30 de set. de 2012

Sonha Morar no Japão? Pense Duas Vezes!

Muitos otakus sonham ir trabalhar e morar no Japão, achando que será uma paraíso na Terra. Mas a realidade é bem diferente e, algumas vezes, muito cruel.  



O texto abaixo foi postado na página do Facebook Serial Experiments, e trata de um assunto que eu já vinha pensando em comentar aqui: os ataques físicos e psicológicos que estrangeiros sofrem no Japão. Como ele tem muito do que eu gostaria de escrever, pedi autorização para postá-lo no Blog da Animax. Agradeço de coração pela cortesia. 

O texto é importante especialmente para os chamados "otakus" que desprezam o Brasil e sonham em morar Japão, achando que será tudo lindo e maravilhoso, só porque nos animes e mangás parece ser assim. Má notícia para vocês, sonhadores: a realidade é MUITO diferente - e para pior!



Você sabe o que é Ijime?

Resumindo bastante: Ijime é o nome japonês pra bullying. (Pode ser traduzido também como "judiar").

Vejo muita gente falando em morar no japão, mudar pro Japão, idolatrar o Japão, e coisas do tipo. Esse post é dedicado a essas pessoas.

Ijime é algo tão sério no Japão, que nos últimos meses, quatro estudantes cometeram suicídio, (esse número pode ser discutível, tanto para mais quanto para menos), gerando revolta on-line e até um anúncio oficial do governo, afirmando tomar providencias.

Dos suicidas que citei aí em cima, uma era filha de mãe filipina, com pele morena (era chamada de "suja"), outro tinha sobrenome coreano e o último era otaku (foi obrigado a pular do último andar do colégio). Em todos os casos as escolas tentaram ocultar dizendo que foram acidentes.

Muitas famílias brasileiras no japão evitam colocar seus filhos em escolas japonesas, para evitar esse mal. Brasileiros vão em escolas pra brasileiros, onde até mesmo os uniformes são diferentes dos comuns Seifukus para as meninas.

Ainda assim, a xenofobia e o racismo no japão existem mesmo fora de escolas, como em prédios, ou vizinhanças na qual os estrangeiros moram.

Não se deve generalizar, é claro, existe todo tipo de gente no japão, como em qualquer lugar do mundo, e o Japão é um país de primeiro mundo, mais rico e avançado que o Brasil, isso é inegável. Mas é bom saberem, o japão não é nenhum paraíso. Sendo um fã de anime, brasileiro, e muito provavelmente retardado, vocês que idolatram o japão teriam uma péssima surpresa se fossem morar lá.




Agora, os meus acréscimos:

Os japoneses (estou sendo BEM genérico) são naturalmente xenófobos. Vivendo isolados há mais de dois mil anos num agrupamento de ilhas com área pouco maior que o estado de Mato Grosso do Sul, praticamente sem contato com outros povos, tal atitude era compreensível, justificável e necessária, se pensarmos nas guerras que infestaram a raça humana até o advento da ONU em 1945. Com todos vivendo no mesmo barco e ameaçados por vizinhos violentos, o Japão sobreviveu como nação por tanto tempo graças a uma forte cultura guerreira e aversão a contato com estrangeiros, o que a poupou de ser colonizada e explorada como aconteceu com os chineses no seculo XIX, quando os europeus a dividiram entre si desavergonhadamente.


Sem os samurais e uma natural aversão a estrangeiros, o Japão não teria sobrevivido como nação
Mas nos dias atuais, com as fronteiras entre nações tombando graças a globalização promovida principalmente ela internet, tal atitude se tornou ultrapassada, para não dizer retrógrada. Nenhuma nação pode se isolar do resto do mundo sem desmoronar em si mesma, como acontece com a Coréia do Norte. Com bilhões de pessoas podendo conversar umas com as outras em tempo real através da internet, é uma questão de tempo para que as fronteiras desapareçam e a humanidade se torne uma unica nação. Nenhum de nós estará vivo para ver isso, mas acontecerá. E quem alimenta a xenofobia e o ódio a outras pessoas penas por terem língua e hábitos diferentes, está querendo apenas deter ou retroceder o relógio da história. Elas fracassarão, pois há muito mais vantagens econômicas e sociais na criação de uma unica Nação Mundial, do que no racismo, que ganho algum traz.

