22 de jan. de 2013

Cosplayers e a Exploração ilegal da Imagem!


No sábado passado, 19 de janeiro, a cosplayer gaúcha Otávia Cé (perfil do Facebook neste link), cosplayer ativa desde 2008 e ganhadora de vários concursos de cosplay no sul do país, foi informada por uma amiga que alguém estava vendendo no site Mercado Livre vários posters com fotos retiradas de seu album no DeviantArt. As fotos em questão fazem parte de um ensaio fotográfico onde ela vestia seu cosplay da personagem Poison, presente em varios videogames da CAPCOM. O resultado deste ensaio fotográfico pode ser visto neste link, e a galeria de fotos com uma vintena de outros cosplays que ela fez e vestiu estão neste link.




Ela entrou em contado com o vendedor destes posters (que é de Minas Gerais) com o seguinte aviso: "Senhor vendedor, eu sou a pessoa que aparece na foto e eu não lembro de ter autorizado a venda das minhas fotos! Por favor, retire o produto". Como muitos já podem ter imaginado, a Otávia não teve nenhuma resposta. Restou para ela soltar um protesto por seu perfil no Facebook através do qual fiquei sabendo deste incidente, e de imediato a contatei, pedindo sua autorização para fazer uma matéria aqui no Blog. Afinal eu fiquei, assim como centenas de outras pessoas que leram esta notícia até aqui ficaram, muito REVOLTADO com uma malandragem tão oportunista, mesquinha, safada, desonesta e acima de tudo, criminosa. As provas do golpe estão no ar neste link e neste link, constando como "produto finalizado". Mas esta "finalização" só aconteceu depois que dezenas de pessoas negativaram o vendedor e deixaram recados avisando do uso não autorizado da imagem. E até agora, nenhuma resposta do "vendedor".

Otavia como Chun-li de Street Fighter
Uma coisa é copiar em seu HD as fotos da Otávia em seu cosplay de Poison para guardar, outra é sem autorização alguma colocar a venda por R$ 19,89 posters usando fotos retiradas do DeviantArt dela! E antes que apareça aqui algum comentário escrito por alguém sem noção das leis vigentes em nosso país, informo que o uso indevido ou não autorizado de imagem alheia é crime desde 1973, quando foi regulamentada a Lei de Direito Autoral, que tratou entre outras coisas de Imagem/Reprodução indevida - Lei nº 5.988/73 (art. 49, I, f) - Código Civil (art. 159), cabendo processo, punição e ressarcimento a quem tiver sua imagem usada sem autorização. Para uma explicação mais detalhada da lei, recomendo a leitura deste link.

Otavia como Ashura de RG Veda
Até o momento, a única coisa que Otávia conseguiu foi a solidariedade e apoio de algumas centenas de pessoas que compartilharam seu alerta pelo Facebook, o que bastou para os posters tivessem a venda finalizada, e a imagem do vendedor fosse um pouco queimada. Não sei se a Otávia pretende denunciar e/ou processar o autor deste crime, mas isso não importa no momento. Este caso não foi o primeiro e provávelmente não será o último, e é a este alerta que todos os cosplayers devem dar atenção. Nos comments da postagem que a Otávia soltou em seu perfil no Facebook, outra cosplayer contou ter sido explorada da mesma forma: "Já aconteceu algo parecido com uma foto minha de Fantasma da Ópera. A pessoa fez um quadro usando a foto e tava vendendo no e-bay. Daí denunciei, ela tirou o anuncio, pediu desculpas e falou que pensou que era imagem do filme. Dois dias depois estava vendendo novamente na Etsy.com" E olha que não se tratava de uma cosplayer desconhecida - era a Thaís Jussim, mais conhecida como Yuki, ganhadora do WCS 2007!

Thais "Yuki" como Samus de Metroid
Portanto, visando evitar que tais safadezas voltem a ocorrer, passo baixo dicas simples, mas praticas, sobre como se precaver e não ser vítima de malandros inescrupulosos, e também como proceder quando fotos de seu cosplay foi usado/vendido sem autorização.  

1 - Coloque alguma marca d'água nas suas fotos. Isso desestimula e praticamente as inutiliza para qualquer uso não-autorizado. Há um bom tutorial com dicas passo-a-passo neste link.

2 - NUNCA passe fotos suas em alta resolução (ou seja, em tamanho grande) para pessoas que não sejam de sua total confiança. O ideal seria não passar para ninguém tais tipos de fotos, que podem ser utilizadas de várias maneiras sem você saber.

