Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Parece que nem mesmo as Seyuus (dubladoras) podem ter uma vida amorosa sossegada. O caso relatado abaixo já é um pouco antigo - aconteceu entre 16 e 17 de setembro de 2011 - mas mostra que os otakus japoneses fazem jus à fama que tem, por não conseguirem separar a realidade da ficção.
A vítima da fúria e revolta dos otakus neste episódio foi a dubladora
Ayana Taketatsu, 24 anos, considerada uma das mais bonitas dubladoras da atualidade. Por sua beleza angelical, simpatia e principalmente por seus seios grandes para uma oriental (88 cm), ela conquistou uma horda de fãs. Começou a carreira em 2009, se tornando uma celebridade instantânea entre os fãs de anime ao fazer a voz da personagem
Azusa Nakano - ou apenas "Azu-nyan" - a guitarrista da banda HTT - Ho-kago Tea Time da série de mangá/anime K-on, um dos grandes sucessos dos últimos anos. Além de Azu-nyan, Ayana dublou várias personagens nos seus quase 5 anos de carreira, sendo as mais famosas: Ako Suminoe de Kiss x Sis, Kirino Kosaka de Ore no Imouto, Alice Maresato de Highschool of the Dead, Eclair Martinozzi de Dog Days e Kirigaya Suguha/Leafa em Sword Art Online, entre várias outras. Para uma lista detalhada dos trabalhos dela,
veja o artigo da Wikipédia neste link.
O problema começou quando uma foto "purikura" (aquelas feitas em cabines-estúdios, ficam prontas na hora como adesivos e podem ser decoradas com desenhos pré-selecionados. São muito populares entre os jovens) de Ayana foram postadas em 2 canais de fãs. A foto mostra Ayana ao lado de um jovem suspeito de ser o namorado dela.
Os fãs ficaram horrorizados com esta "traição", pois sempre ligaram a imagem inocente da personagem Azu-nyan com o rosto angelical de Ayana, e ver fotos de sua dubladora ao lado de um rapaz encheu de desgosto e decepção milhares de otakus fãs da personagem. No Japão, existem muitos fãs de Azu-nyan que chegam a fazer "altares" de adoração à personagem e na data de seu aniversário (11 de novembro), festejam dando presentes a ela, acendendo velas, cortando bolos - e colocando fotos de tudo isso na internet!
Estes fãs radicais ficaram de coração partido e começaram a proclamar "Azu-nyan está acabada" e começaram a postar sua indignação por escrito em forums, gerando frases que mostram o nivel de fanatismo de alguns deles, chegando a níveis patéticos:
"Minha cabeça dói!"
"Sim, ela não era virgem depois de tudo. Foram todos enganados."
"Pelo menos Azunyan ainda é virgem."
"Azunyan é de segunda mão! Vocês moetards se apaixonaram por uma não-virgem!"
"Eu tenho inveja de quem consegue sair com uma lolita peituda assim ..."
"THE END-nyan"
"Eu não posso acreditar em nada mais."
"Vocês não acham que seria mais estranho para ela não ter um namorado?"
"Minha irmãzinha não pode ser assim tão puta!"
"Você é apenas outra cadela gorda para nós agora!"
"Eu quero chorar. O mundo pode ser tão cruel ... "
E a revolta dos fãs de Azu-nyan e Ayana não pararam por aí. Os mais radicas reagiram à "infidelidade" da maneira tradicional japonesa: rabiscando, rasgando, esfaqueando e fincando pregos em fotos de Ayana e em imagens de Azu-nyan.
Vale lembrar que dubladoras no Japão apenas dão voz aos personagens de anime, e nenhuma delas tem em seus contratos uma "cláusula de castidade" como acontece com as idols de grupos como o AKB48. Elas são livres para namorarem, "ficarem" e terem quantos amantes desejarem. A vantagem é que as mais jovens e bonitas entre elas se tornam por vezes tão ou mais famosas que idols, sem ter as obrigações contratuais de uma. Mas os otakus radicais se acham "no direito" de cobrar delas o mesmo comportamento de uma idol! Absurdo exigir isso, claro, mas a realidade do fanatismo vem à tona quando uma delas é flagrada namorando como qualquer outra garota normal e saudável. Apesar de toda a barulhada que os fãs fizeram, esse episódio em nada prejudicou a carreira de Ayana. Ela nem precisou se desculpar ou tosar o cabelo
como Minegishi Minami fez em 31 de janeiro e que já comentei nesta matéria. De fato, muitos otakus japoneses merecem a fama de fanáticos que tem...
...e só no Japão para acontecer algo assim...