11 de fev. de 2013

Cavaleiros do Zodíaco: Cópia do Model Sheet com 18 Anos de Idade

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

  Ao arrumar antigos papeis, descobri uma preciosidade: todo o o model sheet (desenhos de referencia) da primeira fase da série de TV dos Cavaleiros do Zodíaco!




Ao arrumar um lote de papeladas muito antigas que tenho guardadas aqui em casa, achei algo que para os fãs e cosplayers da série Cavaleiros do Zodíaco vale ouro puro! Mas para mim, será uma oportunidade única de me redimir diante de todos os apaixonados pela série que me odiavam na "Era Animax" porque fui o cara que mais "falou mal" de Cavaleiros do Zodíaco. E deixo claro, que o tal "falar mal" era apenas dizer algumas verdades em alto e bom som: o excesso de matérias e tietagem dos fãs, o mangá que deixa muito a desejar em traço, e os eventuais furos de logica e continuidade na história. 



Mas voltando ao achado, em perfeito estado de conservação as xeroxes dos Model Sheet da série Saint Seiya estão aqui em minhas mãos. Para os que não sabem o que é Model Sheet, uma breve explicação: são os esboços e estudos feitos para servir de guia e referência durante a produção de um desenho animado. Um bom Model Sheet tem centenas ou até milhares de desenhos como: rosto dos personagens em vários ângulos e expressões faciais, roupas e armaduras desenhadas em detalhes, cenários, veículos, cores a serem aplicadas (no caso das amostras do model sheet que ilustram esta matéria, as letras apontando para determinadas áreas do desenho são códigos de cores), etc. Não é possível fazer qualquer desenho animado sem um gordo Model Sheet, que é o guia e fonte de referencias para toda a equipe de animação. Caso deseje saber mais sobre o assunto, vá neste link da Wikipédia.


Como estes Model Shoet chegaram em minhas mãos é longa e curiosa, e com certeza, já faz parte da história de Seiya & Cia. Blindada no Brasil. Em fins de 1994, com o sucesso ribombante e inesperado de Cavaleiro do Zodíaco, todos foram tomados de surpresa. E mais inesperado ainda foi o sucesso das revistas informativas com Cavaleiros na capa. Foi no começo de 1995 que as Editoras Prince e Nova Sampa conseguiram o licenciamento para produzir revistas-poster, de passatempo e para colorir de Cavaleiros do Zodíaco. Só que as imagens disponíveis eram poucas, e ninguém sabia onde conseguir mais! Lembremos que a primeira série animada Saint Seiya foi exibida no Japão entre 1986 e 1989 - portanto, não havia muita coisa disponível nas livrarias japonesas da Liberdade, além de alguns volumes do mangá. Encomendar álbuns e mais mangás nestas livrarias demoraria 4 meses para chegar de navio, ou 1 mês de avião. Era muito tempo para esperar. Em desespero, a Sampa pediu material ilustrativo para a Licenciante, e tudo que enviaram foram uma centena de slides recortados do rolo de 16mm de um dos movies da série (inúteis para qualquer outra coisa além de uma matéria sobre do filme). Precisando e pedindo mais, finalmente chegou nas mãos da Prince Editora uma pilha enorme de xeroxes com o Model Sheet da primeira fase da série de TV dos Cavaleiros (Saga do Santuário). A Prince Editora já tinha assinado um contrato de licenciamento para fazer dez revistas-posters do Cavaleiros (que explico como foram feitas neste link), mas praticamente não tinha nenhuma ilustração. Segundo o que me disseram, a licenciante pediu material direto para a Toei, que xerocou todo o Model Sheet do anime e enviou por correio via aérea. Mas o Model Sheet estava escrito - claro - em japonês, que ninguém na Prince sabia ler!



Foi aí que lembraram de um certo "cara maluco" por mangás, e ligaram para ele chamando-o urgentemente na editora para "traduzir" os textos das mais de 300 folhas do Model Sheet por um pagamento surpreendentemente generoso. Sim, o tal "maluco" era eu, que antes de qualquer outra pessoa ou fã no Brasil ver estas preciosidades, as traduzi sem ao menos me deixarem sair da editora, tal era o valor e o sigilo deste material na época. Foram dois dias escrevendo traduções, anotações e comentários em cada página do Model Sheet que serviu de base para podermos fazer as ilustrações das revistas-poster dos Cavaleiros do Zodíaco - história que conto nesta outra matéria.


Eu era um dos poucos brasileiros natos que conhecia a fundo o anime e mangá naquela época, e que já tinha assistido um pouco de Saint Seiya antes de ser exibido na TV Manchete. Então, posso afirmar que mesmo que conseguissem um bom tradutor, ele não teria como passar tantas informações sobre onde cada desenho aparecia na série, e ninguém estava à mão quando a Prince precisou das informações contidas neste Model Sheet com urgência. Portanto, se conseguiram uma tradução tão precisa e tão rapidamente, foi graças a mim. Então caros fãs de Cavaleiros que tanto antipatizaram comigo na época por conta das críticas que fiz sobre a série apontando seus defeitos e criticando principalmente a tietagem fanática de muitos - quase culto na verdade - que a série Saint Seiya recebeu na época, lembrem-se que antes de eu publicasse tais críticas, fui um dos que ajudou para que a série fosse conhecida no Brasil!



Quando fui produzir as revistas-poster dos Cavaleiros, me permitiram levar uma copia para casa de TODAS as folhas do Model Sheet. No meu pacote estão faltando umas 20 folhas que repassei para o Celso Ryuuji poder pintar em acetato as ilustrações para as revistas-poster dos Cavaleiros do Zodíaco. Eram as imagens com as poses mais mais icônicas de cada personagem. Mesmo assim, me restaram umas 130 de 157 folhas com estudos de vários personagens (inclusos todos os Calaveiros de Bronze e Prata) em diversas poses, armaduras frente-e-costas, design de veículos e personagens terciários - um tesouro para quem quer fazer cosplay! Mas não tenho tempo disponível para escanear tudo isso e disponibilizar na net. Por enquanto, se contentem com as que postei aqui, pois ainda tenho mais algumas coisas a dizer sobre esta época louca do sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil. E quando fizer isso, postarei mais algumas das folhas deste precioso Model Sheet.



12 comentários:

  1. Posta da Shina e da Marin! Por favor... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu SABIA que iriam começar os pedidos asim que eu postasse a matéria... Tenha paciencia e aguarde futuras matérias.

      Excluir
    2. Sérgio, sei que não deveria pedir, mas sou obrigado a concordar com o Victor, se for postar novamente, poste os Model Sheet da Shina e da Marin, por favor! Grato. ^^

      Excluir
  2. Cara,sensacional,obrigado por essas preciosidades,não importa o que falavam de vc,vc mais do que se redimiu agora,abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, Anonimo! Saber que alguns agora sabem toda a verdade e compreendem meus motivos na época, já fez valer a pena postar esta matéria.

      Excluir
  3. O que você falava na época?? hehehe e_e

    ResponderExcluir
  4. Poooxa, queria saber as suas críticas e principalmente: OS DEFEITOS NA SÉRIE, nunca tinha visto um Model Sheet antes..... EU N FAZIA A MÍNIMA IDÉIA DE QUE VOC FOI O TRADUTRO.... Entra para a História dos Animes ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei poucas dessas revistas, mas legal saber da história por trás desse trâmite todo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir