4 de jan. de 2013

Comic Market 83 Rende-se a Ameaça Terrorista!


Nos dias 29 a 31 de dezembro aconteceu no Tokyo Big Sight o Comic Market 83 - ou apenas Comiket, a maior feira de fanzines do mundo (chamados no Japão de doujinshi). Para quem desejar saber mais detalhes de como é um Comiket, já fiz uma matéria sobre a edição 82 realizada nos dias 10 a 12 de agosto de 2012 e disponível neste link.


Foto tirada uma hora após a abertura oficial do Comiket 83, na sexta feira, 29 de dezembro
Apesar do frio nos três dias e da chuva que despencou no sábado a tarde, o Comiket 83 Winter (Inverno), teve mais um recorde de público: 550.000 visitantes nos 3 dias do evento - 30.000 a mais que a edição 82! Multidões de otakus compareceram de todos os cantos do Japão (e do mundo), e os cosplayers que tem seu espaço próprio e participam apenas para serem admirados e fotografados foram mais uma vez um espetáculo à parte, como mostram algumas fotos que selecionamos.

 
 

Uma curiosidade a destacar nesta edição foi a quantidade de lixo espalhado pela Feira, como comprovam algumas fotos. Isso acontecendo num evento do Japão, país famoso por seu povo trabalhador e asseado, causa espanto. E em alguns forums os  otakus japoneses culparam a "invasão de estrangeiros" como a causadora de tamanha sujeira. Pura balela. Em primeiro lugar, nem 10% dos visitantes do Comiket são estrangeiros. Por mais que não queiram admitir, a culpa de tanto lixo é dos próprios japoneses e da direção do Comiket, que precisa aumentar sua equipe de limpeza proporcinalmente ao aumento constante de público. Tal acontecimento serve também para mostrar que nem mesmo o Japão está livre de um pouco de desordem.

 
 

Mas lixo não foi nem de perto o maior problema do Comiket 83. O que fez desta edição algo realmente TENSO foram as ameaças terroristas! Aparentemente tais ameaças foram enviadas pelo mesmo otaku-terrorista-maluco que mandou cartas com amostras de produtos químicos tóxicos a editora Shueisha (que publica o mangá de Kuroko) e aos colégio e faculdade onde Tadatoshi Fujimaki (autor do mangá Kuroko no Basket) estudou, como já comentei em outra matéria aqui no Blog da Animax neste link. Ele prometeu realizar atentados dentro do Comiket 83 caso fossem vendidos fanzines inspirados na série. Desde outubro de 2012, quando as ameaças por carta começaram, este otaku-terrorista-maluco está empenhado numa cruzada particular contra qualquer coisa relacioanada ao mangá de Kuroko no Basket, incluindo intimidações ao autor, à editora, a eventos de fãs de Kuroko e por aí vai. Pelo que tudo indica, ele só sossegará quando conseguir que o mangá pare de ser publicado. Sim, ele é MA-LU-CO! Alguém ainda tinha alguma dúvida?


Como a polícia japonesa ainda não conseguiu identificar e prender o responsável por estas cartas, a direção do Comiket decidiu não arriscar e proibiu a participação dos Círculos (como são chamados os grupos de fanzineiros japoneses) dedicados exclusivamente a série Kuroko no Basket. O resultado de tal decisão é que mais de 900 Círculos foram banidos do Comiket 83! Um pronunciamento oficial foi divulgado pela direção do Comiket:

"É extremamente lamentável, mas devemos insistir na suspensão da participação dos Círculos "Kuroko no Basket" listados abaixo [segue uma longa lista], e solicitar que qualquer outro Círculo planejando distribuir/vender itens relacionados à série para abster-se de fazê-lo. Esta decisão foi tomada a fim de proteger a segurança dos participantes e garantir a continuação do Comiket, sabemos que é uma atitude imperdoável e oferecemos nossas sinceras desculpas. Por favor, consulte as restrições de segurança mais rígidas para o Comiket 83 [segue uma relação de bagagem e artigos proibidos]."

