3 de dez. de 2012

Candidato Apela para Cosplayer de Madoka

 

Que candidatos apelam para qualquer coisa atrás de votos em época de eleição, isso todos nós sabemos. E o Japão não escapa à esta regra, gerando situações tão inusitadas que se tornam engraçadas, comparáveis ao que alguns candidatos à vereador aqui do Brasil fizeram recentemente. Kenji Utsunomiya, advogado, 66 anos de idade, disputa como candidato independente na eleição para "governador" (entenda-se, prefeito) de Tóquio, dando ênfase à política de energia anti-nuclear como pode ser visto em seu site oficial neste link (em japonês).

 
Procurando conquistar a simpatia e principalmente os votos do eleitorado jovem, realizou um comício e carreata no bairro de Akiba acompanhado por alguns cosplays, com destaque a uma garota fantasiada como Madoka do anime Mahou Shoujo Madoka Magika. Ao contrário do que alguns podem estar pensando, estes cosplayers são voluntários apoiando sinceramente o candidato.


Fotos e vídeos destes cosplayers fazendo campanha a favor de Kenji numa das saídas da Estação Harajuku, com a garota fantasiada de Madoka puxando o refrão "Tokyo change" (mude Tóquio) que é o slogan da campanha do candidato sexagenário, estão recebendo duras críticas dos fãs da série, ao ponto de um deles dizer que está "desgostoso até a alma".


Apesar do desânimo ao verem sua personagem favorita reduzida a mera garota-propaganda de um candidato geriátrico, os otakus que frequentam Akihabara poderão em breve respirar aliviados quando o governador atual de Tóquio, Shintaro Ishihara, terminar seu mandato. Ele detesta a cultura otaku, nega os crimes de guerra realizados pelo exército japonês na Segunda Guerra, considera homosexualismo "anormal', disse numa entrevista que "as mulheres idosas que vivem depois que perderam a sua função reprodutiva são inúteis e estão cometendo um pecado", e também que o terremoto seguido de tsunami em 2011 foi um castigo dos céus "porque os japoneses tornaram-se ganaciosos." E o que mais causou a fúria dos otakus contra ele foi sua campanha para proibir editoras sediadas em Tóquio de publicar mangás eróticos com personagens "menores de idade". Quando se tem um prefeito destes cuidando de sua cidade, até mesmo um candidado que usa cosplayers para se promover é bem vindo!

Abaixo, um dos vídeos da campanha em frente à estação Harajuku


E como sempre digo: só mesmo no Japão, etc.

Um comentário:

  1. E por que não no Brasil, também?

    O problema é que, co m os plíticos trambiqueiros que temos( e os candidatos a isso, é claro ), alguém teria de fazer cosplay do Zé Carioca, por exemplo...

    Talvez fosse difícil achar alguém que se dispusese a se fantasiar de papagaio, mas... com a promessa de um cargo como assessor, quem sabe?

    ResponderExcluir