Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Que tal decorar seu carro com imagens de seus personagens ou série favoritos? Essa mania existe há mais de 30 anos no Japão, e tem nome próprio: ITASHA.
Qual fã de animação japonesa não gostaria de ter um carro assim? No Japão, país onde sobra dinheiro no bolso dos cidadãos para gastar com algumas extravagância, eles existem aos milhares e se tornaram um simbolo de status entre os fãs de mangá/anime.
E o que é Itasha exatamente? A melhor descrição/explicação sobre o que é esta mania eu encontrei na Wikipédia neste link., mas ainda assim a considerei incompleta, e escrevi uma versão própria acrescentando alguns detalhes importantes:
Na década de 1980, quando o Japão estava no auge de seu crescimento econômico, as ruas de Tóquio foram tomadas por um desfile de luxuosos carros importados. Entre eles, o mais desejado de todos era o Itasha - gíria japonesa para nomear os carros italianos (イタリア 車 - Itaria-sha - Italia + veículo). Afinal, quem não sonha em dirigir uma Ferrari? Mas aos poucos, a gíria Itasha, começou a ser usada para nomear veículos decorados com imagens de personagens de anime/mangá/videogame.
Esta nova versão da palavra Itasha surgiu partir da combinação dos kanjis (ideogramas) japoneses "itai" (痛い, dor) e "sha" (车, veículo). "Itai" neste contexto significa "doloroso", que pode ser interpretado como "dolorosamente embaraçoso" ou "doloroso para a carteira", devido aos altos custos envolvidos para decorar um carro. E de fato, os praticantes de Itasha não medem esforços financeiros para deixarem seus carros caprichados ao máximo. Seja para homenagear um personagem, uma série ou para se destacar entre os demais fãs, todos os tipos de mangás, anime e videogames podem ser estampados em um carro. E graças às técnicas de estamparia e experiencia profissional que os aplicadores possuem (alguns com até 20 anos trabalhando no ramo), os únicos limites para uso de Itasha são a imaginação, o modelo do carro e a conta bancária...
A decoração de carros com temáticas de animes começou na década de 1980, a principio com pinturas artísticas direto na lataria dos carros e posteriormente, usando adesivos como é feito até hoje. Mas a mania "pegou de vez", tornando-se um fenômeno no começo de século 21, graças à Internet. Daí por diante, fotos dos carros decorados por otakus japoneses se espalharam por dezenas de milhares de Blogs e Hps, tornando-se objeto de admiração e desejo de todos os otakus ao redor do mundo.
A primeira exposição oficial de Itashas foi feita em agosto de 2005, na Comic Market 68. Em 2007 é realizado o Autosalone (あう と さろーね), a primeira convenção dos donos de Itashas. Esta convenção aconteceu em Ariake, num dos estacionamentos perto do Tokyo Big Sight, onde acontece semestralmente o Comiket. E claro, o Autosalone acontece na mesma data do Comiket, "pegando carona" entre os fãs do evento vizinho
. Para participar de um Autosalone, basta se inscrever e registrar seu carro devidamente decorado com temática de algum anime/mangá/videogame, e pagar as taxas de estacionamento. O site oficial do evento está neste link (em japonês).
Outro grande evento é o ItaG Festa, promovido pela Editora Geibunsha com site oficial neste link (em japonês), e que tem o patrocinio entre outros da Toyota e da revista Car Audio Magazine publicada, claro, pela Geibunsha. Durante o festival, além de expor centenas de carros, motos e bibicletas, acontece o concurso "King of Itasha", com julgamento por voto popular para os melhores carros, motos, bibicletas e cosplayers participantes. Notaram que mesmo uma coisa aqui no Brasil considerada "boba" como Itasha, consegue patrocinadores SÉRIOS no Japão? Quando nossos empresários vão perceber que perdem ótimas oportunidades de divulgarem suas marcas entre os jovens brasileiros que vão a eventos?
Atualmente, os praticantes de Itasha se tornaram uma das subtribos dentro da grande tribo dos otakus com eventos, etiqueta e linguagem próprias: decoração em Automóveis é chamada Itasha, enquanto que em bicicletas é chamado de "Itachari" (痛 チャリ), e em motos de "Itansha" (痛 単 车). Até mesmo os militares aderiram ao Itasha decorando caças e helicópteros de combate como já comentei nesta outra matéria.
Os Itasha são vistos rodando normalmente nas ruas de Tóquio, concentrando-se principalmente nas regiões onde há mais concentração de otakus como Akihibara (Tóquio), Nipponbashi (Osaka), ou Osu (Nagoya). Todos os eventos relacionados à cultura otaku no Japão reservam um espaço para exposição de Itashas, como já o fazem para cosplayers e modelistas de miniaturas de personagens - as chamadas figures. Os Itasha já se espalharam pelo mundo, em especial, Coréia, Taiwan, alguns países da Europa e Estados Unidos, é claro! Mas em quantidade e qualidade, ninguém ainda superou o Japão.
E como vivemos em uma sociedade capitalista, onde tudo é explorado comercialmente, Itashas se tornaram uma atividade lucrativa e geram milhares de empregos! Empresas de pintura e decoração de carros se especializaram em aplicar imagens em qualquer tipo veículo. Várias empresas divulgam suas marcas em carros com imagens oficiais e exclusivas, contratando os praticantes de Itasha mais experientes e famosos. Em várias categorias de carros de corrida, veículos "itashados" (inventei essa agora...) participam. É uma mania que veio para ficar, e enquanto houverem fãs de mangá, anime videogame, haverá Itashas rodando pelas ruas.
Abaixo, um vídeo legendando em inglês mostrando como se transforma um carro em Itasha:
E neste link, dezenas de fotos de vários Itasha participantes do ItaG Festa 2012.
E abaixo, outro vídeo de um dos vários encontros de fãs/praticantes de Itasha que acontecem em todo o Japão, com centenas de carros expostos!
E como sempre digo ao final de cada matéria, só mesmo no Japão para surgir algo assim...