A internet é uma das ferramentas permite a comunicação e entendimento entre pessoas de países distantes. 
Mas hábitos de milhares de anos não mudam facilmente, e será necessário muito tempo até os japoneses perceberem que não precisam ver os estrangeiros que mudam para o Japão à procura de trabalho e melhores condições de vida (e muitas vezes, fazendo serviços que os japoneses desprezam), não são invasores bárbaros. E é necessário também, tirar o ódio vitriólico por estrangeiros que alguns deles tem no coração, como  a garota deste vídeo:

  
Abaixo segue vídeo sobre Ijime, mostrando um garoto brasileiro que foi vítima de atitudes preconceituosas de um professor na escola em que estudava. Motivo? Seu cabelo era castanho-claro! Deixo apenas o link, porque o blogger se recusa por algum motivo a linkar o video.



E para completar, recomendo a leitura desta matéria do jornal O Globo. Nem mesmo a princesa Aiko,  neta do Imperador do Japão, escapou de bullying na escola! A barra está realmente pesada por lá! 



E depois de tudo isso, você ainda sonha em morar na "grande nação japonesa"? Se sim, boa sorte - pelo menos nós avisamos o que você poderá enfrentar!


52 comentários:

  1. Matéria interessantíssima... Parabéns ao autor e ao Peixoto por postá-la aqui.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Melhor do que juntar dinheiro pra tentar a vida em outro país é juntar dinheiro para estudar e conseguir trabalho por aqui mesmo. É verdade que desemprego é um problema grave no nosso país, mas existe oportunidade de emprego para quem se qualifica. Não justifica a pessoa, do nada, decidir deixar nosso país, achando que lá fora vai ser bem melhor.

    ResponderExcluir
  4. se um japones me joga um estojo eu jogo a mesa em cima dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei,falou como um legítimo brasileiro.

      Excluir
    2. Mas como ele eh asiatico ele eh capaz d dps jogar duas mesas em vc....e tbm como eh japones luta

      Excluir
    3. Se ele jogar 2 mesas eu jogo 4 e por assim vai,como os brasileiros são mais fortes fisicamente uma hora ganharemos

      Excluir
  5. Em NENHUM lugar do mundo vai ser aceito um Geek/Otaku/Nerd...Pois simplesmente a maioria vão te considerar um NERD[Sim, o sentido ofensivo e bullier]

    Da mesma forma que um "Otaku", possa ser rejeitado pela maioria dos "VERDADEIROS JAPONESES", um "Nerd" é considerado um doente mental nos EUA por patricinhas e playboys de primeiro mundo, um forasteiro é motivo de ameaça na China, e um estudante esforçado é um FRACASSADO aqui no Brasil. Em outras palavras, essa desgraça do "Ijime" afeta em todos os lugares do mundo, sem exceção..E de fato morar no japão não é uma coisa la muito boa.[Não é pior do que morar em um pais cheio de corrupção, bandidos sendo protegidos pela elite superior... EMPATA... Mas não é pior... Empata por causa disso...A Xenofobia no japão]

    E sim, o Brasil ainda é uma merda...Mas pelo menos é a nossa "casa", infelizmente rs

    ResponderExcluir
  6. O maior problema do país, é que agora os "FUNKEIROS", "MODAS TEEN" e "GERAÇÃO RBD" são PADRÕES SOCIAIS. Sim, maioria. Não todas as pessoas mas.... Graças a essas "modas" de patricinhas, esses tipos de coisa se tornaram algo OBRIGATÓRIO pra quem quer ser "cool" e descolado. O problema, é que essas modas expõem um objetivo, que é "SER SUPERIOR A QUALQUER UM QUE NÃO SEJA ASSIM COMO ELA[E]".. Isso originou o Bullying contra pessoas que são diferentes, só por que na "TV Brasileira" os diferentes são vilões, e as "manias teen" são os super-heróis. Prova disso, é que em VÁRIAS séries americanas, a pessoa que usa óculos é considerado uma "piada", e só deixa de ser uma piada quando passa a ser obrigado a tirar os óculos, dançar funk, se vestir como um "Rebelde", e ser um "cara descolado".

