20 de out. de 2012

Mangá Contra Pirataria

Como já expliquei neste link, desde 1 de outubro entrou em vigor uma  Lei que proíbe downloads não autorizados de material protegido por direitos autorais (em outras palavras, pirataria!). Infratores pegos com a "mão na massa" poderão ser condenados a pena de prisão de dois anos e multa que pode chegar até dois milhões de yenes (R$ 51.850,81 em valores de hoje). Anteriormente esses downloads/uploads ilegais eram considerados "crime de infração civil" sem punição.

À parte de toda a discussão sobre as controvérsias que esta lei ainda causa por conta de várias "brechas"  e "interpretações", outros grupos e empresas interessados em deter os downloads e uploads ilegais já haviam começado por iniciativa própria uma campanha de conscientização entre os estudantes japoneses. E o ápice desta campanha foi uma estória de mangá com 8 páginas promovida pela Associação Japonesa das Empresas Musicais chamada "Music Moral Keepers" (Guardiães Morais da Musica), uma mangáweb anti-pirataria que aborda um dos maiores problemas da indústria da música: o download e upload ilegal das músicas que vendem!


É uma estória simples e com uma lição de moral bem clara: se os downs/ups ilegais continuarem, as bandas e empresas musicais podem falir, a música pode acabar por culpa de quem baixa/upa músicas ilegalmente! Pura balela, é claro, pois a musica não acabaria com isso. Mas o lucro das empresas que as comercializam está em perigo - um perigo aliás, que poderiam evitar se pesquisassem novo métodos para vender músicas além das maneiras tradicionais. Mas como foram atropelados pela velocidade de desenvolvimento da internet, ainda não conseguiram encontrar uma forma de sobreviverem aos novos tempos. E como é mais cômodo e barato considerar crime a livre transmissão de dados, você já pode imaginar quem mais fez pressão para essa lei ser aprovada às pressas e com mais furos que uma peneira...

Os "Musics Moral Keepers" são um grupo de heróis musicais do futuro, que nesta estória de 8 páginas viajam no tempo de 2039 até 2012, para impedir que uma estudante de 17 anos faça uma grande quantidade de uploads de músicas ilegalmente e com isso, inicie a "quebradeira" da indústria musical.

O site oficial para a campanha da Associação Japonesa das Empresas Musicais está neste link, apenas em japonês. Mas uma versão traduzida da estória para o inglês está disponível neste link. E se alguém tiver tempo e paciência para fazer uma versão em português, desde já me disponho a publicá-la aqui! Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário