12 de nov. de 2012

Garoto se Suicida Após a Morte de Personagem em Naruto.

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

  Mais um acontecimento trágico envolvendo um anime famoso, que os moralistas e demagogos de plantão com certeza vão utilizar para "provar" que animes e mangás são "perigosos" e só causam "má influência" entre os jovens.


Leonid Hmelev, um garoto de 14 anos de idade, saltou para a morte do topo de um bloco de apartamentos com 30 metros de altura em Chaikovsky, Rússia, depois de ver seu personagem de anime/mangá favorito morrer. O menino teria ficado devastado após ver a morte de Itachi Uchiha no filme "Naruto - Crônicas do Furacão" (Naruto: Hurricane Chronicles). Quando saiu de casa para se matar, postou uma mensagem em um site de rede social dizendo que estava "planejando um final".  A fonte da notícia é o jornal Mail Online, neste link.


Seus pais, preocupados, deram o alarme depois que ele não voltou para casa e uma busca foi organizada em conjunto com os vizinhos. Depois de dois dias, seu corpo foi encontrado em 31 de Outubro, e identificado por seu desolado pai, Ivan, de 38 anos, que disse: "Eu sempre dizia que ele passava muito tempo assistindo TV - ele não sabia mais o que era realidade ou ficção."


Apesar de lamentável, culpar a série Naruto pela morte do rapaz é um exagero e um despropósito,  que não sabemos também como era o estado mental e psicológico do rapaz, pois geralmente as pessoas que tiram a própria vida tem algum transtorno mental, e a própria nota do jornal apresenta os verdadeiros culpados: "A Rússia tem a terceira maior taxa de suicídio entre adolescentes no mundo (22 por 100.000), atrás apenas dos seus vizinhos Belarus e Cazaquistão - ambos ex-membros da antiga União Soviética. O total de mortes anuais é cerca de três vezes maior do que nos Estados Unidos. Psiquiatras e especialistas em saúde na Rússia culpam o abuso de álcool, violência doméstica, regras rígidas e alta expectativa dos pais por boas notas escolares."


Ou seja, para os políticos e a sociedade em geral, é sempre mais fácil e cômodo culpar um desenho animado pelas mortes entre os jovens do que os próprios erros como governantes e como pais. A culpa da morte deste garoto não é, definitivamente,
por causa de Naruto. Mas podem anotar em suas mentes, que esta será mais uma das várias desculpas que os políticos interesseiros, moralistas e religiosos obtusos usarão para tentar impor seu controle sobre o que os jovens gostam de assistir. Fiquemos atentos contra os que desejam estragar nossa diversão.
 

41 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu vejo todo dia anime e to vivo ate hoje

      Excluir
    2. Não diga isso, coisa feia rapaz! Ele podia ter algum problema mental. As pessoas são diferentes.

      Excluir
    3. Troucha mesmo kk pior qui DPS acho qui o itachi foi ressuscitado

      Excluir
    4. Primeiro, não se escreve "troucha" e sim, "trouxa"
      Segundo, NUNCA diga isso para alguém que já poderia ter algum tipo de distúrbio mental ou algo do tipo!

      Excluir
    5. Digo nada parceiros
      Mlk doido

      Excluir
  2. cheguei perto disso na morte do ace ...hehahuehuehauea

    ResponderExcluir
  3. Mórbida ironia ...na Uniao Sovietica, os animes são os culpados pela subversão juvenil dos jovens "camaradas". E aqui no Brasil o culpado se chama Call of Duty e GTA...

    Se traçarmos um paralelo (inclusive com a juventude asiatica), notamos que essa nova geração de geeks/otakus está passando dos limites, através de comportamentos maniaco-compulsivos e atitudes bizarras, literalmente estão no limiar entre o mundo real e o mundo do faz-de-conta nérdico. E quem paga o pato são os pais, que nao fazem ideia do que está acontecendo na cabeça oca dessa molecada...