    Isso tambem é percebido em vários comerçiais de TV Brasileiros, onde quem usa óculos é retratado como um IDIOTA.

    Isso tambem é visto no Japão, mas com mais agressividade. Isso só nos da a prova que nossa realidade, infelizmente só mostra que quem for "superior"[ALIENADO] será o fodão do c*-de-ouro.

    Japão, Brasil, EUA...São tudo a mesma bosta se tratando de Bullying e convivênçia social.. Mas ainda assim, temos gente que respeita nesses paises, e muitos outros afora.

    O japão ainda assim não é um bom lugar pra se morar, alem desse termo 'Ijime' ser quase uma ROTINA PERIGOSA, a vida econômica de quem viveu aqui, pode ser mais dificil lá.

    Minha opinião é: Se for para o JAPÃO, vá apenas para tirar férias, conheçer a cultura, etc.. Mas para morar? Só se pensar 3 vezes... Mas tambem não vá acreditando que o Brasil é melhor que o Japão não ein? Pois em todo lugar SEMPRE vai apareçer um filho da puta, para subjulgar seu estilo e gostos pessoais... O Brasil não perde nem fica muito atras do japão em termos de preconceito ein? É saber enfrentar isso, que viver aqui se torna mais facil.

    ResponderExcluir
  7. Sempre tive vontade de conhecer outras culturas, mas morar fora... sofri muito bulling por ser gordinha, gostar de animes e ter pais divorciados, que era pouco comum na década de 80, era tipo a "retardada" da turma... sempre levava a pior, no prédio onde morava também, viviam roubando minhas coisas... até o dia q minha avó desceu e deu uma surra (foi mais barulho que tapa, mas foi demais) na mulekada que aprontava comigo... Não me enturmaram, mas pararam de me aloprar...

    Então se você não se encaixa em uma turma, certamente sofre bulling, até depois de velha, me chamavam de sapatão quando ia de bermuda pro cursinho e de ridícula quando colocava uma roupa mais ajeitada com minha boininha francesa... o que fiz? Falei p mina q me chateava q ela não era meu tipo, pq tinha M. na cabeça, os outros eu só ignorava... Hoje encontrei muita gente daquele tempo, as menininhas tolas nem faculdade fizeram, logo assumirei um cargo efetivo como Agente de Organização escolar aqui, escola de ensino médio, ficarei de olho em bulling, pq quem já passou sabe que deixa cicatrizes... passar por isso no exterior deve ser deprimente. Não, vou juntar uma grana, ir a passeio e comprar lembrancinhas, morar fora... neeeemmm

    ResponderExcluir
  8. sei lá, eu acho que sofrer descriminação pode ser em qualquer lugar ou país - pois se for diferente em algo da grande massa, logo surgirá o preconceito, então acaba dando na mesma. a unica coisa ruim de morar num país q n é sua pátria é que por n conhecer bem, fica meio perdido. mas no lado bom e ruim, todo lugar terá igualmente. eu mesma quando mais nova sofri bulling na escola, mas aprendi a me defender, no final das contas, nunca mais passei por isso.

    ResponderExcluir
  9. O negócio eh saber se impor e ñ baxar a cabeça pra ng u.u

    ResponderExcluir
  10. Quem vai pensando e morar lá, seja a trabalho ou estudo deve-se preparar para viver em uma das sociedades mais competitivas do mundo.

    Se você não tem uma "Chance Real de sucesso" por aqui, vai sonhando que lá será bem melhor. Possivelmente, vai virar peão de fábrica ou cabeleireiro. (nada contra esses duas profissões, são só exemplos).

