15 de jan. de 2013

Evento Cancelado por Ameaça Terrorista


Os mais terríveis temores dos fãs japoneses aos poucos se tornam uma realidade medonha. Eu estava torcendo muito para estar errado quando comentei neste link que  seria um mau precedente a decisão do Comic Market 83 ao proibir a venda de fanzines da série "Kuroko no Basket" por conta das ameaças de um otaku-hater-maluco. Afinal, ao perceberem que tais ameaças estão sendo levadas a sério, era ÓBVIO que outros "haters" começariam a fazer o mesmo! Eu só não esperava que fosse TÃO cedo!


Mal se completou quinze dias desde o Comiket 83 com seu lamentável banimento de 900 Círculos (Grupos) dedicados a Kuroko no Basket, outro evento que deveria acontecer no dia 24 de fevereiro próximo foi cancelado por exigência dos proprietários do local e da polícia japonesa. Trata-se do Touhou Kamuisai 7, um pequeno encontro regional com média de 1.200 visitantes, que deveria acontecer no Sapporo Teisen Hall, em Sapporo. Este evento não tem nada relacionado a série Kuroko no Basket, pois é dedicado exclusivamente a tudo relacionado ao jogo-feito-por-um-homem-só Touhou Project  (mais informações neste link), o que torna tudo mais preocupante pois deixa no ar o temor que outros eventos sejam cancelados, se mais ameaças anônimas continuarem a ser enviadas.

Membros do Touhou Kamuisai montando a exposição de figures na ultima edição do evento
Segundo informações do site My Game News Flash neste link (em japonês), uma carta ameaçadora contra o Touhou Kamuisai 7 foi recebida em 27 de dezembro de 2012 pela empresa proprietária do Sapporo Teisen Hall, onde o evento aconteceria. Em reunião com a polícia e a empresa que cuida do local, a organização foi obrigada a cancelar o evento. Os motivos alegados foram que se o Comiket fez o mesmo, então não havia motivo para arriscar. A primeira nota informativa que a comissão organizadora do Touhou Kamuisai soltou foi um pouco vaga:
 
"Como resultado da influência das ameaças, e devido a várias circunstâncias no local, a Câmara Teisen (que cuida do Sapporo Teisen Hall), entrou em contato conosco para informar a suspensão do evento. Nós discutimos o problema com eles, mas as exigências da polícia local, disposta a cancelar o evento, eram tão fortes que não tivemos escolha."

O Touhou Kamuisai é apenas um encontro dos fãs do videogame Touhou Project
Um segundo comunicado foi feito, pois as especulações sobre a natureza da ameaça correram desenfreadamente pela internet. Os boatos diziam que o evento poderia ter sido cancelado por causa da perseguição sobre a série Kuroko no Basket e seu autor:

"Infelizmente, a nossa explicação de que seja devido a "várias circunstâncias" causou muita confusão. Isso foi indesculpável [...] O motivo do cancelamento foi que a própria Touhou Kamuisai recebeu ameaças. Sem entrar em detalhes sobre o teor da ameaça que o Teisen Hall relatou ter recebido, houve uma ameaça contra o evento e então, a polícia exigiu o cancelamento.
Tentamos discutir um plano envolvendo segurança reforçada com guardas e verificação de bagagem, mas como há uma pista de boliche ao lado, foi decidido pelo cancelamento por preocupação com a segurança dos clientes."


Cena de um dos videogames Touhou Project
Conforme está anunciando no site oficial do evento neste link (em japonês), não apenas a edição de fevereiro do evento está cancelada, como também as programadas para 16 de junho e 1 de setembro. Os organizadores estão reembolsando os Círculos que pretendiam participar e já haviam pago a taxa de inscrição. Há suspeitas que o cancelamento do evento é um resultado direto do precedente criado pela Comiket em ceder completamente às ameaças terroristas que recebeu, e que agora qualquer evento está à mercê de qualquer MA-LU-CO que enviar cartas ameaçadoras ao local onde uma feira/convenção/encontro de fanzineiros ou fãs aconteça.

É claro que enquanto existirem risco às pessoas que vão a estes eventos, todo cuidado é pouco. Mas ceder a ameaças anônimas é muito preocupante, pois neste caso fica evidente que se trata de um imitador daquele otaku-terorista-maluco que odeia Kuroko no Basket mais que qualquer outra coisa na vida. Infelizmente, parece que a moda está pegando e os "tempos negros" que previ no final da matéria sobre as ameaças ao Comiket estão chegando mais cedo e mais negros do que eu esperava. Só nos resta torcer para que a polícia rapidamente identifique, prenda e jogue numa cela acolchoada aquele otaku que iniciou toda esta bagunça. Pois quanto mais demorar, maior será o estrago. E torcer para que isso não vira mania!


5 comentários:

  1. pior que a tendencia é so piorar, e nao so dos otakus malucos mas muitos ant-otakus vao aproveitar e fazer o mesmo............

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ñ existe otaku hater,otaku que e preze ñ tem preconceito algum ctra qqer anime/mangá/light novel/visual novel/tokusatsu/dorama isso eh ser poser u.u

      Excluir
    2. Não acho que é questão de ser ''poser'' ou não, isso ai tá muito além de uma pessoa normal que simplesmente não gosta de animu, o cara que fizer isso ''4thelulz'' também é no mínimo retardado, pra mim pelo menos a intenção é séria...

      O que estamos vendo aqui, creio eu, é um pedacinho do que vemos nos EUA quando alguém entra em uma escola atirando em todo mundo, não vai demorar pra essas ameaças saírem das convenções de anime e irem pras escolas, empresas ou qualquer local público, se esse ''terrorismo caseiro'' realmente for tão eficaz e simples de se fazer, logo não vão ser apenas ameaças, isso quando tiver aviso prévio...

      O bagulho vai ficar loco...

      Excluir
  2. AFF tipo galera que faz ameaça deveria usar a porra da cabeça , desde que o Mangá do Kuroko foi lançado as vendas de Slam Dunk aumentaram muito.
    Acho que essa ameaça ai foi feita por um preconceituoso "Anti-Otaku"
    tomara que quando esse verme for pego ele seja estuprado na cadeia , esquartejado e resto de seu corpo seja jogado em um vazo sanitário

    ResponderExcluir
  3. Claro que existem otakus haters,o que mais vemos por aqui são esses comentários "mimimi o meu anime é melhor que o seu",que vive acontecendo com as séries Death Note/Code Geass e Naruto/One Piece...se isso acontece aqui então imagine com os otakus japoneses que chegam a ser infinitamente mais doentios...

    ResponderExcluir