11 de jan. de 2013

Thailand Game Show Começa Hoje


Normalmente eu só comento eventos depois que aconteceram, mas graças ao Danny Choo e seu site Culture Japan, com matérias sobre eventos e cultura pop japonesa em geral, posso pela primeira vez falar de um evento que está começando hoje! Trata-se do Thailand Game Show, com site oficial neste link, e que está acontecendo neste momento na cidade de Bangkok, capital do país. Ao contrário do que muitos brasileiros pensam, a Tailândia não é só florestas tropicais húmidas, cheias de tigres e elefantes. É um dos polos econômicos do Extremo Oriente e, como o próprio Danny a descreve: "É minha primeira vez em Bangkok - uma cidade incrível! Me lembra a primeira vez que visitei o Japão. Dá a impressão de estar dentro do filme Blade Runner. Há linhas de trem suspensas que ligam várias estações na cidade - nunca visto linhas de trem tão altas!"

Bangkok à noite. Uma cidade cosmopolita.
E como acontece com vários países desenvolvidos ao redor do Japão, a Tailândia também possui uma grande quantidade de fãs de animes/mangás/videogames com seus próprios eventos, feiras e convenções. O Thailand Game Show é um dos maiores, alcançando mais de 100.000 visitantes em sua edição de 2012 (sem precisar mentir descaradamente na quantidade de público que recebe, como acontece em alguns eventos do Brasil...).

Entrada do Thailand Game Show 2012: cem mil visitantes em 3 dias!
O Danny Choo, para os que não conhecem, é muito popular no Extremo Oriente graças ao seu trabalho jornalístico/informativo através do Culture Japan, acessado por milhões de fãs. Talvez um dos poucos lugares em que ele é desconhecido seja aqui na América Latina. Por conta do seu trabalho e de sua fama, ele participa de eventos em vários países da Ásia com estande próprio, vendendo produtos relacionados ao seu site como camisetas, sacolas e bonecas com a imagem da mascote do Culture Japan, a simpática Mirai Suenaga que tem até site próprio neste link. Além atuar como jornalista/expositor/vendedor, Danny também fará uma palestra. Mais informações sobre a participação dele no Thailand Game Show durante o final de semana está disponível neste link. E ele prometeu para os proximos dias mais fotos do evento.

Danny Choo e sua "filha"
Agora, a pergunta que alguns devem estar fazendo é "porque você fez uma matéria sobre um evento no outro lado do mundo e num país totalmente desconhecido, e falando de um sujeito igualmente desconhecido por aqui?" Eu a fiz por várias razões, então creio que para melhor entendimento é melhor apresentá-las ponto-a-ponto, porque tem muito a mais a ver conosco do que vocês pensam:


1 - Falei do Thailand Game Show porque está acontecendo neste fim de semana, e é um dos maiores eventos da Ásia com a participação de empresas internacionais e locais, patrocinadores e uma estrutura profissional onde todas as atrações, lojas e atividades tem estande próprio - que é EXATAMENTE o tipo de convenção para fãs que NÃO temos aqui no Brasil! Quem sabe você, caro otaku praticante, vendo como é uma convenção de verdade sai do seu marasmo e começa a cobrar os organizadores de evento no Brasil a fazerem algo neste nível?
Foto tirada algumas horas atrás: Danny Choo, sua "filha", duas cosplayers de Mirai Suenaga e um fã.
2 - O Danny Choo é, antes de tudo, um fã de anime/mangá/videogame/dollfies. Mas é um FÃ QUE DEU CERTO! Ele transformou sua paixão num dos sites informativos mais visitados do mundo, e se sustenta apenas com isso porque soube ser jornalista E empresário (e note, SEM diploma de jornalismo!). Ele conseguiu emplacar seu site e sua própria personagem que é muito popular na Ásia, e isso sem uma série de mangá/anime para sustentá-la! É possível isso no Brasil? Devido a muito desconhecimento e preconceito, é mais difícil, mas não impossível. Basta mostrar mais trabalho, mais profissionalismo e menos tietagem de fã - seja ao fazer um evento ou um blog. Como já se disse várias vezes: um gênio é 1% inspiração e 99% transpiração!



3 - E finalmente, escrevi esta matéria na esperança de tirar alguns otakus de seu comodismo e fazê-los perceberem que há fãs de anime/mangá no mundo inteiro, e que diferente do Brasil, eles estão se unindo e atuando para terem eventos cada vez melhores e mais organizados em seus países. E não é porque o Danny Choo é um filho de chineses nascido na Inglaterra, e se mudou para o Japão porque gostava da cultura pop japonesa que Tailandeses, Vietnamitas, Koreanos, Chineses e Filipinos entre outros, deixam de visitar diariamente o site dele para se informarem. Os otakus ao redor do mundo estão se tornando uma grande tribo mundial e o fãs do Brasil continuam isolados, porque não querem sair do fundo da caverna. Quando isso vai mudar?

Propaganda do site Culture Japan, com o preço das camisetas exclusivas à venda durante o TGS
Quando é que os fãs, editoras, distribuidores de vídeo, lojistas e organizadores de eventos brasileiros vão parar de fazer beicinho indignado uns contra os outros e perceber que, ao se unirem, poderão fazer eventos/convenções/feiras tão grandes (e lucrativas) quanto as que já comentei aqui?
Quando é que os brasileiros vão crescer?

3 comentários:

  1. Assino em baixo .. eu sou dono do site Otakubrazil , e o que mais vejo nos eventos é um total desrespeito aos visitantes , mas de quem é a culpa ?
    - Dos próprios Otakus , que vão .. não importando se vão ficar em locais apertados , sem comodidade , comer no show , sol , ....

    ResponderExcluir
  2. sinceramente nao sei se com a mentalidade brasileira vai ser possivel um dia ser diferente..........

    ResponderExcluir
  3. poxa nem me fale, as pessoas "reclamam" em off, mas aceitam pagar o valor que cobram no ingresso sem nenhuma estrutura e diz que valeu a pena pq compraram alguns dvds piratas e outras quinquilharias que se encontra facilmente na internet nos dias de hoje,rodaram o dia inteiro sem ter o que fazer no evento mas " o importante foi se divertir com a galera e tals"...
    Enfim, pagam por muito,se contentam com pouco e ainda voltam no ano seguinte, pra que alguém vai tentar se esforçar em mudar a estrutura dos eventos que existem?

    ResponderExcluir