Mal publiquei uma matéria sobre uso não autorizado das fotos de cosplayers neste link, me surge menos de 24 horas depois outro caso.
A menos de uma hora na Comunidade da Animax no Facebook, fui alertado pelo Erik que nesta segunda-feira, 21 de janeiro, surgiu no Facebook uma página chamada "Cosplay da Depressão". Esta página, aparentemente feita por alguém sem muita noção de senso de humor, existe apenas para caçoar, debochar e humilhar cosplayers que postam fotos de seu lazer favorito na internet. O autor desta página pega randomicamente e sem autorização fotos de cosplayers, e as posta novamente em sua página com comentários aplicados sobre elas que além de ofensivos, insultuosos e machistas, são escritos com erros colossais de gramática! São montagens tão ofensivas que eu me recuso a colocá-las aqui. Se a intenção do criador da página era ser engraçadinho, errou o alvo longe. Se era ofender e insultar os cosplayers, parabéns cara, você acertou em cheio! E como recompensa, você terá sua página denunciada por milhares de pessoas nos próximos dias, pois estou iniciando aqui a campanha...
...DENUNCIE A PÁGINA "COSPLAY DA DEPRESSÃO"
Para todos que quiserem participar da campanha, basta seguir as instruções abaixo:
1 - Acesse a página pelo Facebook neste link.
2 - Assim que entrar na página, procure à direita o botão "curtir". Ao lado dele está o botão "mensagem". No lado direito do botão "mensagem", há uma engrenagem e ao lado direito dela, um pequeno triângulo azul invertido. Clique nele.
3 - Ao clicar aparecerá um menu de opções. Clique em "Denunciar página". É o sexto de cima para baixo.
4 - Surgirá um menu de opções entitulado "Porque você está denunciando esta página?", como inexiste uma opção para "uso não autorizado de imagem", a melhor para ser escolhida é "Acredito que não deveria estar no Facebook". É a terceira de cima para baixo. Clique no circulo no lado esquerdo da opção e em seguida clique no botão "continuar".
5 - Abrirá outro menu de opções chamado "Qual é o problema desta Página?". Escolha "Discurso de Violência", é a segunda opção de cima para baixo.
6 - Ao escolher a segunda opção, abrirá uma janela abaixo dela dizendo "escolha um tipo" (no caso, que tipo de agressão). Clique no pequeno triângulo preto à direita para mostrar os tipos disponíveis. Escolha "é direcionado a um gênero ou orientação" (no caso, cosplayers são considerados um gênero). Basta clicar em cima da frase para selecioná-la. Escolhida a frase, clique em "continuar".
7 - Por fim, a ultima janela se abrirá, chamada "O que você pode Fazer". Pode-se enviar uma mensagem ao criador da página solicitando que a remova, ou denunciar ao Facebook. Vários cosplayers já tentaram contatar o criador da página - até agora sem resposta e ela continua no ar (pelo menos até a publicação desta matéria). Portanto, contatá-lo é perda de tempo. Escolha a opção "Denunciar ao Facebook" e depois no botão "Continuar".
8 - Pronto! Aparecerá uma janela confirmando sua denuncia. E muito obrigado, você nos ajudou limpar o Facebook de uma página preconceituosa!
Caso você queira ajudar mais do que apenas denunciando, segue abaixo uma lista de atitudes que você pode tomar:
- Divulgue esta matéria em seu blog/página/perfil no Facebook, e convide seus amigos a denunciarem também.
- Se tiver um bom conhecimento de internet, nos ajude a identificar o responsável por esta página. Afinal, ele é tão "corajoso" e convicto de suas atitudes que nem se apresenta com o nome verdadeiro...
- Se for uma das vítimas das fotomontagens medonhas postadas nesta página, copie a página em seu HD e faça um Boletim de Ocorrência na polícia. Se tiver um advogado, já tens provas bastante para julgá-lo por calúnia, difamação, atentado contra a honra e outras coisas previstas em lei. Como funciona a propriedade de imagens e como proceder judicialmente eu já expliquei superficialmente nesta matéria.
- E finalmente, se encontrar outras páginas/perfis pela internet como estes, você já sabe como proceder daqui por diante: chame amigos, caia em cima do criador da página e vá em frente com boletins de ocorrência e processos.
Como já citei ontem, "O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância" - Thomas Jefferson, Terceiro Presidente dos EUA.
Vamos afundar esta página com nossas denuncias! Duvido que ela fique no ar por muito tempo se fizermos um ataque massivo! Otakus e Cosplayers, MOSTREM A SUA FORÇA!
AVISO URGENTE!!!
JÁ VENCEMOS!!!
Exatamente às 17:56 - cerca de 32 minutos depois que postei esta matéria - a página "Cosplay da Depressão" SAIU DO AR!!!
Talvez
o próprio autor a tenha retirado diante de tantas mensagens
indignadas, pode ter que o Facebook tenha mais agilidade e eficiência do que pensamos, ou talvez seja porque eu postei uma mensagem na entrada da página enquanto ela ainda estava funcionando, "dedicando"
esta matéria ao seu "corajoso" criador, e ele ficou tão emocionado que a deletou sem querer... Agora meu lado negro fica me censurando, dizendo que eu não devia tê-lo avisado, para podermos nos
divertir um pouco mais...