    Para visitar é uma maravilha, mas pra morar, prefiro ficar por aqui mesmo. Não me acostumo a culinária japonesa.

    ResponderExcluir
  11. Brother, eu quero conhecer o Japão como "turista", e somente isso, acho uma tremenda besteira esse fanatismo da turma otaku pelo japão, também quero uma vida melhor, mas daí a sair do meu país para uma outra cultura que não me quer e não me tolera? Ha, ha... Tô fora...
    Nunca sonhei em ir morar lá, sonho em ter uma vida melhor aqui no meu país...

    Esse é um ótimo post, mas dava pra aprofundar mais esse assunto!

    ResponderExcluir
  12. ate crianças de 6 anos se matam aqui por bullyng.hj em dia mudou bastante mas ainda tem muito suicidio

    ResponderExcluir
  13. O problema todo começa quando a pessoa tem a ideia errada de que o Japão real é igualzinho ao Japão retratado nos desenhos, e dai fica com aquela ilusão linda de que se fugisse pra lá encontraria seu pedacinho de paraíso. Só que não.

    Dificuldades de adaptação num grupo a maioria de nós já teve. Eu mesma já comi o pão que o diabo amassou e praticamente todas as pessoas que conheço tem uma (ou várias) história de terror que viveu. Não dá pra se conformar, sair revidando no estilo quebra-pau também é exaustivo e só perpetua a violência. A solução? Diálogo, pedir ajuda, se mobilizar... e mudar de companhias. Tem muitas pessoas que acabam sendo vítimas, e geralmente as vítimas são solitárias, porque se estivessem em grupo não seriam atacadas tão facilmente. Bullyes são grandes covardes.

    A grande dica é: não importa onde vc esteja, esforce-se para fazer as coisas que gosta, estudar e trabalhar com temas que vc ame. Construa amizades verdadeiras e uma vida que faça sentido PARA VOCÊ.
    Garanto que até ai sua vida já melhorou uns 50%. Se tiver aquela paixão louca pelo Japão, ou por qualquer outra nação que vc viu em filmes, livros, etc... aprenda o idioma, junte dinheiro e viaje turisticamente para lá. Conheça de verdade, sinta na pele... ai sim, vc poderá dizer se vale ou não a pena. Porque o verdadeiro 'paraíso' tem que estar em vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do seu ponto de vista...muito interessante.

      Excluir
  14. pera ae, certo que o Brasil tem várias deficiências em sua cultura e sua política, mas querer trocar de país com um objetivo de se tornar um animador ou um "mangaká",em um lugar onde a carga horária é altíssima, mercado bastante competitivo, a remuneração não é essas coisas toda, muitas vezes nem recebe hora extra e ainda por cima recebe abusos... Ou sair daqui porque acha que lá tem mulheres bonitas, realmente tem garotas lindas sim, mas a maioria são lindas apenas nas fotos, sem contar que o contato físico é complicado até mesmo para um beijinho no rosto...mas ainda tem gente que pensa em sair daqui para morar no japão porque é um país bonito, putz, comparar Japão com Brasil em beleza tá de brincadeira né, uma dica,vá a "Jericoacoara", um dos locais mais belos do mundo e é apenas um dos lugares mais belos aqui no Brasil.

    Aqui temos lugares muito belos, mulheres muito belas e se não temos um mercado ainda para a animação ou mangá, é uma ótima oportunidade para você inovar com seus trabalhos e fazer história.

