6 de fev. de 2013

Studio Ghibli Ataca em Dose Dupla!

Continuando minha penitência por ter publicado uma tabela fake de animes a serem lançados na Temporada da Primavera como já expliquei nesta matéria, apresento uma das grandes novidades para cinema que teremos neste ano de 2013:

Há algo melhor que ver um anime para cinema do phoderoso Studio Ghibli, onde nasceram obras de artes como Nausicaä, Tonari no Totoro, Kiki e uma vintena de outros animes em longa-metragem de altissima qualidade? Resposta: ver DOIS novos filmes do Ghibli no mesmo dia! Em 13 de dezembro de 2012, o Studio Ghibli anunciou oficialmente que vai lançar dois novos filmes no mesmo dia, no Verão de 2013 (junho a agosto), ainda sem data exata.


O primeiro filme se chama "Kaze Tachinu" (algo como "O Vento Está Aumentando") e conta a história de Jiro Horikoshi (1903-1982), engenheiro e projetista do caça A6M ZERO, usado pelo Japão durante toda a Segunda Guerra Mundial, do qual foram feitos quase 11.000 unidades. O filme está sendo dirigido pelo aclamado animador/diretor/alma do Ghibli Hayao Miyazaki, e é seu primeiro trabalho solo desde Ponyo em 2008. O filme é baseado no mangá criado e desenhado por Hayao Miyazaki, que foi serializado na revista Model Graphix em 2009. A história do mangá é, por sua vez, vagamente baseada no romance de mesmo nome escrito por Tatsuo Hori (1904-1953), escritor e poeta japonês que escreveu várias novelas e poemas, a maioria abordando melancolicamente o tema da morte num reflexo da luta que o autor teve a maior parte de sua vida contra a tuberculose. Hori escreveu Kaze Tachinu entre 1936 e 1937. O primeiro cartaz oficial do filme traz o slogan: "Nós devemos nos esforçar para viver". Também está escrito que o filme é em honra do engenheiro Jiro Horikoshi e de Hori Tatsuo.




O segundo filme se chama "Kaguya-Hime no Monogatari" ("a História da Princesa Kaguya"), baseado no popular conto do folclore japonês "O Conto do Cortador de Bambu" e é dirigido por Isao Takahata, outro grande diretor de filmes do Ghibli, conhecido por escrever e dirigir o emocionante "Hotaru no Haka" (O Túmulo do Vagalumes). O filme está sendo produzido no estilo dos clássicos pergaminhos japoneses com imagem - os Emakimono - que são considerados por muitos estudiosos como os precursores do mangá moderno. A história é sobre a pequena Princesa Kaguya, uma menina do tamanho de um polegar encontrada dormindo dentro de uma haste brilhante de bambu. Enquanto a imagem aparenta ser alegre e mágica, o slogan do cartaz diz: "O Crime e Castigo da Princesa", que sugere um tom mais sombrio.



Até o momento não foram lançados trailers dos dois filmes, pois devem estar neste momento sendo desenhados e animados. Talvez vejamos uma amostra deles em abril, depois que os principais lançamentos da Temporada de Primavera tenham sido exibidos. Até lá, teremos que nos contentar apenas com os cartazes. Mas como são animes do Ghibli, toda a espera valerá, com certeza, a pena.

4 comentários:

  1. "Resposta: ver DOIS novos filmes do Ghibli no mesmo dia!"

    Infelizmente, parece que o projeto do Takahata não ficará pronto em tempo, então a Toho decidiu adiar a estreia de Kaguya-hime para o outono. [src]

    É uma pena, pois seria épico os lançamento de dois gigantes da animação japonesa acontecendo no mesmo dia.

    []'s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde você pescou esta notícia, Le? Gostaria de ver a fonte para atualizar a matéria. Grato pela dica!

      Excluir
  2. Aliás, desculpe a gafe. Acabei de er o link que você passou. Irei atualizar a notícia amanhã numa matéria em separado no Blog. Obrigado novamente!

    ResponderExcluir
  3. Ansiedade tomando conta do meu ser... vou aguardar muito feliz!!!

    ResponderExcluir