17 de out. de 2012

Assédio Sexual sobre Garotas de Cosplay

Antes de ler essa matéria, considere apoiar a Anime EX, a única revista digital sobre anime & mangá do Brasil. São apenas R$ 10,00 por mês para receber uma nova edição toda semana.

  Desde o primeiro Animecon, em outubro de 1999, acontecem casos de garotas vestido belos cosplays e sendo assediadas e insultadas por otakus taradinhos. Saiba como lidar com eles.



Este é um problema que vejo acontecer desde que existem eventos no Brasil. O caso mais antigo testemunhado por mim foi em outubro de 1999 (é, no PRIMEIRO Animecon!), quando uma garota usando cosplay de Felícia (Dalkstalkers) foi literalmente agarrada por um otaku que confundiu sua tara de videogame com a realidade. Recebeu uma bela bronca e teve que se desculpar com a garota. Depois disso, os casos se multiplicaram e testemunhei outros assédios piores ainda, como um sujeito que veio do Rio de Janeiro até um evento em Curitiba, apenas para levantar um cartaz escrito “procura-se uma p**a” durante a apresentação de uma cosplayer que ele cortejou no Animecon de 2000 e fora rejeitado merecidamente. O expulsaram do evento, lógico! Eu poderia quase escrever um livro sobre estes casos que me contaram ou presenciei, mas não é o meu objetivo.


Garota com cosplay de Felícia do videogame Darkstalkers (Animecon 1999), uma das primeiras vitimas de assédio em eventos para otakus no Brasil
Eu quero falar de um caso recente, acontecido entre domingo e terça (14 a 16 de outubro). Uma cosplayer aqui de São Paulo, a Sabrina Kojinaki, recebeu durante o final de semana mensagens de sujeito, aparentemente responsável pela página do grupo Otaku Riders no Facebook. Ele perguntou para a Sabrina se era bissexual (isso é pergunta que se faça?), ela respondeu que não, e ainda insistiu perguntando se ela “não tinha vontade, porque parecia bi”. A Sabrina ignorou e por fim, o bloqueou. A reação dele foi bem madura: xingou ela, seus cosplays e até a irmã mais nova da Sabrina em seu perfil pessoal, já que estava bloqueado. Parecia só o um caso de machismo misturado a imaturidade, mas não parou aí.

O susto veio na manhã de segunda, quando amigos da Sabrina a alertaram que na página do grupo Otaku Riders haviam postado ISTO:



Fica evidente a intenção dele de insultar a Sabrina e difamá-la publicamente via Facebook, usando uma foto que tirou do perfil dela! E como ela mesma me disse, tomou um baita susto ao ver sua foto numa "propaganda para filme pornô", pois faz cosplay há 4 anos e nunca teve que encarar algo assim! Mas passado o susto, ela pensou o que faria, buscou conselhos e comprou a briga, começando por fazer um Boletim de Ocorrência, cuja cópia segue abaixo:



Feito o B.O., daqui por diante o advogado da Sabrina cuida do caso, pois esta “bricadeirinha”, como alguns chamaram, é classificada como um CRIME em vários itens da nossa legislação: Dano moral e uso de imagem sem autorização (Lei nº 5.988/73 art. 49, I, f) mais difamação (art. 139 do código penal). O rapaz que quis se vingar de maneira tão perversa e mesquinha de algo que ele começou que se prepare, pois vai ter que enfrentar as consequencias de seu ato infantil no mundo de gente grande.

Assim que soube do ocorrido, ajudei como pude a Sabrina, divulgando o caso no meu perfil e no Grupo da Animax do Facebook. No Grupo da Animax, a resposta foi imediata e feroz, como pode-se conferir neste link. Todo o grupo se fechou numa parede humana para ajudar e defender a Sabrina! E tal união surtiu efeito menos de duas horas depois de postado meu anuncio: o perfil do atacante, mais a página e perfil do grupo Otaku Riders foram DELETADOS do Facebook! Essa é a força que um grupo de fãs unidos e bem intencionados possui! A história ainda não acabou, claro, mas todo o acontecido está relatado acima e a Sabrina ficou de me atualizar as novidades conforme se desenvolva os procedimentos judiciais.


