30 de jan. de 2013

Governo Chinês usa Anime & Idols Contra o Japão!

A China consegue fazer coisas ridículas quando o assunto é proibir, criticar ou disseminar propaganda falsa.   

Este artigo vai ficar um pouco longo, pois é uma soma de três notícias separadas que encontrei no site Sankaku Complex sobre o mesmo assunto, e é algo tão, mas TÃO absurdo, que vai ser preciso explicar primeiro um pouco de política e disputa territorial antes de entrar na parte que interessa a nós, fãs de anime/mangá. Se você não quer saber de brigas por fronteiras, pode pular a explicação abaixo e ir direto para o tema principal:





A Disputa pelas Ilhas Senkaku/Diaoyu


Desde 2010 as relações entre a China e o Japão não andam bem. O motivo é uma disputa territorial em torno de um agrupamento de ilhas minúsculas chamado de Senkaku pelos japoneses e de Diaoyu pelos chineses, situado no Mar da China Oriental, a 220 kms de Taiwan, 410 kms de Okinawa e 370 kms da costa chinesa. Elas totalizam 5 ilhas pequenas e 2 afloramentos rochosos. Originariamente parte do território da China, elas foram ocupadas pelos japoneses em janeiro de 1895 durante a Primeira Guerra Sino-japonesa e anexadas ao território do Japão desde então. Ocupadas pelos norte-americanos em 1945 nos estágios finais da Segunda Guerra, as ilhas só foram devolvidas ao governo japonês em 1972. Mal retomaram a posse delas, o governo da República Popular da China e da  Republica da China em Taiwan começaram a reivindicar a "devolução" das ilhas. O motivo para três países disputarem estes minúsculos pontinhos no mapa são as reservas de gás e petróleo descobertas próximas a elas em 1968, mas que até hoje, por conta da feroz disputa territorial, continuam intocadas. Não se trata de uma "injustiça" histórica, ou uma "ocupação ilegal de território" como muitos esquerdistas adoram argumentar. O verdadeiro motivo para as duas Chinas reivindicarem a posse destas ilhotas é um só: dinheiro, muito dinheiro, que pode ser lucrado ao explorar suas jazidas de petróleo e gás abaixo do leito do mar. Afinal, antes da descobertas destas reservas de combustível, as duas Chinas nunca exigiram a devolução destas ilhas, onde nem mesmo um ser humano habita. Para quem desejar mais detalhes, recomendamos o artigo em inglês da Wikipedia neste link, pois a versão em português é muito resumida e incompleta.


A disputa, limitada a protestos, ficou TENSA a partir de 2010, quando um navio pesqueiro chinês invadiu as águas territoriais das Senkaku/Diaoyu e abalroou um dos navios da Guarda Costeira Japonesa que tentava obrigá-lo a se afastar da região. O choque, feito de maneira claramente proposital pelos chineses, pode ser conferido no vídeo abaixo:




  
A intenção do governo chinês neste incidente era bem clara: acusar o Japão de agressão, caso disparassem, para legitimar uma invasão militar das ilhas. Mas os japoneses não caíram no truque e a trombada de barcos não resultou nada além de muitas farpas diplomáticas dos dois lados. Mas o fato é que o governo da China Comunista tem aumentando o tom a cada ano, deixando claro que não vai desistir das Senkaku/Diaoyu e está disposta a guerrear por elas. Levando em conta o crescimento econômico e industrial da China na ultima década, tal atitude é compreensiva, pois para continuar se desenvolvendo, os chineses precisam de petróleo - muito petróleo. Sem esquecermos que a China comunista é uma ditadura - e como toda ditadura, ela aproveita qualquer oportunidade para jogar a opinião popular contra inimigos externos sejam eles reais, imaginários ou fabricados. Assim, a população tem sua raiva direcionada para longe dos governantes. E a disputa pelas Senkaku/Diaoyu é uma cortina de fumaça perfeita no que se refere a distrair a atenção da população.




Mas afinal, o que isso tem a ver com fãs de anime/mangá?
 
É que no seu afã de jogar a opinião pública contra o Japão, o Partido Comunista Chinês tem usado todas as formas de mídia possíveis  (jornais, TVs, Internet), acusando, difamando e instigando a raiva contra os japoneses, e inventando acusações falsas quando não tem mais o que falar. Só que esta campanha anti-Japão nos últimos tempos alcançou níveis epicamente patéticos e ridículos quando um anime foi acusado de ser "propaganda militarista japonesa", um grupo de Idols japonesas foi "inventada" para "provar" que até os japoneses apoiam a devolução das Senkaku/Diaoyu à China, e ilustrações no estilo mangá chamam os japoneses de "demônios"!



 
Girls und Panzer = Militarismo Japonês????



