21 de mar. de 2013

Autor de One Piece Ficou Doente!



O mangáka Eiichiro Oda foi atingido por uma "doença súbita", e por isso One Piece não foi publicado na edição 16 de 2013. A única notícia tranquilizadora aos leitores é que a ausência da série durou apenas uma semana. Mas nem os fãs, nem a Editora Shueisha ficaram felizes ao serem lembrados que o autor do mangá mais vendido no mundo é apenas mortal.



Detalhes do que exatamente aconteceu com Oda não são claros e a primeira menção de sua doença veio apenas cinco dias antes da edição afetada ser publicada, mas não há ainda nenhuma indicação de que One Piece será interrompido novamente. Foi publicada uma nota oficial no site da Shonen Jump, disponível neste link (em japonês), mas que traduzimos na integra:

"Aviso sobre a edição 16 (lançada em 18 de março)
Por causa de uma doença súbita do autor, One Piece terá um hiato. 
A todos os nossos leitores que estiverem lendo esta nota, nossas sinceras desculpas. 
Além disso, One Piece está listada na tabela de conteúdo e na capa da edição 16. No processo de impressão, não tivemos tempo para corrigir isso. Pedimos desculpas mais uma vez.
Esperamos que tudo esteja resolvido até a edição 17 (à venda em 25 de março).
Obrigado por seu importante apoio à One Piece.
Departamento Editorial da Shounen Jump Semanal"

Apesar do aviso reconfortante da retomada da série na edição 17, a doença que atingiu Oda ao que parece foi súbita e inesperada. E a nota não explica qual doença ou qual é o atual estado de saúde de Oda.


Durante seus 15 anos de publicação, o hiato mais longo que One Piece teve foi de 4 semanas, quando Oda viajou em férias para o Havaí. Houve outra "quebra" de uma semana, alegada como pausa para "pesquisa de material", mas é a primeira vez que uma "doença súbita" atinge Oda. O "pai" de One Piece tem  38 anos de idade, e não há registros dele sofrer com alguma doença, mas dizem que ele trabalha "das cinco da manhã até duas da madrugada" praticamente sem pausa, devido ao calendário exigente de publicação semanal que ele precisa cumprir por força de contrato - embora ganhe bilhões de ienes para compensar este ritmo escravizador de trabalho imposto aos mangákas de revistas semanais como já expliquei em outra matéria neste link.


Um cenário em que Oda fique incapaz de continuar o One Piece é o pesadelo que aterroriza a Editora Shueisha, que vende centenas de milhões de volumes de tankohons da série, impulsionando um verdadeiro Império financeiro que inclui animes, videogames e um vasto merchandising. O fato é que One Piece sustenta as vendas da Shounen Jump, a revista mais lucrativa da Editora. Entre os fãs One Piece (praticamente todo o Japão), a preocupação com a saúde de Oda gerou muitas especulações no Forum 2Channel:


"Esse cara precisa de uma pausa."
"O que você esperava? A indústrias de anime e mangá tem condições de trabalho escravizadoras."
"Ele tem apenas 38?"
"3 horas de sono ... ele vai morrer cedo."
"Não é nenhuma surpresa um mangáka semanal morrer de repente. Eles aparentemente são feitos para trabalhar com gripe ou dores de estômago, e os editores os tratam como dispensáveis."
"Oda, sério, você precisa de um descanso."
"Aposto que ele ficou entediado e fez uma pausa."
"É apenas uma semana, para que tanto barulho ..."
"Esse é o cara que paga os salários de todos os funcionários da Shueisha!"
"Isso é o que acontece por concentrar tudo em One Piece. A editora vai dançar quando One Piece acabar."
"Isso é o que eles recebem por não criarem novos mangákas. Eles estão apenas mantendo os que eles contrataram na década de noventa e não investiram em alguém novo. Por que você acha que muitos dos mangás da Jump tem mais de 50 volumes?"
"De qualquer forma, espero que ele descanse e fique bom logo."


O ultimo comentário é também o nosso sincero voto ao Oda, que tanto nos divertiu nos últimos 15 anos com seus personagens incríveis.

10 comentários:

  1. cara fantástico, o mais louco da noticia e ver que os fans gostariam que ele parasse um pouco e descansasse mais.

    ResponderExcluir
  2. concordo muito com os comentario... o Oda merece um descanço sim... ele eu n ligaria de ficar uns 3 meses sem One Piece... Tem aaarios outros autores muito mais irresponsaveis que param do nada....

    Ferias Oda! One Piece é tão grandioso que fico imaginando se o propio autor não odeia a criação dele as vezes

    ResponderExcluir
  3. Espero que ele não fique tão doente e morra. O.O' pois se acontecer teremos uma caverna do Dragão japonesa onde ninguém nunca saberá o verdadeiro final :/ simplesmente AS-SUS-TA-DOR!!!

    ResponderExcluir
  4. O ritmo puxado assim, mesmo para o perfeccionismo que o mercado japonês exige, não é algo saudável para uma pessoa. Uma injustiça colocar uma cruz pesada sobre os ombros de alguém apenas para o entretenimento de milhares de leitores, se bem que é o próprio Oda sensei que alimenta esse mercado predador.
    Peixoto, você poderia falar sobre Yoshihiro Togashi e HunterXHunter, uma vez que Togashi sensei parece ser um caso à parte no mercado japonês, uma vez que sua obra possui longos hiatos, seria algo relacionado a sua saúde?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que é priguisite aguda.... ele mesmo já disse várias vezes que é viciado em video game...

      Excluir
  5. Os japoneses tem que respeitar os limites do organismo! pois quem não repeita o limite do sono acaba morrendo que nem foi o cantor michael jackson.precisa descançar por pelo menos 1 ano! o ken akamatsu peixoto ganhou umas férias agora pelo esforço do negima! e tá numa boa!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to con tigo cara tomara que ele morra e one piece acabe de uma vez

      Excluir
    2. ta doido e morrer nao ele presisa e tirar ferias polomenos 5 ou 3 meses ai vouta

      Excluir
  7. esta novela precisa de um final feliz urgentemente

    ResponderExcluir