Talvez você esteja se perguntando: porque me dei ao trabalho de contar isso, se é apenas mais um caso de assédio sexual feito por um cara imaturo e que confundiu a personagem com a pessoa, só porque ela fez um cosplay (e note que nem é de uma personagem sensual)? Volte lá em cima e veja o que eu escrevi sobre conhecer casos semelhantes o suficiente para encher um livro e você terá a resposta. Eu estou DE SACO CHEIO por ver este tipo de assédio atingir garotas que só querem se divertir fazendo cosplay de seus personagens favoritos! Será que estes taradinhos com os hormônios e a cabeça desreguladas não percebem o dano psicológico, o trauma que fazem sobre elas? É tão divertido assim estragar a alegria e diversão dos outros? Que pervertidos lixosos e mesquinhos vocês são, hein? Suas mães devem ter muito orgulho dos seus atos! Sei que alguns fazem isso sem nem pensar nas conseqüências, só pela “diversão”. Bem, daqui por diante vocês sabem as conseqüências de tal “diversão”: processo e condenação – e se a garota que vocês debocharam for menor de idade, o dano é pior ainda! E caso o engraçadinho seja menor de idade, quem será julgado são os seus pais! Alguém precisa pagar a conta, sabia?


E para as garotas-cosplayers que tanto embelezam os eventos e fazem a alegria de nossos olhos ao encarnarem tantas personagens que gostamos, uma série de conselhos sobre como proceder, caso seja vítima de assédio:


- Se estiver num evento e algum engraçadinho te perturbar, chame um segurança ou alguém da equipe do evento e RECLAME! É obrigação da direção do evento zelar pela segurança e bem-estar de todos os visitantes, e se tem um taradinho assediando as cosplayers do evento, ele deve ser colocado para fora sem conversa.

- Quando for a eventos, fique sempre junto aos seus amigos. Estes taradinhos são hienas oportunistas que normalmente andam em bandos, visando alvos isolados. É assim que mostram a sua “coragem”.

- Caso você seja assediada pela internet, GUARDE CÓPIAS DE TODAS AS MENSAGENS QUE RECEBER, faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Crimes Virtuais neste link, exatamente como a Sabrina fez.

- Não tenha MEDO ou VERGONHA de denunciar estes assediadores. Se você ficar quieta, eles não vão te deixar em paz, pois encontraram um alvo fácil. Sabe como é, valentão adora bater em quem não se defende...

- E se você não denuncia o taradinho que te assediou, outras cosplayers podem ser vítimas, pois como você não reagiu, ele acha que as outras não reagirão também. Não é só você que será vítima caso se omita, esteja certa.


E aos demais leitores de bem, peço que sempre ajudem quando perceberem uma cosplayer sendo assediada ou caçoada – seja em eventos ou na net. Este é um dos grandes males comportamentais que a geração atual de fãs precisa ajudar a erradicar, pois caso isso se torne rotina, poderemos perder a pouca respeitabilidade e espaço que conquistamos a duras penas na sociedade. Todos nós podemos melhorar a qualidade de vida dentro da nossa tribo - é só não deixar coisas ruins acontecerem!



32 comentários:

  1. Já passei por coisas BEM piores que esse da Sabrina, infelizmente eu não tive quem me apoiasse, nem advogados e nem nada. A unica coisa que me falavam era 'não dá bola que eles param' e ta assim até hoje.
    Mas boa sorte pra ela e que esses boçais paguem pelo que fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aproveite que ainda dá tempo de calar esses idiotas...

      Excluir
  2. Lucy Leeh não é a única! Já fizeram montagem com os meus cosplays também e-e

    ResponderExcluir
  3. Uma vez, um bando de idiotas vieram tentar me agarrar em evento, se eu não tivesse corrido e me escondido no meio da população, Deus saiba o que teria sido de mim. E olha que nem tava com cosplay 'sensual'! Mas sério, aqueles idiotas acabaram com meu cosplay e voltei cedo pra casa chorando, de verdade, peguei muita trauma em evento por causa disso, e melhor de tudo, nem segurança tinha por perto!

    Enfim, a garota, por opiniao pessoal, ja ganhou a causa e sorte que foi na internet e não é dificil registrar isso, agora o danadinho se ferrou e agora vai pagar pelo ato

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha visto isso e denuncie a página na hora. Muito idiota isso que fizeram com a garota. :/ Tomara que paguem mesmo.