    Fiz parte da 1ª geração de otakus do brasil, e não imaginava que nossos "filhotes" nascidos no final dos anos 90 fossem se tornar esses monstrinhos alienados com o mundo virtual - sabem de cor e salteado o elenco de um anime ou gameplay dum game, mas nao sabem o nome do presidente de seu próprio país, e muito menos escrever seu próprio nome corretamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço minhas suas palavras, camarada. Principalmente na parte

      "Fiz parte da 1ª geração de otakus do brasil, e não imaginava que nossos "filhotes" nascidos no final dos anos 90 fossem se tornar esses monstrinhos alienados com o mundo virtual - sabem de cor e salteado o elenco de um anime ou gameplay dum game, mas nao sabem o nome do presidente de seu próprio país, e muito menos escrever seu próprio nome corretamente..."

      Dá vergonha ver no que essa galerinha de hoje se transformou =/

      Excluir
    2. Tu és a primeira geração de estúpidos meu nome é João Magalhão
      Como podes ver sei escrever. 👍🏻

      Excluir
    3. A ignorância é uma virtude.
      Ou seja quando os pais dizem que os filhos estão retardados por calsa dos animes eles nunca vão esntender....
      Eu infelizmente sou um otaku.....

      Excluir
    4. Olha isso não tem nada a ver pq tipo eu assisto anime a muito tempo mesmo é eu sei escrever é tbm sei o nome do presidente do país mais talvez nem tenha sido isso o motivo da morte do menino e nem todo mundo é assim eu por exemplo aprendo coisas com animes

      Excluir
    5. Mano eu acho que o cora era famboy do itachi aquele que acha que o itachi é o mais forte do anime o irachi era muito fraco comparado com os personagens no bruto isso não é o caso será que ele achava se ele morrer ia tá com itachi que moleque burro da vontade de o resusita pra enfiar porada

      Excluir
    6. Minhas desculpas eu errei umas palavras mas o itachi resusita no boruto 😑🤮😁😅

      Excluir
  4. o moleque parece o John Connor no Exterminador do Futuro 2...
    mas tudo o que eu precisava dizer já foi dito: não é simplesmente um anime X ou Y que vai causar a morte da pessoa, é o nível mental dela.
    claro que existem casos e casos, como qualquer psicólogo vai te dizer, mas se os pais não souberem educar na direção certa, dar atenção, chegar e conversar, com certeza o moleque vai buscar uma pílula azul.

    falando assim eu me lembrei de um capítulo de Yotsuba, que ela assiste um filme policial, pega uma pistolinha de água e sai atirando nas meninas que moram na casa do lado, dizendo que é por "vingança". quando ela chega na Asagi, a arminha fica sem água, aí a Asagi toma a arma, enche de água de novo e taca tudo na Yotsuba. depois ela volta pra casa, e o Jumbo (o grandalhão que é amigo do pai dela) pergunta "como é que foi?" ela responde: "eu morri! ^^" e ele: "viu só como vingança é ruim?"

    então, de um jeito ou de outro, ela acabou recebendo uma lição, e com certeza não vai querer ser uma assassina de verdade quando crescer. na vida real é assim também: basta você saber como educar seu filho, em especial dando carinho e atenção, mas também impondo sua autoridade pra que ele saiba o que é certo ou errado, real ou fictício.

    ResponderExcluir
  5. Barbaridade! E eu... que já assisti até a ROBOCOP de tarde (QUASE SEM CORTES) e nunca fiquei traumatizado. Outra família que deixou um familiar se levar por doença mental. Meu DEUS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tinha Robocop em VHS em casa, velho.
      sem cortes, inclusive a cena dos bandidos massacrando o Murphy.
      e eu assisti aquilo com 10, 11 anos de idade.
      fiquei chocado vendo, lógico, mas nunca me deixei influenciar.

      Excluir
  6. Tenso, bora atras das esferas do dragão agr. kkk

    ResponderExcluir
  7. Não foi a primeira e nem será a ultima vez que veremos casos assim~
    Nos games também temos casos similares como aquele rapaz que alguns anos atrás repetiu em um cinema uma cena de GTA (só não lembro qual) no que ele entra no cinema e metralha todo mundo...
    (acho que era gta kkk)

    Bom eu desde cedo joguei games violentos como postal por ex, sempre tive minha liberdade de escolher o que fazer, sei que nem tudo agradava meus pais, mas como pessoa mesmo isso nunca me afetou psicologicamente para fazer más ações ou similares.

