Mal publiquei uma matéria sobre uso não autorizado das fotos de cosplayers neste link, me surge menos de 24 horas depois outro caso.
A menos de uma hora na Comunidade da Animax no Facebook, fui alertado pelo Erik que nesta segunda-feira, 21 de janeiro, surgiu no Facebook uma página chamada "Cosplay da Depressão". Esta página, aparentemente feita por alguém sem muita noção de senso de humor, existe apenas para caçoar, debochar e humilhar cosplayers que postam fotos de seu lazer favorito na internet. O autor desta página pega randomicamente e sem autorização fotos de cosplayers, e as posta novamente em sua página com comentários aplicados sobre elas que além de ofensivos, insultuosos e machistas, são escritos com erros colossais de gramática! São montagens tão ofensivas que eu me recuso a colocá-las aqui. Se a intenção do criador da página era ser engraçadinho, errou o alvo longe. Se era ofender e insultar os cosplayers, parabéns cara, você acertou em cheio! E como recompensa, você terá sua página denunciada por milhares de pessoas nos próximos dias, pois estou iniciando aqui a campanha...
...DENUNCIE A PÁGINA "COSPLAY DA DEPRESSÃO"
Para todos que quiserem participar da campanha, basta seguir as instruções abaixo:
1 - Acesse a página pelo Facebook neste link.
2 - Assim que entrar na página, procure à direita o botão "curtir". Ao lado dele está o botão "mensagem". No lado direito do botão "mensagem", há uma engrenagem e ao lado direito dela, um pequeno triângulo azul invertido. Clique nele.
3 - Ao clicar aparecerá um menu de opções. Clique em "Denunciar página". É o sexto de cima para baixo.
4 - Surgirá um menu de opções entitulado "Porque você está denunciando esta página?", como inexiste uma opção para "uso não autorizado de imagem", a melhor para ser escolhida é "Acredito que não deveria estar no Facebook". É a terceira de cima para baixo. Clique no circulo no lado esquerdo da opção e em seguida clique no botão "continuar".
5 - Abrirá outro menu de opções chamado "Qual é o problema desta Página?". Escolha "Discurso de Violência", é a segunda opção de cima para baixo.
6 - Ao escolher a segunda opção, abrirá uma janela abaixo dela dizendo "escolha um tipo" (no caso, que tipo de agressão). Clique no pequeno triângulo preto à direita para mostrar os tipos disponíveis. Escolha "é direcionado a um gênero ou orientação" (no caso, cosplayers são considerados um gênero). Basta clicar em cima da frase para selecioná-la. Escolhida a frase, clique em "continuar".
7 - Por fim, a ultima janela se abrirá, chamada "O que você pode Fazer". Pode-se enviar uma mensagem ao criador da página solicitando que a remova, ou denunciar ao Facebook. Vários cosplayers já tentaram contatar o criador da página - até agora sem resposta e ela continua no ar (pelo menos até a publicação desta matéria). Portanto, contatá-lo é perda de tempo. Escolha a opção "Denunciar ao Facebook" e depois no botão "Continuar".
8 - Pronto! Aparecerá uma janela confirmando sua denuncia. E muito obrigado, você nos ajudou limpar o Facebook de uma página preconceituosa!
Caso você queira ajudar mais do que apenas denunciando, segue abaixo uma lista de atitudes que você pode tomar:
- Divulgue esta matéria em seu blog/página/perfil no Facebook, e convide seus amigos a denunciarem também.
- Se tiver um bom conhecimento de internet, nos ajude a identificar o responsável por esta página. Afinal, ele é tão "corajoso" e convicto de suas atitudes que nem se apresenta com o nome verdadeiro...
- Se for uma das vítimas das fotomontagens medonhas postadas nesta página, copie a página em seu HD e faça um Boletim de Ocorrência na polícia. Se tiver um advogado, já tens provas bastante para julgá-lo por calúnia, difamação, atentado contra a honra e outras coisas previstas em lei. Como funciona a propriedade de imagens e como proceder judicialmente eu já expliquei superficialmente nesta matéria.
- E finalmente, se encontrar outras páginas/perfis pela internet como estes, você já sabe como proceder daqui por diante: chame amigos, caia em cima do criador da página e vá em frente com boletins de ocorrência e processos.
Como já citei ontem, "O Preço da Liberdade é a Eterna Vigilância" - Thomas Jefferson, Terceiro Presidente dos EUA.
Vamos afundar esta página com nossas denuncias! Duvido que ela fique no ar por muito tempo se fizermos um ataque massivo! Otakus e Cosplayers, MOSTREM A SUA FORÇA!
AVISO URGENTE!!!
JÁ VENCEMOS!!!
Exatamente às 17:56 - cerca de 32 minutos depois que postei esta matéria - a página "Cosplay da Depressão" SAIU DO AR!!!
|
O criador da página "pediu pra sair". Não aguentou a pressão. |
Talvez
o próprio autor a tenha retirado diante de tantas mensagens
indignadas, pode ter que o Facebook tenha mais agilidade e eficiência do que pensamos, ou talvez seja porque eu postei uma mensagem na entrada da página enquanto ela ainda estava funcionando, "dedicando"
esta matéria ao seu "corajoso" criador, e ele ficou tão emocionado que a deletou sem querer... Agora meu lado negro fica me censurando, dizendo que eu não devia tê-lo avisado, para podermos nos
divertir um pouco mais...
Seja qual for o motivo, o importante foi conseguirmos o que queriamos. É oficial: A página "Cosplay da Depressão" NÃO EXISTE
MAIS! Obrigado a todos que participaram desta campanha-relâmpago, superando todas as minhas expectativas de vitória. Eu esperava vê-la cair em alguns dias, mas só precisamos de meia hora para vencer. Mais uma prova de que unidos, nós somos PHODAS!!!
Parabéns e obrigado a todos!