    ResponderExcluir
  5. esses "otaCos" estão cada vezes piores.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Peixoto! Estava no meio do lance lá no Facebook, com a galera que estava ajudando a Sabrina. Esse babaca tem que ser enquadrado, levar uma punição EXEMPLAR. Vai falar fininho na frente do juiz!!!!

    ResponderExcluir
  7. Já estive em evento, no Animecon 2004, enquanto uma cosplayer (era mais sensual, mas n justifica) se apresentava o cara que estava atrás de mim berrava "puta, vadia", dai n aguentei e xinguei mesmo. O cara ainda teve a cara de pau de dizer "Os incomodados que se retirem", mas lembro de mandar ele calar a boca e n atrapalhar o evento. Nisso, uma amiga dele veio "Ela é sua amiga?" E eu "Não, mas precisa ser minha amiga pra eu achar isso ridículo?". O pior foi que a menina ainda me achou idiota.
    Só espero que a atitude da Sabrina (e que as próximas também reclamem) ajude a calar esses otários. No mundo "real" eu já saio de fones todo dia pq andar no centro e ouvir bobagem é dose, agora em eventos n quero precisar disso não. Todo apoio pra ela!

    ResponderExcluir
  8. Bem feito pra esse cretino que assediou. Peixoto, seu relato lembra de um texto do NICK NEKÔ de uma ANIME EX, que justamente tem essa parte dos tarados.

    ResponderExcluir
  9. Meus cosplays já foram parar em dois sites hentai sem meu consentimento. Eu tenho alguns mais sensuais (tendo em vista que só faço porque gosto das personagens), mas até um cosplay meu como a Androide nº 18, que é coberta dos pés a cabeça, foi parar nesse tipo de site. Terrível isso! Eu tentei denunciar, mas ficaram me julgando ao invés de me ajudarem "Viu? Foi fazer cosplay com decote, dá nisso!", então eu desisti da causa e nem sei se tiraram do ar as fotos. Não ligo mais pra isso, já que não importa se tu faz um cosplay de personagem com seios maiores ou mais sensuais porque tu GOSTA daquela personagem e mesmo assim não há respeito, continuam a faalr coisas obcenas e depreciativas. Desisti!
    Sempre vai ter um babaca pra avacalhar com a tua diversão ou te constranger. Triste isso, viu...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa se você estava de cosplay ou roupa comum, o uso de uma imagem sua em qualquer veículo de comunicação sem o seu consentimento é caracterizado crime. Você está em seu direito de denunciar, não ouça os comentários cretinos das pessoas, porque são as mesmas que estão do lado daquele que cometeu dito crime. Hoje é uma foto sua, amanhã sabe-se lá o que de pior a criatura pode fazer. Melhor cortar o mal pela raiz. Força!

      Excluir
  10. Pior eh que ñ precisa ser cosplayer pra ser alvo de bullying,qqer um pode ser e posso provar isso e.e
    Uma amiga minha que foi no Anime Summer Plus foi chamada de puta de evento por um cara que tomou fora dela -.-

    Talvez você esteja se perguntando: porque me dei ao trabalho de contar isso, se é apenas mais um caso de assédio sexual feito por um cara imaturo e que confundiu a personagem com a pessoa, só porque ela fez um cosplay (e note que nem é de uma personagem sensual)?
    Infelizmente o FDP deve ser mais um desses pelasacos que acham que visual novels eroges são = a H-games e por isso jah devia saber que a Rin veio de uma(se cs ñ sabem a série Fate eh originária de VNs eroges que aliás são mt boas) u.u

    ResponderExcluir
  11. Peixoto, infelizmente,esse tipo de escória (perdoem-me, mas não consigo achar outro tipo de definição),é o que estraga a diversão e até do evento.Gente,se vc não tem moral de se socializar com os outros, FIQUE EM CASA, mas deixe elas em paz.Cosplay é um hobbie, uma diversão saudável, mas sempre tem um "garanhão" que se acha e quando toma um NÃO na cara,age dessa forma. ASSÉDIO,bem como,DIFAMAÇÃO, são crimes, e devem sim, se denunciados as autoridades competentes. Ficar calado só serve pra fazer tais indivíduos se sentirem acima dos outros.Vamos acabar com isso e varrer essa gente do nosso meio.