Mesmo com chuva e ameaça terrorista, os otakus não arredam pé do Comiket!
O comunicado oficial prossegue, fornecendo a versão da direção do Comiket sobre os acontecimentos que levaram à esta decisão:

"Em Outubro recebemos ameaças escritas exigindo que não houvesse a participação de Círculos da série Kuroko no Basket no Comiket 83. Como resultado, decidimos reforçar a segurança em coordenação com a polícia local como fizemos no Comiket 74 de 2008, onde ameaças semelhantes foram recebidas (vou pesquisar qual ameaça foi essa. Se descobrir, publico aqui no Blog)

No entanto, as ameaças do culpado forçaram o cancelamento total de um evento dedicado a Kuroko no Basket em novembro, e com o Jump Festa também cancelando suas atividades relacionadas a Kuroko, fomos confrontados com a exigência sem precedentes e inflexível do local (aqui estão se referindo à administração do Tokyo Big Sight, local onde acontece semestralmente o Comiket) que quer adiar o Comiket até o culpado ser preso, ou mantê-lo sem quaisquer Círculos de Kuroko. Recebemos também da Polícia fortes exigências para não permitir qualquer conteúdo de Kuroko no Comiket.
 

O local (novamente, refere-se à Administração do Tokyo Big Sight) e a polícia levantaram as seguintes objeções em nossas discussões:

1. As ameaças estão aumentando não vão parar apenas no Comiket e Tokyo Big Sight (daqui por diante, chamado pela abreviação TBS)
2. As ameaças foram publicadas nas proximidades (do TBS) e podem realmente ser postas em prática
3. As ameaças estão começando a intimidar outros eventos que acontecem no TBS

4. Se alguma coisa acontecesse, o caos seria grande e prejudicará a realização de eventos futuros
5. Permitir a venda de artigos relacionados Kuroko pode estimular ainda mais o culpado

Nós, os organizadores, concordamos com estas preocupações, mas ao ceder a essas exigências perversas estabeleceriamos um precedente odioso. Nós preferiamos ir adiante e fazer o Comiket normalmente, com maior segurança. Mas as preocupações da polícia local eram muito fortes e o bem estar dos participantes é nossa maior prioridade, junto com a possibilidade de novas restrições sobre o uso do TBS, então tragicamente não temos escolha além de proibir a participação dos Círculos de Kuroko. Não temos intenção de emitir novas restrições e vamos nos esforçar para minimizar todas as restrições no futuro. Obviamente, a pessoa culpada (por esta decisão) é quem está fazendo todas estas ameaças. Trata-se de apenas uma pessoa que detesta Kuroko, mas esse tipo de comportamento não parará apenas em Kuroko, e pode estender-se a doujinshis de anime e mangá de todos os tipos, e têm um impacto social negativo correspondente. Nós gostaríamos de pedir ao culpado que parasse com este tipo de comportamento."



Como se vê na foto acima, a direção do Comiket manteve durante os três dias da Feira todos os espaços reservados aos Circulos banidos de Kuroko como forma de solidariedade/protesto, e para mostrar que não foi apenas por causa do lucro que tal decisão foi tomada. Mas isso aparentemente não agradou alguém, pois no sábado foram encontradas três cartas com ameaças de morte no espaço reservado aos Círculos de Kuroko! Em resposta à descoberta destas três cartas, a direção do Comiket aumentou ainda mais a segurança para o último dia (domingo), com uma revista rigorosa para todos os participantes. Acredita-se que estas três cartas foram feitas por um imitador, pois o estilo de texto e Modus Operandi é completamente diferente das cartas anteriores. Com estas, o total de cartas ameaçadoras enviadas para eventos/locais/empresas/escolas relacionadas com o mangá Kuroko no Basket e seu autor, Tadatoshi Fujimaki, passam de 50. A polícia continua firme no caso, e deve ser apenas uma questão de tempo para se chegar ao otaku-terrorista-maluco.


Nem os cosplayers de Psycho-pass armados com suas Dominators intimidaram o otaku-terrorista! 
Agora preciso esclarecer para você que lê, algumas coisas importantes baseadas em minha experiencia como organizador de eventos para justificar a decisão tomada pela direção do Comiket: 

1. O "otaku terrotista" pode estar blefando, mas como ele enviou nas cartas ameaçadoras amostras de produtos quimicos que, em forma gasosa se tornam altamente tóxicos, não vale apena arriscar. E o Japão é o pais com um grande trauma a ataques quimicos, por conta dos atentados no metrô de Tóquio em 1995.
  
