Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Conheça os fatos do incidente acontecido em julho de 2012, que fez a alegria de 11 em cada 10 otakus fapeiros, quando uma modelo usando ousado cosplay de Atena foi expulsa de uma feira na China!
No primeiro dia da ChinaJoy 2012 em Xangai, China - o maior evento sobre videogames daquele vasto país - a modelo Li Ling (李玲) de 22 anos, contratada pela empresa ZQGAME jogos on-line (site oficial neste link), apareceu vestindo um cosplay da deusa Atena da série Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco no Brasil) onde sua calcinha rendada ficou completamente exposta! O ousado cosplay vestido por uma belíssima modelo roubou as atenções de todos os presentes, sendo fotografada e filmada incessantemente. Mas acabou sendo expulsa da ChinaJoy no mesmo dia por "mostrar pele demais".
Belas modelos vestindo roupas curtas e decotadas são rotina todos os anos na China International Entertainment Expo, ou apenas ChinaJoy, atraindo dezenas de milhares de fãs que pagam ingresso alegremente para poderem fotografar de perto beldades que só conseguem ver em revistas. No entanto, devido ao aumento constante nos decotes e encurtamento ainda mais constante nas saias das modelos, as autoridades chinesas este ano decidiram reprimir o que chamam de "vulgaridade", sobre a manobra das empresas participantes ao colocarem em seus estandes as chamadas "showgirls" com roupas cada vez mais ousadas e sexys para atrair os visitantes. E assim, pouco antes da cerimônia de abertura da ChinaJoy 2012 realizada em Xangai de 26 de julho a 29 de julho, as autoridades emitiram uma série de regulamentos sobre o comportamento dos expositores e das modelos contratadas. Ou seja, tarde demais para os que já tinham confeccionado fantasias mais ousadas! Não é só no Brasil que este tipo de interferência governamental acontece.
Mas alguns expositores simplesmente ignoraram os regulamentos. Muito dinheiro havia sido investido ao contratarem modelos e prepararem fantasias - ninguém estava disposto a sair no prejuízo! E foi assim que no primeiro dia da ChinaJoy 2012, a ZQGAME colocou em seu estande a belíssima modelo Li Ling (李玲) para atrair visitantes e dar destaque ao seu grande lançamento, o MMORPG (videogame online interativo) Legend of Saints (site oficial neste link) baseado no universo do famoso mangá/anime Saint Seiya. A ZQGAME e Li Ling foram o grande sucesso do primeiro dia da ChinaJoy. Os visitantes e fotógrafos não sabiam para onde apontar suas câmeras: da cintura para cima, havia um grande destaque aos seios de Li Ling (com a ajuda de enchimentos), valorizando seu cosplay de Atena.
O problema estava da cintura para baixo, que proporcionava aos participantes uma visão graciosa da calcinha de renda que ela usava. As autoridades rapidamente entraram em ação. No dia seguinte, a ZQGAME foi advertida, multada e obrigada a romper o contrato com Li Ling! Nem mesmo ela ter usado no final do dia um shortinho rendado para ocultar a calcinha aliviou a barra. E assim, ela não apareceu nos dias seguintes da ChinaJoy 2012!
Ao chegar em casa, Li Ling escreveu um desabafo no seu perfil do Sina Weibo (equivalente chinês ao Twitter): "Hoje, depois que minha primeira
apresentação terminou, foi-me dito pelos organizadores para sair
imediatamente e que eu estou proibida de voltar amanhã ou no dia seguinte. Aconteceu tudo tão depressa, não sei o que fazer agora. Eu
só estava fazendo meu trabalho... Ser uma modelo é difícil: quando somos iluminadas pelos holofotes, estamos realmente
lutando. Divirtam-se todos, vocês tem ainda 2 dias... eu tive que ir para casa mais cedo do que o planejado."
Ela ainda não sabia que suas fotos já haviam se espalhado pelo mundo numa velocidade impressionante, divulgadas em milhares de blogs, páginas informativas e facebook, tornando-a uma celebridade instantânea quando ainda estava vestindo sua fantasia de "Atena Sexy". Menos de uma hora após escrever, fãs de Li Ling espalharam mundo afora traduções em inglês do desabafo da modelo, e seu perfil no Sina Weibo foi rapidamente invadido por comentários de apoio escritos por
fãs antigos e novos, assim como críticas ferozes contra a ZQGAME por "comprometer sua
carreira".
Em resposta, Li Ling postou outra mensagem: "Obrigada a todos. Mas por favor não ataquem a ZQGAME. Eu não tenho certeza das circunstâncias e peço desculpas se minha fantasia ofendeu alguém. A ZQGAME está me apoiando e eu acho que eles não tinham outra escolha. Eu
não quero que isso se transforme em uma disputa entre a empresa e os
organizadores do evento. Por isso, se minha saída vai resolver o problema,
então eu vou embora. Eu não me sinto amargurada com ninguém sobre isso, garanto!"
A ZQGAME, que comprou a briga e pagou a multa, deve estar satisfeitíssima com o resultado, pois conseguiu uma divulgação monstruosa e se tornou conhecida no ocidente - uma forma de propaganda bem mais barata e eficiente do que comerciais na TV. Mesmo com a atuação imediata das autoridades chinesas, o estrago já estava feito, provando que não importa quão forte e severo seja a repressão de um governo ditatorial como o chinês, a força de divulgação da internet é ainda muito mais forte.
E quem mais ganhou com toda esta polêmica em torno de uma calcinha rendada à mostra foi Li Ling, que ganhou milhões de fãs ao redor do mundo, fazendo aumentar o valor de seu cachê para futuros trabalhos. 50 anos podem se passar, ela pode morrer de velhice, mas as fotos tiradas naquele memorável 26 de julho de 2012, quando ela vestiu um ousado cosplay de Atena, ainda estarão circulando na internet. Ela está sendo mais requisitada do que nunca, como mostram fotos de alguns dos seus trabalhos recentes.
Mas o debate iniciado por este incidente ainda está longe de acabar, pois o uso exagerado e muitas vezes apelativo de modelos e showgirls nas ChinaJoy (como foi o caso de Li Ling e sua "Atena Sexy") está sendo motivo de discussão e discórdia entre as autoridades, os fãs e os empresários. Um executivo da empresa Sina Tech escreveu: "Quem iria à ChinaJoy sem as showgirls? Se você só quer jogar ou ver videogames, pode encontrar o que precisa na internet". Já um fã comentou, em tom de desabafo e decepção: "A ChinaJoy não é mais uma convenção de videogames".
Indiferente à polêmica sobre o tamanho das saias das showgirls, o mercado chinês de videogames cresce rapidamente, sendo que apenas os jogos on-line faturaram mais de 3,7 bilhões de dólares no primeiro semestre de 2012, e a ChinaJoy se tornou a convenção de jogos mais importante da China, tendo recebido mais de 170.000 visitantes nos seus 3 dias de duração. Mas será que com tantos lucros, é necessário apelar tanto assim para a sensualidade das showgirls numa convenção de videogames? Uma resposta satisfatória ninguém ainda conseguiu apresentar...