    ResponderExcluir
  12. Tem tarado para todos os lados
    tentaram agarrar minha esposa
    sempre fico de vigiando os gaiatos que chegam perto da minha esposa, principalmente quando estou com espadas ai eles se afastam

    ResponderExcluir
  13. Esse problema é muito sério mesmo. Uma vez uma foto minha usando cosplay de Arlequina (uma versão baseada numa fanart com estilo vitoriano) foi parar num perfil do facebook onde o denominaram de "cospunheta". Achei de PÉSSIMO gosto, além de ser uma agressão à minha imagem. Os comentários então, machistas ao ponto de serem violentos. E a culpa era de quem? Ora, minha, afinal eu estava vestida daquele jeito. Ridículo isso. Enquanto esse tipo de pensamento perseverar, todas nós cosplayers (e mulheres em geral) estaremos sujeitas a esse tipo de agressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso cabe uma dica para os organizadores de eventos como esse, para que fique associado a um evento familiar e de amigos. Em poucos eventos que compareci, não vi algo semelhante, a não ser uns falando entre si sobre "uma gostosinha" usando um cosplay sexy. E julgo isso, porque via essas meninas sempre acompanhadas de seus namorados e em grupos de amigos.

      O mesmo vale também as meninas que, embora não seja esteticamente atraente, correm o risco de serem xingadas ou trolladas pelos mesmos idiotas, e isso eu já vi acontecer na porta de um evento. Nesse caso, sobra até para as "gostosinhas"...

      Excluir
  14. Isso pra mim não é tarado, isso pra mim é um criminoso ridículo fdp, tarado sou eu... -.-

    O cara ser tarado é uma coisa, afinal quase todos os homens são tarados por natureza, agora faltar com respeito e fazer uma porra dessa é ridículo.

    Molestador tem que ir pra cadeia mesmo.

    ResponderExcluir
  15. E isso não acontece só no Brasil não
    http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/10/cosplayer-se-torna-heroina-na-web-apos-sofrer-assedio-sexual-em-evento.html

    parabéns para a guria pela atitude! Tem mais é que processar esse ridículo que só prejudica a imagem dos eventos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só vi comentário de (desculpem o palavreado) punheteiro lá.. colocando a culpa na mina... quer dizer q pra eles não podemos usar um cosplay de uma personagem mais sexy q somos as culpadas do assédio.. toma no cu viu

      Excluir
    2. é porque lá não tem otakus, só pseudo gamers machistas que odeiam otakus

      Excluir
  16. Cara, que merda isso. São uns boçais assim que agem de forma totalmente infantil que afastam muita gente dos eventos.

    ResponderExcluir
  17. Já fiz alguns cosplays mais "pelados" e nunca sofri nenhum tipo de assédio 9acho q é pq eu ando de cara fechada e se me olham torto ou jah saio perguntando pq tah me olhando)... mas esse tipo de pessoa ninguem merece viu... do total apoio a Sabrina (q por sinal é amiga minha). Deve realmente ser muito complicado lidar com esse tipo de gentinha... nunca vi em eventos essas coisas, mas deve ser pq eu ando demais e nunca to nos lugares mais "badalados".Parabens Peixoto por este post, muitas meninas devem lê-lo e aprenderem a se cuidar nos eventos ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. opa, lembrei... no AF de 2010 eu estava de Madelyne Pryor (Goblin Queen) de X-factor... um cara tentou me agarrar, mas eu faleipra ele se afastar se não quisesse morrer XP

      http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAB928BD0pBLPo4NHFTbljlS49iDmIC6dPTcQ1TKYk0-iQ3EAg1BrLl_L6JOp7uKv174HEcxLxVDvwxtS6J2A6RkAm1T1UCAVHe9Y4IhvsEVWsl71Ks-ahIMU.jpg

      Excluir
    2. Adorei a resposta é porcausa desse tipo de gente q eu me pergunto c alguem c importari c eu os matasse eu sou o REN me respondam c importariam

      Excluir
  18. Peixoto, já fui assediada por uma grupo inteiro de rapazes e consegui fugir (quando estava de Chun-Li do SF IV), assim como nego via minhas fotos de cosplay (principalmente da Anna Willians de Tekken) e começavam a falar merda no msn.Bem feito a esse palhaço e eu no lugar dela teria feito o mesmo. Que sirva de lição aos engraçadinhos que acham que toda cosplayer na sua frente é uma "cosputa".