2. O Tokyo Big Sight é um lugar disputadíssimo para eventos, sendo necessário fazer reserva com mais de um ano de antecedência - se tiver uma data disponível! Portanto, cancelar o Comiket para esperar até a polícia pegar este otaku demente (e estejam certos, ela VAI conseguir pegá-lo!), não é uma opção. O que aconteceria de fato seria o cancelamento do Comiket 83 - ou melhor, seu adiamento até a Edição de Verão em agosto/2013. E as ameaças começaram em outubro, quando os contratos de locação de estandes para empresas e quotas de patrocinio para a edição 83 provávelmente já estavam fechados. Seria um prejuízo enorme para direção do Comiket cancelar tudo e devolver pagamentos efetuados.

3. Se já é difícil cuidar de 3.000 pessoas/dia nos eventos de anime do Brasil, imagine como é cuidar de 180.000 pessoas/dia num Comiket! E se o lunático atacasse, soltando algum tipo de gás tóxico nesta concentração de pessoas? O simples pânico seguido de corre-corre já seria catatrófico! Marcaria também o fim do Comiket, pois com certeza o TBS não aceitaria mais locar seus espaços para um evento onde ocorreu ataque terrorista, nem nenhum outro centro de convenções do Japão. E por efeito dominó, no resto do mundo todos os eventos para fãs de anime/mangá estariam ameaçados.

Imagine toda essa gente entrando em pânico...
É compreensível a revolta que os fãs e Círculos de Kuroko estão sentindo, como mostram os milhares de comentários no facebook e em forums japoneses, criticando ácidamente a decisão da direção do Comiket por banir toda uma série - a primeira vez que isso é realizado. Mas até este otaku-terrorista-maluco ser identificado, capturado e trancafiado numa sala acolchoada, não há outra opção viável. Afinal, estamos falando da segurança de meio milhão de fãs, e a preservação do bom nome da maior e mais tradicional feira de fanzines do mundo. Isso não é algo que possa ser arriscado levianamente.


Mas a direção do Comiket tem razão em seu alerta, que faço questão de repetir: esta decisão, pressionada pela polícia e pela administração do TBS, abre um precedente perigosíssimo. E se todo otaku hater começar a ameaçar o Comiket e/ou outros eventos apenas para tentar prejudicar uma série de anime/mangá que não lhe agrada? Anos negros nos aguardam, se esta moda pegar...

 

6 comentários:

  1. meu deus a que ponto chegamos????
    se amoda pega U___U

    ResponderExcluir
  2. galera tem oq fazer da vida não *_*

    ResponderExcluir
  3. cara, gente invejosa do sucesso dos outros sempre vai existir, mas quando isso degenera pra um ponto desse, é caso certo de internação.
    esse cara devia ser trancafiado num manicômio e perderem a chave - se o acharem, claro.

    e é uma pena ter que forçar um boicote por causa de um louco desses. só li o comecinho de Kuroko no Basuke, mas achei até engraçado.

    e, numa nota totalmente não relacionada: CELTY!!! *¬*

    ResponderExcluir
  4. Se a bomba de Gas de pimenta que soltaram no anime dreams já deixou o pessoal com medo aqui no Brasil, imagina o medo que o pessoal la no Japão esta com essas ameaças de gases tóxicos.

    ResponderExcluir
  5. Pior que conehço mutia gente aqui no Brasil que seria capaz de blefar só rpa ver alguma série ou mesmo algum evento não ocorrer... E pra piorar, também não duvido que uma empresa ou outra, pra prejudicar uma terceira, acabe fazendo este tipo de coisa. A segurança daqui, por mais reforçada que seja, acaba não sendo suficiente pro pouco públicoq ue vai, iamgina se fosse um número como os do Japão!

    O pior é que tem muito evento grande por aqui pelo Brasil que sequer respeita os fãs, não duvido que cedo ou tarde estes mesmos acabem tendo ameaças deste tipo. Assim como o Panda falou ali no comentário, teve já as bombas de gás de pimenta em AnimeDreams (e não foi apenas UMA vez), então, todos corremos riscos. Já houveram até roubos coletivos em eventos como o Dreams, sem que conseguissem até ter algum suspeito, durante blackouts e confusões/correrias.

    Bom, esperemos que a moda não pegue, porque, sério, aqui já tá difícil ter bons eventos, imagine perdermos as chances de continuarmos tendo, né?

    YATTA!

    bye-Q!

    ResponderExcluir