Nunca fiz segredo sobre os sites que pesquiso para postar informações e novidades sobre cultura pop no Japão. Uma das minhas fontes é o Culture Japan do Danny Choo, que pode ser visitado neste link. O site mostra em várias matérias feitas por Danny e seu time de colaboradores, detalhes interessantes sobre locais e eventos que por enquanto são apenas sonhos distantes de nós, brasileiros. E o melhor, totalmente em inglês! Danny Choo é o que pode se chamar de um fã que deu certo, pois transformou sua paixão em profissão graças a sua HP, que é um das mais populares do mundo. E como todo bom fã, possui algumas dezenas de figures (bonecos) de personagens de anime, além de robôs e Dolfies espalhados em todos os cômodos da sua casa em Tóquio.
Quando aconteceu o terrível terremoto de magnitude 9.0 em 11 de março de 2011, ele estava em Hong Kong participando da C3 - um evento para fãs de anime, mangá e cultura pop japonesa com site oficial neste link (em chinês), e as fotos que o Danny tirou durante a montagem podem ser vistas neste link. E de repente, no meio do evento, fica sabendo que um violento terremoto havia atingido o Japão! Como não podia fazer nada, ficou até a data programada em Hong Kong e voltou para Tóquio na noite do dia 15 de março. Segundo o próprio Danny, que já passou por vários terremotos desde que está morando no Japão (ele é filho de chineses, nascido na Inglaterra), apenas uma de suas figures havia caido no chão até então. Imagine o susto que ele tomou
ao abrir a porta de casa e encontrar a maior parte das suas figures estateladas no chão
, testemunhas mudas da violência do abalo sísmico!
O detalhe importante a frisar é que, apesar da violência do terremoto, a casa de Danny não sofreu danos estruturais, sendo apenas "chacoalhada". Isso acontece porque todas as casas no Japão são planejadas e construidas para suportar os constantes tremores que abalam o país. Se um destes atingisse o Brasil, é pouco provável que algo por aqui ficasse em pé. Mas como nosso país está bem no meio de uma placa tectônica, não precisamos nos preocupar com este tipo de catástrofe que é uma rotina para os japoneses.
Reporter profissional como é, o Danny fez um registro fotográfico detalhado dos estragos que o terremoto causou na sua preciosa coleção de figures espalhada em várias estantes e prateleiras da casa, que está disponível neste link. Para nós, fãs brasileiros, que suamos a camisa para conseguir uma ou duas figures grandes, ver duzias delas tombadas é de cortar o coração!
Outras matérias que o Danny fez sobre os efeitos pós-terremoto podem ser vistas neste link. Apesar do atraso do assunto (só a vi ontem) acho válido divulgar esta matéria para mostrar aos otakus que a-do-ram encher a grande naç
ão japonesa de elogios, sonhando morar lá porque acham ser o paraíso, que nenhum lugar do mundo é perfeito. O Japão tem seus problemas - diferentes dos nossos, mas tem. E para quem não está acostumado, assusta muito quando isso acontece:
E nada dentro de casa fica em pé:
Até os gatos ficam assustados:
Portanto antes de reclamar das coisas em seu país, lembre-se que poderia ser pior, muito pior! E o Brasil só poderá melhorar se todos trabalharem juntos, pensando no bem estar geral, e não apenas em vantagens próprias. Ainda temos muito que aprender!