29 de out. de 2012

International Tokyo Toy Show 2012


Nesta gigantesca feira de negócios, acontecem dois paradoxos: 

1 - Brinquedos de criança são tratados como COISA MUITO SÉRIA!!!

2 - Homens de negócios sérios, engravatados e sisudos viram crianças!

São dois extremos que só podem acontecer numa feira de negócios onde o único produto à venda são brinquedos, quando se fecham dezenas de milhares de contratos e vendas milionárias. Esta feira é a International Tokyo Toy Show, site oficial neste link, que teve sua edição mais recente no mês de junho de 2012, dias 14 e 15 (só para negócios), 16 e 17 (aberto ao público), ocupando o Tokyo Big Sight, onde acontece semestralmente o Comic Market, que já fiz matéria neste link.


Como acontece a cada ano, todas as empresas fabricantes do setor no Japão estiveram presentes trazendo cerca de 35.000 brinquedos de todos o tipos, tamanhos, preços e tendências. Os grandes destaques, claro, foram lançamentos atuais e futuros que só estarão disponíveis proximo ao Natal. Mas durante a feira, todos os produtos expostos podem ser encomendados por lojistas grandes e pequenos. Como já comentei na matéria sobre a Wonfest neste link, a International Tokyo Toy Show não vive do presente e muito menos do passado. O que interessa e principalmente VENDE, é o que vai ser lançado no futuro! Em dois dias de negociações, são fechadas encomendas para o próximo Natal e todo o ano seguinte até a próxima feira. Em outras palavras, as fabricantes de brinquedos do Japão, graças ao International Tokyo Toy Show já saem da feira sabendo quanto vão produzir e vender durante um ano inteiro! Não é exagero dizer que a indústria e o mercado de brinquedos do Japão é muito dependente desta feira, daí sua importância econômica. 

Mini Helicóptero guiado por rádio controle e com câmera embutida. Um verdadeiro mini espião!
Mesmo sendo uma feira no estilo "serious business", apenas dois dias são exclusivos para clientes/compradores por atacado. Os dois ultimos dias - sábado e domingo - ela está aberta ao público GRATUITAMENTE! E por isso mesmo, tem uma visitação recorde. A edição de 2011 teve 18.782 visitantes na "Feira de Negócios" (os dois primeiros dias) e (139.872) visitantes nos dois dias finais abertos ao público, num total de 158. 654 visitantes. Aliás, o prospecto de apresentação da edição deste ano - versão em inglês (documento PDF) está disponível neste link.


Simulador de piano. Toca através de sensores instalados nos dedos.
Como é natural e inevitável numa feira como esta, todas as empresas participantes investem pesado nos estandes, e deixam seus produtos disponíveis para "degustação". Além de ser uma oportunidade única de ver e principalmente "brincar" com lançamentos futuros, pequenos e grandes lojistas após fazerem suas encomendas, sempre dão uma volta por todo a feira e literalmente viram crianças se divertindo com as novidades. Eu sei que esta atitude acontece por experiência própria, não que eu tenha participado de algum International Tokyo Toy Show, mas visitei várias vezes o seu equivalente brasileiro, a ABRIN que acontece anualmente no mês de Abril em São Paulo, no Expo Center Norte, com informações detalhadas neste link. Além de ser a maior feira de brinquedos da América do Sul, é a única oportunidade que se tem para ver e "brincar" com as novidades que muitas vezes só estarão disponíveis nas lojas perto do Dia da Criança ou no Natal. 

Twimal (de Twitter + animal). Conectado via USB no computador, lê "tuitadas" assim que chegam!
Sou testemunha de várias ocasiões em que vi na ABRIN executivos engravatados se divertindo como crianças com os brinquedos da feira. Mas a única e lamentável diferença entre as feiras japonesa e brasileira é que a nossa, apesar de durar também 4 dias, não é aberta ao público. Para entrar nela, é preciso trabalhar/ser dono de algum estabelecimento comercial que venda brinquedos, se cadastrar no site do evento e receber convites de participação. E na entrada há sempre um aviso severo: "é proibida a entrada de menores de 14 anos, mesmo acompanhada dos pais ou responsáveis". Uma pena, pois estão perdendo uma boa oportunidade de se divulgarem com o público. Mas há o outro lado da moeda: nosso povo não é tão educado quanto o japonês, e com certeza haveriam muitos roubos e prejuízos se a feira fosse aberta ao publico, mesmo com cobrança de ingressos - uma dor de cabeça desnecessária, enfim. Por isso eu dou razão para as restrições da ABRIN, até nosso povo aprender a se comportar.

Cachorrinho de estimação robótico chamado i-Sodog, da Tomy. Tem 15 centímetros de altura, 400 gramas de peso. Anda, dança e reconhece a voz humana.

Abaixo seguem vários vídeos que selecionei, dando uma boa idéia do tamanho da International Tokyo Toy Show 2012, e das novidades mais interessantes apresentadas. Já que não podemos ir até o Japão e nem mesmo curtir nosso similar brasileiro, só o Youtube para nos salvar!

Ótima cobertura feita pelo Vlog Sub Tokyo .
 
  

Outro video geral da Feira, com menos de 3 minutos



Para fazer os fãs de Mario Kart chorarem



Peixinhos-robôs!



Robozinhos de luta por controle remoto (legendado em inglês)



Quer brincar de trenzinho?

 
Ficou com vontade de estar lá? Eu também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário