Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.
Quase passou batido, mas antes tarde do que nunca!
No dia 10 de outubro a série de TV Yuyu Hakushô completou 20 anos de sua estréia. No total, foram produzidos:
- 112 Episódios (exibidos entre 10 de outubro de 1992 até 7 de janeiro de 1995)
- 6 OVAs (Original Video Animation - animes exclusivos para venda em lojas - na maioria musicais com os "melhores momentos")
- 2 Movies (a aventura do "Selo de Ouro" conta como movie apesar de ter apenas 30 minutos, pois foi exibido nos cinemas)
Informações completas neste link da Wikipedia
Parece ter sido ontem que a série estreou no Brasil pela TV Manchete em 1997 (ou seja, 15 anos atrás), com o empenho pessoal do Eduardo Miranda, na época Diretor de Programação da emissora, que só sossegou quando colocou Yuyu no ar! Depois de Cavaleiros do Zodíaco, foi a série que mais fãs teve no Brasil, e ajudou a enraizar a paixão por mangás e animes entre brasileiros. Graças a Yuyu Hakushô, o anime deixou de ser considerado uma "febre-modinha passageira" e começou a ser levado a sério por empresários, e quando saiu do ar por volta de 2.000, editoras começavam a publicar títulos de mangás no Brasil, e o de Yuyu foi um dos primeiros!
Yuyu Hakushô foi também o primeiro anime em que houve uma paixão delirante dos fãs por personagens específicos. Todos do elenco principal tiveram mais de um fã-clube no Brasil, sendo Kurama o campeão absoluto em numeros, como comprovam suas aparições em cerca de 20 Casais Animax.
Os primeiros cosplays famosos no Brasil foram de personagens da série, pois como muitos deles usavam roupas comuns, isso facilitava sua confecção numa época em que a cosplaymania estava se firmando no país e ninguém tinha muita experiencia para produzir fantasias elaboradas. Se hoje o Brasil é tricampeão mundial de cosplay, um pouco disso se deve a Yusuke e seus amigos.
Devemos muito do que somos hoje como tribo a Yuyu Hakushô, e então não esqueçamos de dar um grande PARABÉNS a tantos personagens e estórias maravilhosas que acompanhamos do começo ao fim. Bons heróis nunca devem ser esquecidos, mesmo os de fantasia. Porque Yusuke, Kuwabara, Kurama, Hiei e todos os demais podem não ter existido de verdade, mas fizeram muitas coisas reais por seus fãs brasileiros. Então sim, eles merecem de todos nós uma grande BOMBA DE SORRISO!