    ResponderExcluir
  15. Estou 18 anos no Japao, tenho paz, otima qualidade de vida, hobby, poupanca, plano saude, aposentadoria garantida, oportunidade para ir onde quizer, visto permanente e trabalho como massagista formado, alem do idioma que aprendi. Realmente nao foi facil mas aqui voce aprende a conquistar objetivos e situacoes, tudo depende de voce saber lutar e perseverar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Will Mi queria tirar algumas duvidas com você por favor me adicione no https://www.facebook.com/douglas.trindade.397
      e no msn:douglastrida@live.com

      Excluir
  16. Brasileiros acham que o Brasil e o centro do mundo! Além de do Japão ser um país serio, respeitado e muito mais desenvolvido que o Brasil, seu povo e muito mais educado que aqui, onde nordestinos brigam com sulistas que brigam com cariocas que brigam com paulistas...Um pais, por mais bonito que seja,sem união, segurança e serviços públicos decentes e um aterno "bully" para seus habitantes! A propósito, sou muito bem tratado por meus amigos japoneses, mesmo com pouca intimidade! Pelos comentários aqui, dar para ter uma clara noção de como se comportam os "coitadinhos" que reclamam do Japão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza q vc vive no japao??? Eu q sou japones odeio meus amigos brs pq n gosto de br, prefiro ficar com meus amgs japoneses, e olha q eu moro no brasil, pra vc ter ideia, eles fazem bully com os japoneses DO BRASIL imagina oq falam de brasileiro

      Excluir
    2. Ta fazendo o que aqui então? Partiu Japão. Já que não gosta de Br, se mande daqui.

      Excluir
  17. Complemetando o texto, será que autor desta matéria discriminatória levou em conta que para ter sucesso em qualquer lugar do mundo é necessário ter no mínimo, o domínio do idioma local somado a um idioma geral(Inglês), qualificação feita no país e viver de acordo com as normas e cultura locais? Pelo visto, não. Isso explica a quantidade de brasileiros sendo apenas operários em outros países!

    ResponderExcluir
  18. "...é necessário ter no mínimo, o domínio do idioma local somado a um idioma geral(Inglês), qualificação feita no país e viver de acordo com as normas e cultura locais..."

    Silvo Costa, tantos requisitos assim para poder viver em outro país, se isso não é discriminação é o que? Aliás, a única coisa "discriminatória" que vi aqui foi o seu comentário confuso, mas deixando isso de lado, conte-nos como é a sua vida no Japão? Não me diga que seu ponto de vista baseia-se somente em sua vontade de morar no Japão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser isso mesmo, parece que não entendeu o texto que é composto de fatos a respeito do ijime e não de achismos de um otaku qualquer.

      Excluir
    2. Essa matéria ate passa um pouco de verdade, mais em sua grande maioria não retrata a verdade, qualificação não é preconceito, não se esqueça que se você vai para outro pais você deve saber a língua local e se quiser ter um bom emprego deve se qualificar. O Japão é um pais maravilhoso assim como o Brasil, mais é claro que ambos tem suas deficiências, de você quer morar no Japão more, não desista por comentários que aqui em sua grande maioria nao são verídicos.

      Excluir
  19. Não existe lugares perfeitos para se viver neste planeta.Sempre haverá ponto positivos e negativos.´E claro que existe lugares piores que os outros.na verdade não deveria ter essa divisão no mundo.O nosso planeta deveria ser um lugar maravilhosos para todos morarem.Na verdade nós precisamos do reino de Deus que venha ate nós.Ai sim teremos um mundo maravilhosos de se viver.Em breve Deus vai responder a oração do pai nosso, onde pedimos que o reino Celestial venha para terra.

    ResponderExcluir
  20. O povo pensa q ir morar no Japao eh legal pq os personagens vivem bem.... soq esqueceram q os personagens de anime SAO JAPONESES por isso eles conseguem viver bem

    ResponderExcluir
  21. Gostei do texto, mas se é apenas isso que é um dos pontos ruins do japão ele ainda está na frente, já sofremos preconceitos demais aqui no Brasil vindo de outros brasileiros, e não é só bullying não, a exemplo dos nordestinos, não podem migrar de uma região que já começam a sofrer horrores dos ''compatriotas''

    ResponderExcluir
  22. As histórias se repetem, uma brasileira de origem italiana também comeu o pão que o diabo amassou na Itália. Ela conseguiu a muito esforço ainda no Brasil o reconhecimento de ser italiana pela sua descendência, de nada adiantou.

