão pessoal da Renata, do que ela considerou "animes estranhos" e sim, concordo com a maioria da lista. Vale como informação e dica, pois muitos que frequentam este Blog não deve conhecer todos estes animes. Vamos então à matéria da Renata, a qual muito agradeço pela colaboração:
Todos que gostam de anime, sabem que os animes podem tratar de praticamente qualquer assunto. Eles podem contar desde simples histórias do cotidiano de pessoas normais, até as mais bizarras histórias sobrenaturais envolvendo monstros, dimensões paralelas e juntar fatores que ninguém nunca imaginaria, além é claro das reviravoltas imprevisíveis que algumas histórias possuem. Para vocês perceberem melhor um pouco do que eu estou falando, segue uma pequena lista (sim, pequena, porque é praticamente impossível fazer uma lista completa) de alguns animes no mínimo estranhos, que talvez muitos desconheçam, que nos fazem pensar se seus autores estariam no mínimo se utilizando de substâncias ilícitas para terem inspiração:
Akikan
Qualquer um que tem pouco conhecimento sobre o Japão (serve apenas ter visto algumas fotos de locais de grande circulação de pessoas) sabem que por lá, existem muitas máquinas automáticas de venda de produtos como salgadinhos, sucos e balas. Aquelas maquinas em que você coloca o dinheiro, digita o número do que você quer e recebe seu produto que é jogado num recipiente para você poder pegar. Só que no Japão, além das coisas comuns que conhecemos, essas máquinas também vendem coisas inusitadas, desde roupa de baixo até lagostas vivas. Sim, eu disse VIVAS. Uma coisa eu eles não vendem, pelo menos na realidade, são: namoradas. Mas é aí que entra o anime Akikan: latinhas de refrigerante que se transformam em namoradas de verdade. As latas feitas de aço ou alumínio, dão origem a essas meninas, que lutam entre si para ver qual delas é melhor: as que vieram do aço, ou as que vieram do alumínio. E regularmente elas precisam tomar dióxido de carbono (as bolhinhas do refrigerante), pra continuarem vivas.
Sleeping with Hinako
A proposta desse anime é a de que você o “assista” enquanto dorme. Isso mesmo: você deve deixar o anime passando na TV, enquanto você está dormindo. O anime mostra a história de Hinako, uma menina que fica dormindo em sua cama. Os otakus solitários não precisam se preocupar em dormirem sozinhos, pois terão a Hinako dormindo do seu lado, mesmo que seja dentro do aparelho de TV.
Lucky Star
Quem é fã de anime, provavelmente já ouviu falar desse anime. Mas porque ele está nessa lista? Ao invés de tentar explicar, eu vou lhe fazer uma pergunta: Você pode me dizer a respeito do que é esse anime? Exatamente: pense sobre ele e você vai chegar a conclusão de que ele é um anime sobre absolutamente nada. E como é que um anime que fala sobre nada, se tornou “popular”?
Midori No Hibi (Os Dias de Midori)
Todos nós queremos ficar próximos das pessoas que gostamos, mas Midori no Hibi vai muito além dessa vontade e junta fisicamente uma menina a um menino! Seiji é um estudante colegial solitário que acorda certo dia com uma menininha chamada Midori grudada em seu braço direito, como se fosse um fantoche. Só que a menina não é um fantoche, é uma “mini-menina” de verdade, da cintura para cima. Só vendo pra acreditar nessa bizarrice!
Seikon no Qwaser (A Stigmata de Qwaser)
Esta série conta a história de pessoas, os Qwaser, que possuem poderes especiais e utilizam esses poderes para lutarem entre sí. Até aí, normal se você considerar que é um anime. A esquisitice fica por conta dos qwasers precisarem recarregar seus poderes através do "soma", fornecido apenas pelo... leite do seio de gartoas (?!?!!?). Imaginem só....
Unko-san
Unko-san pode ser traduzido como “Senhor Cocô”. Lembra do Mr. Hank do South Park? Então. Unko-san é uma fada do cocô que vive na Ilha da Sorte e que traz sorte aos seus outros amiguinhos cocô que também vivem na mesma ilha. Eu fico me perguntando que tipo de sorte essa fada pode trazer a seus amigos. E que raio de Ilha da Sorte é essa?? Eu acho que não gostaria de passar as férias nessa ilha...
Moyashimon
Moyashimon conta a história de um garoto colegial que consegue ver e falar com os micróbios. Mas os micróbios desse anime não se parecem nem um pouco com os micróbios reais - são fofinhos e simpáticos! Foi feito pra ser um anime “educacional”, só que...NÃO!
Yakitate Japan
Já sabemos que existem diversos animes com temática de esportes e card games.
Mas Yakitate Japan é o único anime que fala sobre o processo de fabricação de pão. Você pode se tornar até um padeiro de assistir esse anime, que mostra detalhadamente todo o processo, incluindo macetes com seriedade, conseguindo ser engraçado ao mesmo tempo. Com certeza faz parecer o processo de fabricação de pão muito mais emocionante do que realmente é, e você nunca mais verá o padeiro da esquina com os mesmos olhos, hehehe.
Higurashi no Naku Koro Ni
Que os japoneses as vezes tem “problemas” em relação a temática de animes, isso nós já sabemos.
Mas Higurashi no Naku Koro Ni e Higurashi no Naku Koro ni Kai, contam a história de um grupo de crianças que convivem juntas. Bom, até aí você pode pensar que elas vivem juntas, tem aventuras, desventuras, coisas típicas de um anime. Só que na realidade, a história fala sobre todas as possibilidades que elas tem de matarem umas as outras. Isso mesmo: em vez de desenvolverem laços de amizade e curtirem a vida, ou ser um drama, ou uma comédia, elas passam a maior parte do tempo planejando e realmente tentando se matar, no melhor estilo “Highlander” de “só pode haver um!” Haja sakê.....
E aí, que tal encarar um desses animes doidos, ou quem sabe todos eles?
Texto By Renata Angeli.