Você pode nunca ter brincado de casinha, mas depois de conhecer estas bonecas articuladas e a feira semestral que seu fabricantes promovem, vai ficar com MUITA vontade de ter uma destas.
Mais uma daquelas coisas maravilhosas que só acontecem em países com economia estável, impostos justos e governo que funciona: nos meses de maio e setembro de cada ano, desde 1998, acontece em Táquio o Doll Show, site oficial neste link. É uma feira focada exclusivamente em bonecas de todos os tamanhos e tipos, suas roupas e acessórios. Como todo evento direcionado para fãs no Japão, é gigantesco como mostra o artigo cheio de fotos no site do Danny Choo. Todas as empresas fabricantes de bonecas e/ou acessórios comparecem, apresentando centenas de lançamentos e coleções.
Quem rouba a cena em todos os Doll Show são as Ball-jointed Doll (BJD), mais conhecidas como Super Dollfie, apesar que este nome se aplica exclusivamente à empresa de modelismo Volks, que as criou em 1999 como pode ser conferido em seu site oficial neste link. Os maiores modelos das BJD/Dollfie tem 70 cm de altura, totalmente articuladas e customizáveis. Um verdadeiro fã/colecionador não se contenta em comprar uma Dollfie pronta - ele troca a cabeça, cabelos, maquia e em alguns casos, faz de próprio punho a roupa. Os mais extremados neste hobbie chamam suas Dollfie de "filho/a", pois às vezes estas bonecas recebem mais atenção e carinho que crianças de verdade!
À parte o excesso de paixão questionável que alguns fãs podem ter, as BJD/Dollfie são um produto de grande sucesso por conta justamente desta capacidade de customizá-las "ad extremis". Só a Volks fatura anualmente cerca de 30 milhões de dólares com a venda de suas bonecas e acessórios. E há centenas de lojas e pequenos fabricantes no Japão que fornecem de tudo, aumentando ainda mais as possibilidades: roupas, jóias (algumas verdadeiras!), braços, pernas, mãos, pés, cabeça, tronco... as combinações são quase infinitas, limitadas apenas pelo gosto e criatividade de cada fã, como pode-se ver no site da Volks USA.
E é um passatempo caro! Uma Dollfie "básica" com 55 cm de altura custa US$ 700,00 - e para deixá-la bem produzida não se gasta menos de US$ 300,00! Algumas Dollfies de edições limitadas e customizadas por profissionais, podem chegar a custar mais de QUATRO MIL DÓLARES. Mas calma que há modelos menores, perfeitamente customizáveis por uns cem dólares - mas são as menores, com 20 a 25 cm de altura (mais ou menos o tamanho da Barbie). Este é um passatempo que dificilmente terá chances de sucesso no Brasil, por conta dos preços assustadores. Só quem tem muita grana sobrando ou sangra sua carteira poderá "brincar de casinha" com uma destas...
Quem quiser ver mais fotos do Doll Show 35 (setembro/2012), visite este blog (em inglês). E quem quiser conhecer e conversar com outras pessoas que gostam de BJD/Dollfies, há um grupo no Facebook neste link chamado Doll Fan (também em inglês).
Mais uma coisa que, definitivamente, só no Japão poderia acontecer. Quem imaginaria que simples bonecas articuladas acabariam se tornando objetos de coleção para adultos, fazendo também parte da cultura otaku?