A personagem principal nas tirinhas é uma loirinha sem nome, desenhada com muitas características do mangá, dona de um sorrisinho simpático e ingênuo. Ela passa por uma série de situações engraçadas, constragedoras e até absurdas durante o seu "Primeiro Encontro" com um rapaz - afinal, a intenção é contar uma piada! As histórias se desenvolvem em tirinhas que variam de dois a quatro quadrinhos, mas o grande diferencial em "Primeiro Encontro" é que não há diferencial, pois os desenhos são exatamente os mesmos! Eles são copiados de uma histórinha para outra, mudando apenas a sequência e os diálogos (e alguns retoques, eventualmente)! Esse reaproveitamento é necessário porque o criador da Comunidade usa de apenas UMA historia que Bertrand desenhou com 12 quadros, desenvolvendo várias piadinhas remontando a história original! A quantidade de piadas que foram criadas com os 12 desenhos de Bertrand é estonteante - e mais estonteante fica ao se notar que apenas SEIS destes quadrinhos são utilizados de maneira variada em 90% das tirinhas! Mas o pulo do gato para tal criatividade/variedade é que o autor fez até agora umas 50 histórias, e permite qualquer um "palpitar" e/ou montar suas próprias tirinhas. Já no primeiro dia de publicação foi publicada a primeira sugestão - era o começo da bola de neve... O resultado até agora são mais de 300 histórias/sugestões criadas enviadas pelos fãs da Comunidade - uma verdadeira avalanche de piadas que provam como os brasileiros são criativos e tem senso de humor.
Bem, nem todos.
Estou comentando esta Comunidade porque no sábado, 12 de janeiro, foi publicada esta tirinha no "Primeiro Encontro":
A piada é de gosto duvidoso, concordo, mas o politicamente correto passa longe na maioria das tirinhas do "Primeiro Encontro", pois a meta é fazer rir a qualquer custo! Vale o ditado "perde o amigo, mas não perde a piada". Porém, alguns "otakus" não entenderam o espírito da coisa, e ficaram furiosos, indignados, revoltados. Os comentários da tirinha se tornaram um debate entre os "otakus ofendidos" e os "otakus que gostaram", com os "não-otakus rindo da revolta dos otakus". E para quê? Para nada, né? Pois essa tirinha (feita pelo dono da comunidade) nem de longe tinha a intenção de ofender. Era apenas uma piadinha com - talvez - um certo tom de crítica em cima da "bitolação" que uma parcela dos otakus demonstra ao curtir tanto sua paixão que esquece de respeitar o gosto dos outros. E estes, sim, merecem um tiro na cabeça (estou falando de forma metafórica, ok?). Os comentários a esta tirinha, que podem ser vistos neste link, são uma boa amostra de como é a cabeça do otaku mediano, aquele apaixonado in extremis por seu anime/mangá favorito, a ponto de ter raivinha de uma Comunidade apenas por causa de uma piadinha. O que tem de fã da série Naruto deixando mensagens ofensivas é impressionante, e mostra que a nova geração de otakus ainda tem muito que crescer, porque se deixar afetar por causa de uma simples tirinha é, no mínimo, mostra de imaturidade! E só queima o filme dos que querem ser otakus sem parecer um bando de fanáticos preconceituosos com qualquer outra coisa que não seja desenhada com "olho grande"!
Mas para acalmar os extremistas e "dar o troco", no domingo 13 de janeiro veio a resposta feita por Caio Menezes:
E desta vez, é claro, os otakus "de extrema direita" adoraram, como pode ser visto nos comentários neste link. Esta tirinha teve até o momento quase 2.700 "curtir" e 3.750 compartilhamentos contra 1.550 "curtir" e 1.160 compartilhamentos da primeira versão. Prova que um limão azedo pode render uma boa limonada! Mas todos os que fizeram beicinho de indignação deveriam ter descido um pouco a barra de rolagem da Comunidade "Primeiro Encontro", e teriam encontrado uma série de outras tirinhas que, longe de ofenderem os otakus, os elogiavam! Ou seja, antes de "esculachar" com o otakus na tirinha que tanta revolta gerou, o "Primeiro Encontro" já os havia elogiado CINCO vezes!
Duas tirinhas foram com Dragon Ball Z:
Death Note:
One Piece:
E a minha favorita:
Então será que na próxima vez, dá para ser um pouco menos apressadinho e pesquisar um pouquinho só antes de sair insultando os outros, ó otaku revoltado?
Muito bom o post, Peixoto. Realmente há uma falta de noção do público mais jovem. Quando entrei no mundo anime, otaku, seja lá como se chame, o pessoal gostava de ter um certo diferencial.
ResponderExcluirPorém, hoje, o que era uma distinção, virou A DISTINÇÃO. Otaku era uma característica, hoje virou A CARACTERÍSTICA. Antes, ninguém era otaku, td mundo gostava de desenho japonês, de Disney, de Spectreman, de Superman, etc. Gostar de anime, era algo compartilhado, mas era uma coisa. Hoje virou A COISA.
