20 de out. de 2012

Outras Revistas que Fiz - Street Fighter II

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

 
Uma das revistas mais divertidas que fiz, e a primeira sobre o videogame Street Fighter no Brasil!



Em 1993, um amigo voltou do Japão após "dekassegar" e me deu de presente um fanzine-paródia do Street fighter II chamado GEEPARO BOOK 3, comprado num Comic Market que já expliquei o que é neste link. O Fanzine vem assinado por um autor chamado Masaya (de Messiah - Messias, em inglês), que atualmente usa o pseudônimo Aratamaru. Na época já haviamos feito algumas revistas de Mangá Erótico para a Editora Escala, e quando mostrei o fanzine, me foi solicitado pela direção da editora "adaptá-lo" para publicação. 

Menos de um mês depois, a primeira revista de mangá com SF II chegou às bancas. Foi assim, sem perceber, que eu, Francisco K. Heira (tradução) e Orlando Tosetto (letras & adaptação) fizemos um pedaço da história do mangá no Brasil. Só produzimos uma edição, pois afinal, só tinhamos um fanzine! Mas o sucesso foi imediato, esgotando nas bancas. E a Escala imprimiu mais duas tiragens - uma delas totalmente colorida (desconheço quem fez o trabalho de cor). Até hoje não sei quantas revistas foram impressas de cada uma das três tiragens, nem o total de vendas.


Foi então que a Character, representante da CAPCOM no Brasil, contatou a Editora Escala por estar publicando sem os direito autorais. Mas tudo se resolveu amigavelmente: a Escala pagou os valores pendentes e fechou um contrato de licenciamento para publicar SF II no Brasil. Estávamos comemorando antecipadamente, pois acreditávamos que o Estúdio PPA cuidaria da série - o que seria mais um feito histórico: a primeira revista periódica no estilo mangá, feita totalmente no Brasil, e com um dos videogames mais famosos do mundo! 


Mas não aconteceu, porque o valor que a Escala ofereceu era muito baixo, e não havia como conseguirmos bons desenhistas e roteirista com o que foi oferecido (o mesmo preço pago para fazer a "edição" do fanzine, para desenhar uma revista inteira! Vê se pode...). Mal dispensamos, uma pessoa que soube da nossa recusa se ofereceu para trabalhar pelo baixo valor que nós recusamos (eu e minha boca grande...)

Agora pensem nisso: foi pura sorte justamente este fanzine chegar na minha mão! Se meu amigo tivesse trazido outro fanzine, TALVEZ nunca tivessemos tantas revistas de SF II desenhadas no Brasil e publicadas pela Escala durante a década de 1990. Incríveis as coincidências da vida, não? E três anos ANTES da série Megaman e SEIS antes do projeto cancelado das três miniséries com jogos videogames pela Editora Shalon, já poderíamos ter publicado a primeira revista no estilo mangá desenhada no Brasil. Uma pena...


Sobre o autor japonês deste Fanzine-paródia, sua especialidade são mangás eróticos, e se quiser conhecer outros trabalhos dele, existe este link e este link com as capas de outros fanzines de sua autoria. Agora, onde conseguir edições ou onde baixar, não tenho idéia de onde indicar. Fico devendo.

6 comentários:

  1. Nossa. Entao foi assim que isso chegou as bancas ?! Cheguei a ter mas sumiu. Hoje em dia tenho uma foto copia dessa reviatinha mas se nas minhas andancas pelos sebos da cidade eu achar. Com certeza eu compro

    ResponderExcluir
  2. Carai vei...até hj tenho remorso de não ter comprado essa revista...folheei ela na época e achava o máximo...mas não comprei pq colecionava Comics na época!!mas adorava Street Fighter!!Pô peixoto...não tem como liberar um scan dessa ai não?

    ResponderExcluir
  3. Caramba, eu tinha essa revista, lembro de ter trocado por outros gibis em uma banca de usados. Boa época com lançamentos da Escala, principalmente os materiais da equipe Frente! Parabéns pela criação!

    ResponderExcluir
  4. Está demonstrada aí a importância dos fanzines no mercado editorial e no desenvolvimento dos artistas. Bravo. Eu jrava que esse aí era de autoria do ARTHUR GARCIA.

    ResponderExcluir
  5. Excelente! Revelações altamente esclarecedoras para quem adquiriu essa revistinha. Eu fui um dos contemplados. Época muito boa do Street Fighter.

    Tinha produto não licenciado de tudo quanto era lugar.. e bons produtos, assim como esse, que vale a pena uma conferida e ter na coleção.. mesmo para quem é fã hoje em dia. Creio que nunca foi tão divertido ver todos os personagens da série juntos. Merecia mais edições.

    ResponderExcluir