A acusação mais absurda foi publicada em 22 de janeiro de 2013 no jornal "Novidades da Defesa Nacional" (financiado pelo Exército Chinês), num artigo acusando o anime Girls und Panzer de ser propaganda militarista secreta do governo japonês! A matéria critica o anime por estar "minimizando a agressão japonesa durante a guerra usando a imagem de meninas bonitas", e vai mais longe ao sugerir que a série foi concebida como "propaganda militarista sutil" que pode ajudar a treinar tripulações dos tanques japoneses! Trata-se, obviamente, de uma manobra de propaganda desesperada e muuuito mal feita para tentar enfurecer e amedrontar a população chinesa. E como tal atrocidade foi publicada num jornal oficial do exército, ela rapidamente se multiplicou nos sites oficiais chineses. Abaixo segue a reprodução da matéria original, que utiliza cenas do Girls und Panzer - que, aliás, já teve sua continuação confirmada.



Mesmo entre os chineses, a noção de que um inofensivo anime está implicado em um ressurgimento do militarismo japonês foi considerado ridículo. Mas nos comentários de forums, apesar da maioria rejeitar a crítica como uma propaganda enlouquecida de seu próprio exército, alguns ainda insistem que os "demônios japoneses" poderiam ser sorrateiros o suficiente para disfarçar suas intenções belicistas com meninas tão bonitas como as de Girls und Panzer. Enfim, cada um acredita no que quer...


Idols Japonesas defendem a Devolução das Senkaku/Diaoyu???



A notícia é um pouco antiga - outubro de 2010 - mas mostra até que ponto o governo chinês pode chegar quando tenta manipular a opinião pública a seu favor. Na época, a mídia chinesa divulgou amplamente as fotos de um grupo de Idols/cantoras japonesas chamadas Angel Girls, vestindo um simulacro de uniforme militar e armas de brinquedo, apontando-as para miniaturas de barcos com a bandeira do Japão (uma clara alusão ao incidente com o barco de pesca chinês nas Senkaku/Diaoyu que ocorrera pouco antes). No cartaz atrás delas está escrito em chines e japonês: "Protejam As ilhas chinesas Diaoyu". A imprensa chinesa informou que elas eram um grupo de grande sucesso no Japão com 800.000 Cds vendidos, e que elas apoiavam a devolução das ilhas Senkaku/Diaoyu à China. Ainda segundo a imprensa chinesa, elas seriam a prova de que uma parte dos japoneses não concordaria em ficar com estas ilhas.



Só que, na verdade, este grupo não existe no Japão! Pode procurar na Wikipédia ou Google, e você não achará nada sobre as "Angel Girls" além do que já explicamos acima, e algumas fotos que foram divulgadas na época. Nada de shows, músicas, ensaios fotográficos ou uma mísera homepage de fãs! E se você for conferir neste blog de notícias (apenas em japonês), ninguém na Terra do sol Nascente havia ouvido falar delas antes! Então, de onde surgiu este grupo tão divulgado pela imprensa chinesa em fins de 2010?

A conclusão óbvia é que elas são um grupo "made in China" e seu suposto sucesso é uma fabricação dos "confiáveis" meios de comunicação controlados pelo governo, como uma forma de impulsionar entre os jovens japoneses a propaganda pró-china pela reivindicação das ilhas! Só que o tiro saiu pela culatra, fazendo o governo comunista ser ainda mais ridicularizado, desacreditado e visto com desconfiança pelos nipônicos. Numa pesquisa feita na mesma época, 90% dos japoneses disseram que não se pode confiar na China, como pode ser visto neste link. E depois destas notícias de 2010, nunca mais se ouviu falar das "Angel Girls"...



E neste link, a segunda parte desta matéria, tratando das caricaturas em estilo mangá que chamam os japoneses de "demônios". Não troquem de canal!
 

2 comentários:

  1. Isso lembra a briga entre Dokdo/takeshima onde os Coreanos fazem uma campanha em massa contando até com flash mob e canção tema cantado em outros idiomas (inclusive em português).

    ResponderExcluir
  2. Bom! Isso faz-me lembrar, a ação imprudente(burra) nas Malvinas. Sei o PETROLEO e um material estratégico. Mas, por que não transformam a ilha, numa área neutra, colocando sob guarda dos dois países. Poderiam fazer a divisão das riquezas a 50% para cada um!
    O JAPÃO ENTRARIA COM A TECNOLOGIA e A CHINA COM OS RECURSOS FINANCEIROS. Já que atualmente é que tem a maior reserva em dinheiro, mais de 300 bilhões de USS.
    Quanto ao anime, espero que tenha uma 2° Temporada. Pois, seria burrice senão, IDIOTICE DAS GRANDES, por parte dos acionistas deixar-se influênciar por isso.
    Tenho que esperar agora e ver no que vai dar isso tudo!

    ResponderExcluir