    ResponderExcluir
  23. Somente ricos sao valorizados no exterior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rico é valorizado em qualquer lugar!! Se eu ganhasse numa mega sena da vida moraria no Japão.

      Excluir
  24. Cara aqui no Brasil, fazemos bulyng fortissimos com nossa própria raça, é óbvio q lá não é um mar d sonhos, um paraíso, mas pelo menos a segurança é melhor, cara quase td é melhor q aqui, basta nós conquistarmos nosso espaço, e impor respeito! Em todo lugar vai ser assim, em qualquer país! Eu sofri e sofro bulyng aqui em nosso país, com pessoas q são brasileiras! Mas sim acho Japão um país bem mais evoluído q o nosso! Brasil me envergonha a cada dia q passa, não falo por ser otaku não,este país está sim uma merda e tenho desanimo e desgosto d morar aqui!

    ResponderExcluir
  25. Cara aqui no Brasil, fazemos bulyng fortissimos com nossa própria raça, é óbvio q lá não é um mar d sonhos, um paraíso, mas pelo menos a segurança é melhor, cara quase td é melhor q aqui, basta nós conquistarmos nosso espaço, e impor respeito! Em todo lugar vai ser assim, em qualquer país! Eu sofri e sofro bulyng aqui em nosso país, com pessoas q são brasileiras! Mas sim acho Japão um país bem mais evoluído q o nosso! Brasil me envergonha a cada dia q passa, não falo por ser otaku não,este país está sim uma merda e tenho desanimo e desgosto d morar aqui!

    ResponderExcluir
  26. Bullying? Se me olharem feio, olho feio de volta. Se me xingar, xingo de volta. Se levanta a mão pra mim, levanto também. Se sorrir pra mim, sorrio também. Se for respeitável e simpático, também serei. Se elogiar, elogio também. Amo o Japão, mas acima de tudo, quero ir para um lugar onde me aceitem e gostem de mim do jeito que sou. Mesmo assim, valeu pelo o post,já vou me preparando 😉

    ResponderExcluir
  27. O nacionalismo se cura viajando.

    ResponderExcluir
  28. O Japão tem bullyng sim, como em todos os lugares do mundo. Mas mesmo assim seria muito melhor moarar lá, com a situação como está o nosso país, a violência extrema, a sujeira a robalheira, o cara que fez essa matéria deve ser muito patriota pqp. A maioria aqui é ignorante, o Japão é um pais que valoriza as pessoas inteligentes, coisa que aqui nunca haverá. Aqui é tudo caro, não existe mais Cultura nesse país que merda.

    ResponderExcluir
  29. Eu fui para o japa com 14 e voltei com 18 eu pela minha experiençia eu posso alegar que eles fazem muito bulling eu sou negra tenho cabelo cacheado sou baixinha gordinha fui totalmente motivo de chacota as garotas la sao superficiaids os garotos sao um bando de trogloditas as garotas e os garotos se arranjan em grupos para bater nos fracos eles fazem vc pagar o lanche para eles roupas e fazem ate vc roubar o japao pode ser evoluido pode ser seguro mas vc pai ou mae irmao ou irma gostaria de ver alguem da sua familia saindo da escola morto ou espancado pois è isso que aconte è muita pressao e a escola ouculta aqui penssamos que elas sao fofas mais elas sao um monstros eu apanhei muito eu ja fui enpurrada de uma escada por garotas japonesas e a escola disse que meu cardaço tava desamarrado olha eu hoje estou muito feliz por estar no brasil aonde tem carne aonde vc pode comprar a quantidade que quiser vc manda seus filhos para escola sabemdo que ele voltara vivo e sem um arranhao no japao ate tem crime mas eles ocultam se o japao fosse bom eu teria ficado por la . Quando eu ia aos lugares as pessoas olhavam diferente para min me tratavam mau Deus seje louvado por voltar para o brasil pois aqui è minha casa