Esse centramento da identidade nesse atributo, gostar de anime/mangá, etc. tem caracterizado o público mais jovem. O que isso significa exatamente... só saberemos com o tempo.
Um grande abraço e parabéns pelo post.
perfeito cara!!!!
ResponderExcluirAmei o post! Disseram tudo que eu pensei!
ResponderExcluirConcordo plenamente com o André Lourenço, sou muito fã de anime mas não me vejo como um fanatico que não aceita uma piada seja ela qual for, e acho que essas pessoas que se revoltam com tão pouco deveriam procurar oq fazer, o pior não é criticar a tirinha e sim querer que a pessoa que inventou se exploda, isso é o cumulo da falta de conhecimento, é não saber oq a pessoa é ou faz e não gostar pelo fato de a mesma tenha feito uma coisa que não agradou.
ResponderExcluirUm otimo post, e um abraço.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirRecentemente anda surgindo uma onde de fanáticos de anime que nunca houve na história do Brasil, os tais chamados OtaCU. Gostar de uma coisa é uma, ser fanático e desvalorizar o gosto de terceiros já é algo totalmente diferente e irritante.
ResponderExcluirEx: Um Otacu não conhece a cultura do próprio país em que vivem, e acha que conhece a cultura japonesa só por assistira animes e mangás, por esta razão acha que o Japão é um país utópico onde tudo é perfeito (e ousam dizer que não tem putaria no Japão, é só o que tem). Diz que quer morar no Japão, mas nem aguenta a carga horária escolar do Brasil. Lá eles não duram uma semana. rs
Também acham que anime não é desenho, se não é desenho deve ser um filme que é produzido em outra dimensão, sós e for. rs
Falam um monte de merda dos desenhos ocidentais, sendo que há muitos desenhos ocidentais realmente ótimos e marcaram a infância de muitos.
Qualquer crítica relacionado a animes é motivo deles odiarem uma pessoa. Tipo, essas piadinhas do Primeiro Encontro, não há nada de mais, mas deixam os Otacus retardados revoltados. kk
Eu gosto de animes, mas eu não faço a minha girar em torno disso. Eu digo graças a Deus em ter senso crítico e um gosto bem variado. :)
Retardados Revoltados vs. Primeiro Encontro. Acho que esse seria o certo. kk
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ExcluirfALO TUDO
ResponderExcluirÑ existe otaku extremista,o que existe são os otakus/otomes e os posers(que eh onde tb se encaixa esse grupo birrento do post) u.u
ResponderExcluirEu fico muito triste em ver que os "otakus da nova geração" geralmente são desse jeito. Comecei a curtir bastante os animes quando tinha nove anos, mas só via, nunca tinha ido em encontros ou conhecido pessoas que compartilhavam do mesmo gosto que eu. Só fui conhecer essa galera quando eu tinha quatorze anos. Eu sou, de certa forma, da "nova geração", mas eu sempre procuro respeitar o gosto do outro e fazer o meu ser respeitado, não gosto APENAS de animes/mangás/cultura japonesa. Isso acaba te tornando "bitolado" e eu não acho legal você viver num mundo separado de muita gente que também tem papos legais, porém não são sobre animes. Sem contar que, hoje em dia, nem dá pra conversar sobre anime com alguns otakus, pois eles nem aceitam críticas contra seu anime favorito, por exemplo. Eu me sinto envergonhado de dizer que sou otaku, de vez em quando. Muito por conta dessa galera. Mas fazer o quê? Até agora, tenho feito meu melhor, muitas pessoas nem ligam pro fato de eu ser otaku muito mesmo por eu não ser que nem "esses da nova geração". Eu só espero que eles passem a perceber o que estão perdendo por se fechar num mundinho deles. Existe muita coisa boa fora desse "universo japonês" que eles criaram.
ResponderExcluirisso ai só reflete o que digo sempre,essa nova geração é tão alienada com o fato de ver anime por ver e não de gostar e de ter a ERRONIA idéia de que é tudo que é japonês é perfeito,que eles não tem noção do que falam,pensam ou agem...pq atualmente tudo e qualquer coisa é só ir ver anime com amigos ou até trocar amigos por animes...olha sériamente,esses neo otakus não sabem fazer nada além de nos queimar o filme e xingar tudo que não conhecem.
ResponderExcluirBom mas em questão aos quadrinhos...kkkk dbz sempre teve final feliz kkkkkkk
sendo loiro,moreno ou ruivo u.U kkkkk
Esses que reclamaram não são Otakus...são Narutards de merda,é tudo Poser nem liguem pra eles gente eu até gostei do quadrinho.
ResponderExcluirNa boa man, muito legal o post, e sinceramente posso dizer que sou dessa nova geração (16/17 anos, acompanho desde os 11 fora os que via qnd criança), mas eu achei legal a tirinha, ri bastante :D e gostei mais ainda da resposta super criativa... falta pra essa galera que se diz Otaku, sair do mundo da fantasia e aprender a viver no mundo real... E putz realmente tenho que concordar... apesar do meu anime favorito ser Naruto pelo menos uns 60% dos idiotas que ficaram xingando eram Narutards --'
ResponderExcluirContinue com as ótimas matérias man ;D