3 - Quase o mesmo caso acima, quando postar suas fotos na internet, nunca a coloque em tamanho muito grande, Quanto maiores, mais fácil para serem aproveitadas pelos malandros.

4 - Caso fotos suas sejam usadas indevidamente - e nem precisam estar à venda. Se publicadas em revistas/blogs visando lucro com sua imagem e sem sua autorização, você pode processar a pessoa. Primeiro tente um acordo amigavel, solicitando a retirada das imagens, alertando que o uso sem sua autorização caracteriza crime. Caso não seja atendido, para os procedimentos legais corretos, recomendo consultar antes seu advogado de confiança. Mas antes de tudo, faça cópias do site onde suas fotos estão (use a opção "salvar" para capturar a página inteira, disponivel em qualquer programa de navegação na net como o Firefox e Explorer) ou se foi em revistas, guarde um ou mais exemplares. Serão uteis no processo.

5 - Não fique quieto caso tenha sua imagem explorada ilegalmente! Para justificar este conselho, deixo aqui quatro sentenças que se encaixam perfeitamente em nossa situação de "brasileiros comodistas e conformados", que por si só alertam sobre o que acontecerá se todos que forem vítimas ou testemunharem crimes ficarem calados ou "deixarem para lá":

"Para o mal triunfar, basta os homens de bem não fazerem nada." - Edmund Burke, filósofo e politico anglo-irlandês (1729-1797)

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons..." - Martin Luther King

“O que mata um jardim não é o abandono! O que mata um jardim é esse olhar vazio de quem passa indiferente por ele” - Mario Quintana

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto" - Machado de Assis.


A maioria esmagadora dos que visitam este Blog são otakus ou, se o nome ofende, fãs de mangá/anime. E também, em sua maioria já foram em vários eventos e por efeito, já viram ou até mesmo vestiram cosplays aos montes. Portanto, sabem como é dolorido ver algo feito com tanto empenho e carinho ser explorado de maneira tão desavergonhada. A única maneira de impedir que isso continue é denunciar assim que tal crime for detectado, e gritar "alerta" pela internet (o Facebook tem sido uma ferramenta maravilhosa para isso). Mantendo esta atitude por algum tempo, tais crimes com certeza diminuirão - mas nunca cessarão, estejam certos, pois "O preço da liberdade é a eterna vigilância" - Thomas Jefferson, terceiro Presidente dos EUA.

Então, caro fã acomodado, nunca deixe de vigiar! Ou perderemos, todos nós, o pouco de espaço e respeitabilidade que conquistamos.

8 comentários:

  1. uma coisa eu digo ela e muito bonita :P

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem e um alerta para todos nós nerds/otakus/cosplayers/games/adjacências.

    Vamos acordar, Brasil. Chega dessa cultura de acomodação!!!

    ResponderExcluir
  3. Fazer sucesso é difícil XD Eu confesso que sei como me sinto, mas claro, não no sentido de fazer o cosplay e vender uma foto minha, e sim legendar um anime inteiro e ver gente gravar dvd e vender em lojas ou eventos =/ (esse é até um tópico intessante se o Peixoto um dia quiser abordá-lo XD)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quero abordar esse tema sim, Chrono! Em qual fansubber vc atua? Podemos marcar um encontro para eu gravar uma entrevista. Me manda uma MP via Facebook. Abraços!

      Excluir
  4. Se acontecesse comigo o que aconteceu com a colega cosplayer eu não deixava passar só no queima-filme virtual não: sapecava um processo no vendedor cretino, que era pra acertar na onde dói mais: o bolso!

    ResponderExcluir
  5. Sinto informar, mas todo ano milhares de fotos de modelos sensuais ,ou não, são roubadas e utilizadas na web para outros fins (sites de encontros, sites eróticos e etc.)

    A dica que deixo é, muito cuidado ao colocar fotos suas na web. Apesar de ser legal fazer um book, tenha sempre em mente que alguém mal intensionato pode salvar a foto e utilizar para outros fins.

    utilize o Image Search do Google pra ver o que andam fazendo com suas imagens.

    Infelizmente é isso.

    ResponderExcluir
  6. Fotos Cosplayers: Boa noite. Meu nome é Manequinho Correia e faço algumas fotos de forma amadora. Eu fotografo diversas coisas, mas hoje tive a oportunidade de fotografar alguns Cosplayers e gostaria de rspasssar as fotos para, quem sabe, uma delas aparecer nas vossas revistas. Obriado. Segue link https://picasaweb.google.com/107955613302824403593/20130216CosplayKuroshitsujiBrasil?authuser=0&feat=directlink

    ResponderExcluir