Mapa-mundi japonês de 1914. Todos os nomes de cidades, portos e paises estão escritos em ideogramas katakaná, da direita para a esquerda. Note que a Coréia está anexada ao Japão, marcada com a mesma cor rosa, pois nesta época ela era uma mera colônia extrativista, e assim ficaria até o final da Segunda Guerra, infelizmente. E no Brasil, o estado do Acre ainda está marcado como território da Bolívia (na verdade, já havia sido comprado em 1904). Esta disposição colocando o Oceano Pacífico e o Japão quase no centro do mapa, é utilizada nos países orientais até hoje. Afinal, faz mais sentido para eles verem o mundo desta forma!
E para quem desejar uma versão bem maior deste mapa (9 megas), é só clicar neste link.
O vídeo abaixo foi feito como forma de agradecimento pela ajuda mundial após o terremoto/tsunami de 2011, e compara o tamanho do Japão em relação a vários outros países e continentes, incluindo o Brasil. É muito interessante e útil aos otakus/fãs, pois lhes dará uma idéia exata do tamanho da "grande nação japonesa" que tanto cultuam - às vezes, em detrimento à nossa. Percebam isso, fãs extremistas: o Brasil é muito maior e tem mais recursos que a maioria dos países do mundo. Se TRABALHARMOS tanto quanto os japoneses, poderemos fazer coisas maiores ainda! Você nasceu e mora aqui, então trate de melhorar o lugar onde vives, ao invés de suspirar sobre como os outros países são mais ricos e mais bonitos.
VLW Peixoto, usarei esse mapa em minhas aulas, quando falar do Imperialismo Japonês! Realmente vejo um fascínio preocupante em relação ao Japão. Informar mais é uma forma de que esse fascínio seja crítico.
ResponderExcluirFico feliz em saber que esto ajudando a enriquecer as aulas de história de seus alunos, André Lourenço! Se precisar de uma versão maior deste mapa (9 megas), pegue neste link:
Excluirhttp://jackhughesmsa.files.wordpress.com/2011/11/japan_world_map_1914.jpg
No Nosso tempo eram os Estados Unidos, Quando meu avô era criança, almejavam a Europa... japão acho que foi mais até 2010, claro q ainda tem gente que quer ir para lá, mas hoje, a modinha é Austrália... Cada um coloca suas esperanças em algum lugar distante, sabe, "A grama do vizinho é mais verde...." Pois eu adoraria ir para qualquer país estrangeiro, mas sempre a passeio. Odeio Futebol, carnaval, funk nacional, sertanejo.... ou seja, tudo que o povão curte... mas isso não quer dizer que eu deva desejar fugir para outro país, nem sonhar que um dia teremos as mesmas coisas boas que vemos lá fora... pois não há um país perfeito e se um dia houver, acho que o Brasil é o único capaz de se adaptar e se encaixar nos moldes de um país ideal se:
ResponderExcluirSeguir moldes políticos da Suécia: Sem mordomia, trabalhando pelo povo, como devem;
Inspirar-se na educação chinesa: Qualidade de ensino, criando o futuro real, não essas crianças que com 10 anos não sabem sequer fazer uma conta de dividir! Mas o Povão vota errado... ou nem tem em quem votar certo...;
Sistema de Saúde de países como França e Inglaterra: Já ouvi muito a frase "Eu me orgulho de pagar Impostos" porque o sistema de saúde funciona, financiado pelo governo... Também tem o fato de muitos terem condições de pagar por atendimento particular, população e tamanho do país bem menores que aqui...
Investimento na área de entretenimento, pagar melhor o artista, como nos USA: na terra do Tio San Fernanda Montenegro e Paulo Autran seriam milionários, segundo a própria Fernanda em uma entrevista, pois se eles recebessem cachê todas as vezes que a cena clássica de "Gerra dos Sexos" fosse exibida na globo... só eu vi esta cena umas 500x no Vídeo Show (com o que tem hj, eles precisam mesmo exibir alguma coisa de qualidade)
Na área editorial, porque não o modelo Japonês, poxa, eu era a única no cursinho que sabia o que era "Era Meiji", hj mais gente sabe, mas a professora ficou até boba, mostrei toda minha coleção de Rurouni Kenshin para ela, ela adorou... Voltando, seria muito legal termos quantidade deste tipo de material, aposto que muitos autores se destacariam e seriam referência para as próximas gerações.
Na música... cara, amo muito rock, músicas de Anime... mas não há nada comparado à nossa MPB, neste quesito já fazemos certo, o problema é que o povão insiste em ouvir coisas de péssima qualidade.
E, para finalizar, talvez também oportunidades de emprego e estudo superior como na Austrália, minha irmã e alguns conhecidos meus estão lá....
Ufa, acho que é isso. Antes de postar pesquisei o que disse aqui, para ter certeza. mas pensem também no seguinte: Quando teclo com estrangeiros online e digo q sou do Brasil, não teve um que disse: Arg!!! Eww!!! Todos falam de Carnaval, Futebol e até, oportunidade, pq aqui é um campo em expansão para estrangeiros assim como outros países são para nós... se não fosse assim, a população nacional seria indígena e falaria Tupi (exemplo)
Ah sim, sonhar não custa neh...
ResponderExcluirPeixoto, essa matéria foi incrível. Espero que conscientize aqueles que acham o Brasil é uma porcaria. Nós somos, sim, uma grande nação e devemos trabalhar muito para ela se torne ainda melhor.
ResponderExcluirFalou.
Será que nesse mapa do video foi incluido a ilha de Dokdo (takeshima)? Tá uma briga enorme entre coreanos e japoneses sobre a posse desta ilha. Algo que lembra o caso das Malvinas...
ResponderExcluirFez me lembrar das 1ª versões de Street Fighter 2, he, he...
ResponderExcluir