    A morte do Itachi foi triste sim, até eu chorei huahua, fiquei com aquele sentimento de dó e tristeza né... nunca tinha visto um personagem assim.
    Mas para esse jovem ai esse fato no anime foi só um motivo fantasioso uma vez que ele já poderia ser vítima de distúrbios mentais~

    ResponderExcluir
  8. eu acho que cupar o anime é exagero como o artigo diz,

    primeiro:as pessoas tem mania de ficar cupando tudo que tem sangue, que aparece uns monstros feios ou algum anime que tenha algum perssonagem mangá que é assassino e tem sede por sangue, exemplo no hunter x hunter que tem o hisoka e killua eles são assassinos mas o killua acaba deixando de ser assassino e faz uma amizade insseparavel com o gon isso até aí deveria servir como exemplo de vida, no caso do hisoka ele não é bem um assassino ele é um caçador de lutas, as mesmo assim ele não deixa de ser mal e acaba ajudando illumi em suas presepadas. Eu sou mais ou menos da idade deste garoto e já assisti naruto hunter x hunter sword art online e nunca afetou em nada.

    segundo : Depois de 1 hora tentando entender o que se passa na mente desse garoto, pensei :Em min nunca afetou em nenhuma parte picicologica de minha cabeça e nem de meu primo que também assiste naruto, então o problema não é no anime e nem no meu primo e nem min (ou seja é uma parte picicologica da cabeça dele) isso não tem nada a ver com o anime e com os jovens e sim na parte picicologica deles.

    terceiro: Como o artigo relata que não sabém se ele éra violento em casa tinha algum problema na escola. Eu tenho 75% de certesa que era um problema na escola.

    quarto: O pai da criança diz que ele não sabia mais distinguir a realidade co a ficção. Na verdade isso é uma coisa praticamente impossivel que isso aconteça porque ele vive no mundo real, convive com pessoas reais todos os dias todos os dias.

    quinto: Os religiosos moralistas e demagogos não tem direito de falar que isso é uma coisa ruim para os jovens. Eu realmente acho que não porque eu já assisti animes que mostram o verdadeiro sentido da amizade.



    Lembrando que tudo que você acabou de ler são opiniões minhas.

    ResponderExcluir
  9. sempre fui fã da animax e seus comentarios contra cdz porém dbz sempre adoravam,m as tudo bem, pq a revista acabou?
    vou divulgar esse site para os fãs das antigas

    ResponderExcluir
  10. Oq esse mlk fez foi idiota e exagerado mas isso n é motivo para eu parar de assistir animes com mto sangue

    ResponderExcluir
  11. Troxão,o itachi aparece de novo na guerra ninja por causa do Edo tensei kskskkks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma pena o cara não ter visto o final de Naruto Shippuden

      Excluir
  12. Queria ter essa mesma coragem

    ResponderExcluir
  13. Já assistir e li o manga do Naruto e Boruto mais nunca nem pensei em suicídio mesmo na morte do jiraya meu personagem preferido ou algo do tipo pelo contrario planejou viver muito pra realizar meus sonhos ingual o Naruto.

    ResponderExcluir
  14. Eu assisto naruto tofto os dias e até hj não morri, mesmo vendo meu personagem favorito morrer (Naruto) em Boruto:Next Generator

    ResponderExcluir
  15. Os pais que deviam ajudar o mlk não ficar acusando o anime o problema e dos pais que n souberam ajudar o filhi

    ResponderExcluir
  16. qual filme de naruto é esse, pesquisei e nn achei

    ResponderExcluir
  17. Mentira, todo mundo sabe que o Madara ganha do Itachi com o braço nas costa, Itachi só tem Mangekyou Sharingan, ITachi é o Uchiha mais fracote de toda série/Mangá

    ResponderExcluir
  18. Vi Naruto inteiro
    Vi a morte do Kurama
    Vi a morte do Jiraya
    Vi a morte do Neji
    E tô vivo

    ResponderExcluir