    ResponderExcluir
  30. OLá a todos. Sou portuguesa, aqui também há racismo e xenofobia. De tds os países onde fui, vejo que sempre é assim, embora uns mais outros menos. Se vou como turista sou tratada de uma maneira, mas se vou como emigrante já sou tratada de outra! Eu própria dou comigo muitas vezes a ter esse tipo de atitude! É assim o ser humano! Somos ruins mesmo..., ou melhor, temos tanto de ruins como de bons! Em caso de querelas, sempre vem ao de cima o nosso patriotismo e quem o negar não a está a ser sincero! O melhor é nos precavemos se somos emigrantes para minimizar ao máximo problemas que só nos consomem!

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tive a oportunidade de morar fora do Brasil. Eu gostaria de morar e trabalhar pelo menos um ou dois anos no Japão. Vou tentar uma bolsa de pesquisa. Falo bem inglês e estou aprendendo japonês. Para morar permanentemente estou pensando, a princípio na Austrália.

    ResponderExcluir
  32. Eu fui com 7 anos a primeira vez com meus pais que forao trabalhar isso em meados dos anos 90 fui obrigado na época a ir pra escola japonesa já que na época não existia escola brasileira.posso afirmar que foi um tralma que carrego ate hj.graças a deus já faz uns 9 anos que não frequento mais a ponte area de Brasil Japão.posso dizer que é um pais belo e la tudo fonciona sim bem diferente daqui que nada funciona.hj com a grande crise instalada graças a estes políticos que só pensão em seus bolsos ao invés do povo que sempre paga as contas tem muita gente querendo sumir literalmente sumir do Brasil eu até entendo e confesso que tambem venho pensando mais como tenho bastante amigos parentes la.quero dizer algo.conheci muita gente que foi pra la trabalhou guardou dinheiro e voltou pra cá e perdeu tudo.e hj com os preços praticados aqui essa pratica não é uma boa ideia.e no Japão também forao adotadas certas coisas que ao ver quem vai com ideia de ganhar dinheiro não compensa mais.agora se vc quer viver bem ainda é uma boa opção boa sorte a todos precisamos

    ResponderExcluir
  33. E com esta publicação, lá se vai a minha esperança e sonho de bazar no Japão.
    Melhor ser mangaka aqui mesmo no buraco de país onde estou.

    ResponderExcluir
  34. Tenho 15 anos e morei 3 anos no Japão, é eu digo a vocês não foi nada fácil, sofri bullying os 3 anos inteiros e mesmo falando para a diretora e professores na época, eles fizeram pouco caso e nunca chegaram a se preocupar, e eu sofria todo tipo de bullying que podem imaginar, coisas como: jogarem meus matérias pela janela, ter a mesa rabiscada com ofensas, cartas falando pra mim morrer, etc. Eu me lembro de querer parar os estudos e também não tinha mais vontade de viver, eu sei que deveria ter conversando com alguém mais minha mãe tinha acabado te ter a minha irmã e meu pai trabalhava até 23 hrs, então acabei guardando muita coisa pra mim mesma e isso foi me desgastando (obs: eu tinha só 10 anos) com isso acabei tentando suicídio 2 ou 3 vezes mas desisti e contei tudo pra minha família depois de uma briga no qual falei sem quer que sofria bullying, eles foi bem compreensivos e me ajudou muito e foram na escola para conversar com os professores e exigir mudanças por parte dos alunos , hoje sou muito grata aos meus pais pelo apoio deles!! Entao é isso se vc pensa em se mudar para o Japão pense 2 vezes antes de querer ir!!

    ResponderExcluir
  35. Bom... moro no Japão a 12 anos e nunca passei por buyling. Acho que depende da região e do local onde mora etc... sei que a notícia é antiga mas como achei a respeito na net só deixando meu comentário. Achei mto forçada e sensacionalista essa matéria. Mas acredito que deve ter mta gente que foi por essa matéria e acha que todo mundo que foi morar no Japão sofre buyling

    ResponderExcluir