ARISE está chegando! E sim, acertamos: as origens serão finamente contadas!
Enquanto aqui no Brasil a maioria da população pula carnaval como se não houvesse amanhã, lá no Japão todos trabalham normalmente e seriamente, produzindo e lançando mais animes para lucrar ao mesmo tempo que te diverte. Talvez seja por trabalharem tanto que eles tenham uma economia mais forte que a nossa, né? Mas é só um palpite meu...
Como já havia anunciado, comentado e extrapolado nesta matéria, hoje foi o dia do anuncio oficial da nova animação da série de ficção científica mais premiada e famosa dos animes e mangás: a direção da Production I.G. finalmente liberou informações sobre Ghost in the Shell: ARISE.
Das 18:00 até as 22:00 de hoje em Tóquio (07:00 às 11:00 da manhã em São Paulo) aconteceu a "Ghost in the Shell Arise Production Commemoration Special Night" nos cinemas da TOHO em Roppongi Hills, onde foram exibidos os filmes-resumo das duas séries de TV de Ghost in the Shell: Stand Alone Complex e os movies GitS 2.0 e Solid State Society - estes em 3D. Houve também uma palestra às 21:00 com 60 minutos de duração, apresentando anúncios e trailers da série ARISE, mais uma entrevista com a equipe de produção e outros convidados especiais. Quem ficou alerta ao meu aviso na matéria anterior, estava sabendo que esta entrevista seria transmitida ao vivo em streaming. Alguém aí lembrou de ver?
|
Visual dos membros da Seção 9 em Arise, com seus respectivos dubladores. |
Mas agora o mistério se dissipou: Ghost in the Shell: ARISE será uma série de OVA (Original Vídeo Animation - animes feitos para venda direta em lojas) com quatro partes de 50 minutos de duração cada, com qualidade de cinema e exibidos primeiro neles, para então um mês depois acontecer o lançamento em DVD e Blu-Ray. Este é um novo formato que está se tornando padrão para animes especiais de séries populares e consagradas. Alguns exemplos produzidos nesse novo esquema foram Gundam Unicorn, Code Geass: Akito the Exiled e Uchyuu Senkan Yamato 2199.
O primeiro episódio de ARISE já tem nome e data de lançamento:
Border 1: Ghost Pain
Nos cinemas do Japão em 22 de junho.
Os Blu-rays e DVDs estarão nas lojas em 26 de julho.
Se os fansubbers continuarem tão ligeiros como agora, em uma semana depois do lançamento em DVD já deveremos ter versões traduzidas para o inglês e talvez em português para baixar. E pensar que 15 anos atrás, era considerado feito épico conseguir qualquer anime um mês depois de seu lançamento - e sem legendas! Os otakus hoje em dia são felizes e não sabem!
|
As Fanarts já começaram! |
E na preview deste primeiro episódio, já pude ver que minhas suspeitas estavam certas: teremos uma Kusanagi jovem como personagem principal, e a trama mostrará como ela se tornou aquela "Major" durona, esperta, sarcástica, boa de briga e gostosona que tantos fãs conquistou mundo afora. Pelos dois trailers disponíveis e mais algumas imagens liberadas mostrando o enredo, vê-se que todos os personagens da Seção 9 estão mais jovens, com destaque para o Aramaki, que está um pouco menos velho! A personagem que mais gerou criticas e revoltas entre os fãs foi a própria Kusanagi, pois está com um jeitão de moçinha-rebelde-sem-causa-e-sem-rumo-na-vida (mas pouxa, não é essa a ideia, se estão contando as origens? Acham que ela já nasceu do jeito que vimos nos animes anteriores? Coerência, fãs, coerência!). Valerá muito a pena saber como Aramaki conquistou o respeito e a lealdade de Motoko. Pelo jeito, veremos também como os demais membros da equipe operacional da Seção 9 se uniram. E será uma série canônica - ou seja, válida na cronologia oficial da série, pois Masamune Shirow não contou no mangá original como Kusanagi entrou para a Seção 9 e passou a comandar tantos marmanjos bons de tiro e briga. Era uma brecha na história que estava faltando - bem, a partir de junho não faltará mais. E sim, toda a obra tem o acompanhamento e benção do Masamune em pessoa.
Junto com o anime, será lançado um mangá antes do primeiro episódio para ir colocando todo mundo "no clima" - mas não será desenhado pelo Masamune. Foi também anunciado um MMORPG, mas não nem dá para comemorar, já que será em japonês... Outras novidades foram prometidas, então é ficar alerta quando anunciarem mais agradinhos.
A qualidade da animação não se discute - o pouco que se mostrou é de alto nível e deixa claro que o Production I.G. está investindo muita grana para agradar tantos os fãs japoneses, como aqueles ao redor do mundo. Confira você mesmo:
Depois de ver esse trailer, só posso repetir o que meu amigo Marcelo Nunes costuma dizer quando vê um preview bom: "não tem como dar errado!" Agora é esperar até começo de agosto quando nós, pobres brasileiros que gastam mais tempo com carnaval do que trabalhando, poderemos ver as origens de Kusanagi & Cia. Paciência é uma virtude!