O criador da página "pediu pra sair". Não aguentou a pressão. |
Seja qual for o motivo, o importante foi conseguirmos o que queriamos. É oficial: A página "Cosplay da Depressão" NÃO EXISTE
MAIS! Obrigado a todos que participaram desta campanha-relâmpago, superando todas as minhas expectativas de vitória. Eu esperava vê-la cair em alguns dias, mas só precisamos de meia hora para vencer. Mais uma prova de que unidos, nós somos PHODAS!!!
Parabéns e obrigado a todos!
Já está denunciado, Peixoto! Vamos ajudar a tirar esta página do ar o mais rápido possível.
ResponderExcluirSe uma pessoa tem uma foto postada, pede pra tirar e o autor continua postando outras fotos sem atender o pedido, é motivo suficiente para ter a página denunciada, ao meu ver. Já fiz minha parte. Página devidamente denunciada, que cá entre nós, tá bem sem gracinha, né!? Nunca vou acostumar com esses erros de português "propositais"...
ResponderExcluirJá estava denunciando esta página desde que começou a publicar as fotos
ResponderExcluirobrigado pela ajuda Peixoto, todos estão denunciando, mas ainda queremos achar o "engraçadinho" para entrar com um processo pelo uso indevido de imagem e por calunia e difamação. Eu mesma estou entre uma das vitimas, minha foto nem é tão ofensiva, mas outros amigos estão envolvidos, inclusive 2 ou 3 são menores de idade. Agradeço a ajuda.
ResponderExcluirAtenção, parece que a página foi deletada ou está indisponível...
ResponderExcluirSe for como esperamos. VITÓRIA!
AVISO A TODOS!
ResponderExcluirExatamente às 17:56 a página "Cosplay da Depressão" SAIU DO AR!!!
Talvez o próprio autor a tenha retirado diant4e de tantas mensagens indignadas, ou pode ter sido porque eu postei uma mensagem "dedicando" esta matéria ao corajoso criador da página...
Meu lado negro está me censurando, dizendo que eu devia ter ficado quieto para podermos nos divertir um pouco mais. Seja qual for o motivo, o importante é que conseguimos o que queriamos. A página "Cosplay da Depressão" NÃO EXISTE MAIS! Obrigado a todos que participaram desta campanha-relâmpago. Não precisamos nem de uma hora para vencer. Nós somos PHODAS!!!
Pelo visto já tiraram do ar.
ResponderExcluirAgradeço a ajuda ^^
ResponderExcluirIsso sim que é não saber levar na esportiva... Aposto que a maioria que é contra a tal página é a favor do humor negro escrachado do Rafinha Bastos e outros famosos do ramo. Sou só eu que acho isso hipócrita?
ResponderExcluirDesculpem dar minha opinião contrária aqui nos comentários do blog, onde acho que não sou bem vindo. Não resisti.
Não posso respoinder pelos demais, caro Slade, mas eu não gosto nem um pouquinho do "humor negro escrachado" do Rafinha Bastos.
ExcluirE o que você pede para "levar na esportiva" é considerado CRIME nas leis vigentes deste país! Vá explicar a um juiz sobre seu ponto de vista sobre "levar na esportiva" calúnia, injuria, difamação, atentado contra a honra e uso indevido de imagens!
Entenda por favor, caro Slade, que BRINCADEIRA TEM LIMITE, e o autor desta página que - graças aos deuses - já foi-se, ultrapassou qualquer barreira do razoável ao chamar cosplayers que ele não conhece de palavrões que não vou repetir aqui. Insultar pessoas desconhecidas apenas por causa de seus passatempo não é bricadeira, e não tem um pingo de graça!
A opinião á sua, e demonstro meu respeito a ela mantendo-a aqui, mas te aconselho a repensá-la, pois está no limite da legalidade. Você poderia ser considerado cumplice nestes crimes, caso seja muito enfático ao defender o criminoso. Tome cuidado ao expressar suas opiniões - é um alerta sincero!
Eu já tava pra denunciar novamente quando vi que não existia mais. Sem dúvida uma bela vitória pro blog e todos os cosplayers.
ResponderExcluirAliás, Peixoto, deixa te dar um milhão de parabéns pelo seu blog Animax. Eu ainda guardo com carinho minhas 50 edições da saudosa Animax impressa (aliás, tenho esperanças que algum dia vc autografe a minha número um =) ). Então foi uma grande e boa surpresa encontrar este blog.
Com certeza a partir de agora acompanharei =)
Sinceramente eu não curto muito cosplayer, apesar de curtir animes e mangás. Trocando de assunto, eu não era leitor assíduo da Animax, mas gostava da forma irreverente da revista e é bom demais saber que Sérgio Peixoto mantém esse blog (não sei há quanto tempo), fiquei muito contente, parece que eu estava perdido na selva, pois desconhecia o blog! Agora sempre visitarei para matar a saudade da boa e velha Animax "o máximo em animação japonesa", tão saudosa como a TV Manchete.
ResponderExcluir