29 de jan. de 2013

Vem aí a TV em Ultra-HD!


Conselho de Vida a todos os otakus/otomes/fãs que gostam de assistir seus animes favoritos na melhor qualidade possível: abram uma caderneta de poupança e separem um troquinho para depositar nela todo mês, pois o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão antecipou para julho de 2014 o início das transmissões de TV em resolução 4K, anteriormente previsto para 2016. Já existem à venda ou em lançamento TVs com a tecnologia 4K, mas o sistema de transmissão ainda não foi implantado em nenhum país, o que força seus proprietários a assistir programas e DVDs que tem "apenas" a resolução FULL HD de 1080 pixels.

TV Westinghouse de 110 Polegadas com Tecnologia 4K
Caso nenhum outro país comece antes, o Japão será o primeiro do mundo a realizar transmissões de TV com essa resolução. Se você não sabe o que é uma TV com resolução em 4K, há uma explicação detalhada na Wikipédia neste link (em inglês, pois ainda não há uma versão em nossa lingua). Mas para resumir, será a imagem mais nitida e detalhada que uma TV conseguiu exibir, com uma resolução quatro vezes maior que a usada atualmente no sistema FULL HD, de 1080 pixels - daí o nome 4K, que é uma abreviatura de 4.000.

TV Sony de 84 Polegadas com Tecnologia 4K
Inicialmente planejada ser para ser lançada em 2016, o governo japonês decidiu acelerar seu lançamento por duas razões: 

1 - As vendas de TV no Japão em 2012 foram muito ruins, com uma queda de 66% motivada principalmente pelo completo fracasso das TVs 3D. Todas as fabricantes de TV apostaram num "boom" de vendas neste setor, e se ferraram. Empresas como a Sony e a Panasonic, duas das principais fabricantes do país, registraram números negativos, com vendas abaixo do previsto e queda no lucro operacional. Não dá para esperar até 2016 se as vendas continuarem em baixa nos próximos anos, ameaçando uma quebradeira geral das grandes fabricantes nipônicas de TVs.

2 - A Copa do Mundo de 2014 que será realizada no Brasil, ocorrerá nos meses de junho e julho de 2014, e tradicionalmente a venda de TVs aumenta consideravelmente durante esta época. Por isso o governo japonês quer aproveitar esse incentivo para popularizar o novo sistema e salvar a indústria de TVs japonesa de uma falência quase certa.

De repente estes monitores parecem tão pequenos...
Agora a parte que nos interessa: isso atinge os fãs de anime? Obviamente que sim, pois significa animes com melhor qualidade de imagem - na verdade, com uma nitidez superior à que vemos nos cinemas atualmente. Uma alegria para nossos olhos! Mas há o lado oposto da moeda: tal qualidade só poderá ser desfrutada se você tiver uma TV com tecnologia 4K, e uma emissora com transmissão em 4K! Caso você assista algo em 4K numa TV atual, não sentirá muita diferença. E no Brasil nem se discuste a introdução do 4K, pois ainda está em implementação o HDTV. Portanto, para assistirmos algo nesta nova tecnologia, só quando os fansubbers disponibilizarem animes nesta definição, mas lembre-se que arquivos para baixar de animes em qualidade 4K deverão ter um tamanho quatro vezes maior que o FULL HD!

A sala de exibição que é o sonho de consumo dos otakus...
Vejamos este exemplo básico: um episódio-padrão de anime com 25 minutos de duração, na melhor qualidade atual - o FULL HD - tem em média 550 a 600 MegaBytes de tamanho. Usando a tecnologia 4K, este mesmo episódio terá de 2.2 a 2.4 Gigabytes! Qual é a velocidade da sua conexão mesmo? Talvez isso não seja um problema tão grave, pois até 2014 o preço das conexões deve baixar e a velocidade aumentar, mas mesmo assim será problemático para muitos fãs conseguirem baixar animes nesta qualidade. Felizmente, muitos fansubbers disponibilizam os animes em várias versões: FULL HD, HD, SD, MP4, e SLQ. Com a chegada do 4K, talvez uma ou duas resoluções mais baixas caiam em desuso.


Ainda não foram lançados animes com tecnologia 4K - eles só devem começar a aparecer em 2014, durante a Temporada de Verão (junho a agosto). E até lá, muita água vai rolar por baixo da ponte e muitos animes serão lançados. Mas é bom abrir sua caderneta de poupança desde já, se você quer ver animes em alta definição antes de todos! Depois não reclame - nós avisamos!

3 comentários:

  1. Sim Peixoto, você acertou em cheio. Parte dessa antecipação na transmissão do 4k é para ajudar Panasonic e Sony que estão tomando um couro no mercado de tvs e monitores da LG, Samsung e AOC (essa última, comprou a divisão de TVs da Philips que também estava mal das pernas). Uma das coisas que vai ajudar é que o próximo Playstation também vai ser em 4k, ou seja otakus gamers (quase todos?) vão ser afetados também! Peter Jackson foi esperto nesse sentido, O Hobbit já foi filmado em 4k. Duro vão ser os downloads absurdos, estima-se arquivos 4 vezes maiores que um rip de Blu Ray em 1080! Acha banda e HD! XD

    ResponderExcluir
  2. Mas também, pra comprar uma dessa, né?
    Imagina o peso no bolso.

    E pior, se o sinal de HD aqui em Belém já não é aquilo tudo (o que tem de gente aqui ainda na analógica não é brincadeira), imagina em UltraHD.

    ResponderExcluir