Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
As primeiras revistas EXCLUSIVAS sobre Cavaleiros publicadas no Brasil foram produzidas por Sergio Peixoto em 1995, de uma maneira criativa que ninguém mais poderia fazer naquela época! Acompanhe o relato feito por ele:
Esta será outra matéria onde poderei me redimir diante fãs mais antigos e radicais de Cavaleiros do Zodíaco, que sempre alimentaram uma certa "raivinha" contra mim por eu ter dito algumas verdades doloridas sobre a série nas revistas Japan Fury e Animax. Pois longe de ser um "inimigo" da série ou "odiá-la", fui um dos que mais trabalhou e usou os miolos para fazer chegar as mãos destes mesmos leitores zangados, várias revistas sobre Seiya & Cia Blindada. A aventura editorial que vou narrar abaixo aconteceu em 1995 e é a prova de que fui o primeiro editor a produzir no Brasil, revistas que traziam como tema apenas os Cavaleiros do Zodíaco - e com uma qualidade que até hoje não me faz passar vergonha!
Revista-poster "Série Portfolio" Os Cavaleiros do Zodíaco
Foram 10 edições, publicadas mensalmente, com imagens e matérias sobre vários personagens da série Cavaleiros do Zodíaco. Elas foram publicadas pela Nova Sampa Diretriz Editoral Ltda. em 1995. Apesar de nos créditos das revistas estar o nome da NSD Editora e Prince Editora como autoras, na verdade foi a Nova Sampa que pagou tudo: gráfica, direitos autorais, meus honorários, etc - coisas de acertos entre editoras pequenas... (a Prince lançou o primeiro álbum de figurinhas dos Cavaleiros do Zodíaco, no final de 1995).
Foi a primeira revista em série que eu e meu ex-amigo/sócio já falecido - o José Roberto Pereira - fizemos, a convite de meu velho considerado Franco de Rosa, para quem já fizera outros serviços e sabia do meu conhecimento sobre anime/mangá. Graças ao sucesso destas revistas-posteres, pudemos ainda em 1995 publicar a primeira edição da revista Japan Fury pela Nova Sampa. A negociação para a publicação delas
com o licenciante seguiu todos os trâmites da lei, e só foi concluída
porque garanti que o meu Estúdio PPA conseguiria produzi-las. É que havia um seríssimo problema: ninguém tinham imagens dos Cavaleiros grandes o bastante para colocar nestas revistas-posteres!
A licenciante forneceu pouquíssimas
imagens oficiais da série. Em sua maioria, slides recortados do rolo de 16mm de um dos filmes - "A Batalha de Abel"! A única coisa que ela forneceu em abundância
foram xerores dos desenhos de referência para produção do desenho animado, chamados tecnicamente de Model Sheet, com desenhos dos personagens de frente, lado, costas, expressões faciais, poses de golpes, cenários, etc. Recebi uma copia completa deste model sheet, com mais de 300 destes desenhos de referência, como já expliquei e postei algumas imagens nesta matéria.
A solução que sugeri - e que se tornou a salvação do projeto - foi usar os desenhos do Model Sheet e pintá-los em acetato para uso nas revista-poster, exatamente como se fazia nos desenhos animados antes do uso em massa da animação computadorizada! Era a única opção viável por falta de ilustrações grandes e com boa qualidade - algo imprescindível para os posteres que viriam dentro da revista.
Para pintar estes acetatos, eu tinha a pessoa certa: chamei meu amigo Celso Ryuji, o único
da turma mais antiga da ORCADE (um grupo de fãs de anime que dirigi de 1988 a 2003) que tinha alguma experiencia em pintar acetados, pois ele trabalhou com isso vários anos num estúdio de animação em São Paulo que produziu entre outras coisas, episódios da série dos Ursinhos Gummi. Entreguei ao Celso os Model Sheet, então ele xerocou em folhas de acetato os que seriam usados e pintou à mão como se fosse para um desenho animado!
Para manter a
maior fidelidade possível às cores originais, Celso assistiu em fitas VHS gravadas da TV, vários episódios dos Cavaleiros em casa, dando "pause" para
poder copiar as cores!
A tinta que ele usou para pintar os acetatos
foi a mais banal que existe: tinta latex, as mesmas usadas nas paredes da sua casa! Para conseguir as cores mais complexas e que não estavam disponíveis nas lojas de material de construção, ele misturava as que tinha até chegar no tom desejado. O resultado desta dedicação e perfeccionismo pode ser visto nas capas das Revista Poster: todas elas - exceto a número 2 - são ilustrações pintadas em acetado pelo Celso! Se comparadas com as cores e acabamento da série de TV, só um ilustrador profissional ou fã perfeccionista notará a diferença!
Eu fiz a pesquisa e redação do texto de todas as 10 revistas, com revisão do meu ex-sócio/amigo já falecido. Mas ele não recebeu um centavo por este trabalho, porque me devia uma grana pesada de quando foi ao Japão em 1990 e voltou de lá três meses depois, porque não conseguiu se adaptar ao ritmo de trabalho - então o pagamento do José Roberto foi passado a mim, para zerar a dívida. Os textos contem algumas inconsistências sobre
os personagens, pois Cavaleiros do Zodíaco tinha menos de um ano de
exibição no Brasil, e as informações disponíveis eram poucas e
incompletas.
Mas apesar de alguns erros, foi na época a maior e uma das únicas publicações que tinham permissão contratual para utilizar a marca Os Cavaleiros do Zodíaco na capa. Por este serviço, fui bem pago e a editora ficou muito satisfeita e agradecida com o resultado. Pois ninguém - note bem - NINGUÉM no Brasil poderia tê-las feito além da equipe do Estúdio PPA. Fico feliz ao ver que hoje em dia elas se tornaram item de colecionador. Foi um trabalho bem feito e uma aventura editorial da qual podemos nos orgulhar!
O Celso atualmente trabalha como modelista profissional, e suas obras mais recentes podem ser conferidas em seu espaço virtual no Deviant Art neste link.
Para as Capas das edições 2 e 5 que ilustram esta materia, usei imagens retiradas do Portal Cavaleiros do Zodíaco. Ainda o melhor lugar para se informar de tudo sobre a série. Aliás, se alguém tiver estas edições sobrando (2 e 5), entre em contato comigo para troca. Muito gostaria de guardar uma coleção completa delas!
E então, fãs dos Cavaleiros que me detestaram por anos, apenas porque eu disse que esta serie não é a melhor do mundo (e não é MESMO!), estou perdoado agora que sabem o quanto me esforcei para deixar vocês felizes?