20 de fev. de 2013

Idol do AKB48 Acusada de Promover "Discriminação Sexual"


Outro "caso sexual" envolvendo uma das Idols do grupo AKB48 atingiu seu climax ontem, 19 de fevereiro. A "vítima" da vez foi ninguém menos que a idolatrada Mariko Shinoda, Capitã do Time "A", e em "Majisuka Gakuen" interpretou a personagem "Sado", uma das mais marcantes da série. Ela renunciou ao cargo de Prefeita do bairro virtual "Kawaii-ku" (literalmente "Bairro Bonitinho"), após a Comissão de Igualdade de Fukuoka receber queixas de que "garotas bonitas promovem a discriminação sexual", como pode ser visto na matéria original neste link (em japonês).



Em agosto de 2012 a prefeitura de Fukuoka inaugurou oficialmente a "Kawaii-ku", um Bairro Virtual, trata-se de uma forma original de propaganda para turistas e ao mesmo tempo, estimular a cidadania entre seus habitantes, mostrando o "lado bonitinho" da cidade. Para Prefeita do Bairro Virtual foi convidada a Idol de 26 anos Mariko Shinoda, por ela ser natural de Fukuoka e também uma das mais populares do AKB48. Qualquer pessoa que visite o site oficial de Kawaii-ku neste link aqui, pode se registrar como um "residente" do bairro fictício pagando uma pequena taxa, e até o começo de fevereiro havia 41.833 "habitantes". A função de Mariko como Prefeita era participar de alguns eventos e promoções no site do Bairro virtual.


No entanto, nestes ultimos meses a prefeitura de Fukuoka foi "bombardeada" com espantosas quatro reclamações que alegavam: "a promoção usando meninas bonitas incentiva a discriminação sexual", e por causa disso "Kawaii-ku dificulta a independência das mulheres".


O Prefeito de Fukuoka passou o assunto para a Comissão de Igualdade da cidade e a decisão foi se desculpar com Mariko, dizendo: "é imperdoável que a imagem da senhorita Shinoda seja danificada", e pediram à direção do AKB48 se ela poderia renunciar. Shinoda renunciou sem reclamar e agora Fukuoka está à procura de um novo prefeito para Kawaii-ku, que presumivelmente terá que ser alguém bem feio e desagradável, se é para manter os quatro queixosos felizes.

Mariko interpreta Sado, a carismática e durona vice-líder do Colégio Majisuka
Outros criticaram o orçamento de 10 milhões de ienes gastos nesta promoção da cidade através de um Bairro Virtual, como sendo um desperdício de seus impostos. Mas quando Mariko foi indicada Prefeita, ninguém reclamou. A utilização de Idols do AKB48 em ações de marketing "kawaii" também estão sendo feitas pelo o governo nacional japonês, num projeto de divulgação internacional chamado "Cool Japan". Até o momento, ninguém reclamou de "discriminação" sobre esta campanha, mas depois que bastaram quatro pessoas reclamarem e para Mariko renunciar ao cargo de Prefeita de Kawaii-ku, tudo é possível...

On-line, tem havido um previsível clamor entre os fãs de Mariko, junto com muitas críticas por ela ter renunciado por causa apenas de quatro reclamações. Mas isto, claro, em nada prejudica sua carreira ou seu posto de Capitã do Time A do AKB48.


Fanarts de Mariko no papel de Sado
Mas é MUITO estranho para nós brasileiros ver como apenas quatro reclamações fazem uma Idol renunciar a seu cargo - mesmo que honorífico. Afinal, por aqui nossos políticos, mesmo diante de abaixo-assinados com mais de um milhão e meio de brasileiros pedindo o impeachment de Renan como dirigente do Senado como pode ser visto neste link, nem se levantam de suas cadeiras do poder...  

Japoneses e brasileiros são, de fato, povos bem diferentes...


3 comentários:

  1. Faz pouco tempo que venho acompanhando as notícias por aqui e, muitas delas têm sido sobre as moças desse grupo... hehehe. Esse povo vive se metendo em polêmicas, não?

    Mas no caso desta, há algo a se tirar como lição e que é justamente a parte em que se compara a atitude dela de renunciar com a dos políticos daqui. 10 x 0 pra eles ^_^

    http://amberbladesbibliotecadospovos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Comparar uma renuncia de um cargo fictício que não vale de nada além de propagar bizarrices japonesas com um cargo importante como a presidencia do Senado é meio nada a ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo, caro "Anônimo". Tem TUDO a ver, e explico para voce e a mais alguém que não entendeu: lá no Japão, a Mariko renunciou ao seu cargo de "Prefeita de mentirinha" porque QUATRO - apenas QUATRO - peesoas reclamaram! Isso mostra a seriedade e respeito que se tem pelos protestos lá no Japão. Aqui no Brasil, mesmo com UM MILHÃO E SEISCENTOS MIL pessoas assinando um baixo assinado contra a permanência do Renan na direção do Senado, nada é feito. Entendeu a diferença entre os dois países?

      Excluir