    ResponderExcluir
  19. Deixando vocês informados sobre meu caso:

    A Denuncia foi feita e preciso aguardar as investigações, mas como vcs sabem e eu ouvi isso por aqui também, não é algo rápido... então pensando de modo até estrategico tudo que pertencer a Marca "Otaku Riders" será denunciado. Até a justiça resolver vou fazer o possivel para eles não aprontarem mais, pq pessoas assim não podem fazer cobertura de evento.

    ResponderExcluir
  20. Outro exemplo de assédio sexual: http://www.180graus.com/geral/cosplayer-se-torna-heroina-na-web-apos-sofrer-assedio-sexual-em-evento-568313.html

    É! O sexo é sempre um assunto delicado por despertar um interesse tremendo, principalmente nos adolescentes, que são verdadeiras "piscinas de hormônios".

    A comoção com o ocorrido nesses casos, que comumente só acontece fora dos eventos, especialmente na internet, se deve a um fato curioso.

    As pessoas, coletivamente, SÃO SIM LEVADAS PELO QUE A MULTIDÃO APROVA. Quem quiser pode pesquisar sobre Inconsciente Coletivo e Psicologia de Grupo. São raríssimos os casos em que alguém toma atitude "in loco".

    Já cheguei a presenciar coisas parecidas em eventos, onde pessoas colocaram animes com classificação acima de 18 anos para todo mundo assistir. Todo mundo no evento tava "aprovando" calados, até que eu fui lá e puxei o cabo do projetor. Corrigi a pessoa que estava cuidando do projetor "Na lata" Dizendo: "Respeite pelo menos as crianças que estão presentes no evento". O estranho, foi que no evento todo mundo criticou minha atitude.

    ResponderExcluir
  21. Achei muito bom o texto do Sérgio, ainda bem os assediadores estão sendo devidamente punidos

    ResponderExcluir
  22. Praticamente toda cosplayer tem uma 'história de terror' pra contar. A minha aconteceu quando fiz cosplay de SailorV e um idiota botou sua camera digital no chão e ficou tentando fotografar por baixo da minha saia. Percebi que tinha algo errado e imediatamente pisei na camera da criatura e ameacei subir sobre ela até quebrar se ele não sumisse da minha frente. Ele ficou assustado, implorando pra eu não quebrar a maquininha dele e sumiu.
    O fato de eu ser uma mulher grande (1,74cm) e saber lutar Karatê e Kung Fu me ajuda um pouco, mas bem que eu gostaria de não precisar me preocupar de usar o que sei.

    ResponderExcluir
  23. A coisa mais chata que eu já ouvi, foram os caras dizendo: "Vamos lá no evento dar uma olhada nas cos-peladas." "tem muita cos-puta, no evento hoje..." É como escrito no comentário acima, ainda tem gente que diz: "você faz cosplay de personagem sexy, então a culpa do assédio é sua" Aff...

    ResponderExcluir
  24. Uns anos atrás trabalhei voluntariamente num evento de minha região... O evento iniciou-se às 10h da manhã e mais ou menos às 11h uma amiga que estava com um cosplay mais ousado me chamou pedindo ajuda com um desses tarados. Para a sorte deles, o evento mal tinha iniciado e eu ainda estava com muita paciência para chegar e só dar um alerta, ainda assim mais tarde foram expulsos.
    Mas caras, a vontade que dá é de causar degradações públicas só para que possam entender como essas cosplayers se sentem. Essa minha amiga fez um cosplay desse tipo pela primeira vez e nunca mais fez desde então, ela é tímida e praticamente não aguentou a vergonha. Vocês pensam que elas se vestem de tal forma porque querem ouvir tudo o que nós homens pensamos, mas nem sempre é assim. Sabemos bem que no meio dessas meninas tem aquelas safadas sim - que gostam de ouvir tudo e acabam incentivando a criação do que é chamado de 'taradinho' nesse post -, mas é preciso ter o senso comum de que não é porque uma gosta que todas gostam. Algumas são verdadeiramente otomes que se fantasiam de personagens que gostam de verdade mesmo sem pensar que estão praticamente mostrando a beleza corporal. Acho que os 'taradinhos' até poderiam ter alguma chance de conhecer melhor essas cosplayers se fossem mais educados. ^^

    E meninas, fiquem espertas. Vocês podem começar deixando bem claro que não são safadas, porque se fizerem esse papel é aí que os tarados "caem matando". :~

    ResponderExcluir